Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


“THE THIRD HAND”: MAURIZIO CATTELAN ASSUME SISTEMAS DE PODER NUM NOVO ESPETÁCULO

2024-08-02




Celebrado como um dos provocadores mais acarinhados do mundo da arte, Maurizio Cattelan foi convidado a apresentar o seu trabalho lúdico ao lado de obras de arte da coleção do Museu Moderno de Estocolmo para uma exposição coletiva intitulada “The Third Hand”. O artista italiano optou por utilizar cada nova sala da exposição para criar uma exploração surpreendente e original do papel do “poder” na sociedade.

Certamente, ao longo das décadas, a abordagem inatamente irreverente de Cattelan tem frequentemente como alvo os sistemas de poder e os vários dispositivos visuais que utilizamos para transmitir importância ou autoridade. Nunca se esquivando à polémica, o artista usou o seu trabalho para derrubar ditadores, ridicularizou figuras religiosas e pôs a nu as nossas pretensões mais absurdas.

Cattelan disse um dia: “o poder, qualquer que seja o poder, tem uma data de validade, tal como o leite”. Por outras palavras, é uma categoria mutável, pronta para a interrogação artística. Optou por emparelhar o seu próprio trabalho com artistas como Eva Aeppli, Eija-Liisa Ahtila, Cecilia Edefalk, Lena Svedberg, Rosemarie Trockel e a equipa editorial da revista underground “PUSS”.

“A prática de Maurizio Cattelan está enraizada na arte conceptual, fazendo perguntas sobre e sobre a nossa realidade”, disse a diretora do museu, Gitte Ørskou. “Como curador e fundador de revistas de arte, tem mantido um diálogo constante com a arte. A sua visão crítica e perspicaz da nossa coleção devolve à arte o seu poder.”

Embora a grande escala tenha sido frequentemente utilizada como tática para transmitir autoridade, alguns edifícios são tão impressionantes que é difícil considerá-los. Cattelan produziu de forma útil uma réplica em miniatura da Capela Sistina com “Untitled” (2018) para que possamos finalmente ampliar os detalhes dos lendários frescos de Miguel Ângelo. A energia pode, por vezes, atrapalhar a utilidade? A imitação pode acrescentar algo de novo a uma obra de arte?

Uma das obras mais imediatamente perturbadoras de Cattelan é a estátua de um Hitler de fato ajoelhado como se fosse um estudante a atender às suas preces. É uma posição chocante ver a notória figura histórica, que outrora exerceu o poder de provocar atos de maldade em grande escala. No Moderna Museet, ajoelha-se diante de “Finger Ponting”, de Roy Lichtenstein, um dedo apontado para fora da pequena moldura parece converter a cena numa cena de recriminação.

“The Third Hand” está patente no Modern Museet em Estocolmo, Suécia, até 12 de janeiro de 2025.


Fonte: Artnet News