Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 

share |

ALLORA E CALZADILLA, EM SETEMBRO, EM PARIS

2013-08-19




A Galerie Chantal Crousel apresenta, de 13 de setembro a 16 de outubro, dois filmes inéditos de Allora e Calzadilla, coproduzidos pelo Festival d’Automne, de Paris.

O primeiro chama-se Apotomē e tem como ponto de partida a história de dois elefantes levados para o Muséum National d’Histoire Naturelle como um troféu de guerra, em 1798. Para comemorar a sua chegada foi programado um concerto, que também teve como objetivo estudar o efeito da música sobre os esqueletos desses animais. Primeiro, cantou Tim Storms, considerado o homem com a voz mais baixa do mundo, uma voz cuja frequência, em tese, somente poderia ser ouvida pelos elefantes.

O segundo vídeo, intitulado 3, é inspirado na famosa Vénus de Lespugue, peça esculpida em marfim de mamute. Em resposta à sua composição geométrica e abstrata, um tocador de violoncelo executa musicalmente o objeto pré-histórico, usando as proporções da Vénus como uma partitura.

Por ocasião da mostra, a performance Hope Hippo, exibida originalmente na Bienal de Veneza de 2005, será reapresentada na Grande Galerie de l’Evolution no Muséum National d’Histoire Naturelle.

Artecapital