|
Um projecto de exposição entre Berlim e Lisboa
Procuramos reunir histórias, perspectivas e personagens que reflictam sobre as correntes e mudanças que ocorrem nas cidades de Berlim e Lisboa. Desta forma, queremos examinar estas duas cidades a partir de perspectivas pessoais, comparar diferentes narrativas e abordar experiências individuais.
A equipa curatorial consiste em alunes e ex-alunes das Belas-artes da Universidade de Lisboa, da Universidade das Artes de Berlim - UdK e da Academia das Artes Estoniana.
Deadline de candidatura: 10 de fevereiro de 2022
Dias da exposição: 17 a 27 de março 2022
Espaços: ZWITSCHERMASCHINE (Berlin) + ORi - Forum künstlerische Bildmedien e.V. (Berlin) + Biblioteca de Marvila (Lisbon)
Mais informação: senseofcity@gmail.com / @senseofcity
:::
Terá cada cidade o seu próprio ritmo? O que é que ouvimos, vemos, sentimos ao sair pela porta de casa? Será demasiado alto, demasiado rápido, demasiado na moda, demasiado estreito, demasiado sujo, demasiado apinhado? O que fazer para não perder o rumo? A cidade está em constante mudança. Decisões políticas e interesses económicos influenciam estas mudanças. Isto leva muitas vezes a uma cada vez maior gentrificação e divisão de classes. Para nos adaptarmos à nova ordem, escolhemos viver o mais longe possível do solo. A vida orgânica deu lugar ao conforto humano insustentável. O que é que nós, como residentes das cidades, sentimos sobre as suas mudanças? Que papel desempenhamos nas mesmas? Há ainda espaço suficiente para a participação, ou estamos a caminhar firmemente para becos sem saída?
O projecto expositivo visa explorar sensações individuais no espaço urbano. Procuramos reunir histórias, perspectivas e personagens que reflictam sobre as correntes e mudanças que ocorrem nas cidades de Berlim e Lisboa. Desta forma, queremos examinar estas duas cidades a partir de perspectivas pessoais, comparar diferentes narrativas e abordar experiências individuais.
Como projecto de intercâmbio artístico, sensing the city – sense of the city procura que es habitantes da urbe, visitantes, nómadas e turistas, participem em exposições paralelas que terão lugar em Berlim e Lisboa. Estamos abertes a todos os tipos de meios e expressões artísticas, e apoiamos o intercâmbio interdisciplinar entre as duas cidades. Procuramos também pessoas que gostariam de se envolver com a comunidade local através de práticas de colaboração que incluam residentes urbanos, como workshops, intervenções colectivas ou qualquer outra prática de interação. A selecção de projectos baseia-se na forma como a abordagem artística se interliga com o conhecimento da situação local e com a exploração da paisagem citadina.
No processo de seleção levamos em conta a diversidade biográfica e de abordagem dentro da proposta e, sobretudo, aguardamos com expectativa as candidaturas de mulheres, pessoas queer, pessoas de minoria étnica e pessoas com uma experiência de migração.