Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


NOVA EXPOSIÇÃO «BLUE LINES, BLUE THREADS» NA BIBLIOTECA DE SERRALVES

2014-03-12




A partir deste sábado, 15 de Março, a Biblioteca de Serralves apresenta uma nova exposição, «Blue Lines, Blue Threads: Tendências sociais em publicações de artistas», com a curadoria de Kit Hammonds.

As publicações de produção própria possibilitaram aos artistas criar, distribuir e partilhar o seu trabalho de uma forma livre e independente das instituições. Transpondo as fronteiras entre investigação, produção e crítica e entre documentário e ficção, as revistas e os livros de artista fizeram coexistir arte e escrita.

Esta exposição explora temas recorrentes nas publicações de artista dos últimos 50 anos. Tal como no jogo infantil «telefone sem fio», as palavras e os significados mudam de acordo com a interpretação, o contexto e por vezes o mal-entendido. A organização e apresentação de livros-obra históricos, cartazes e materiais impressos efémeros demarca correspondências, duplicações e conflitos entre artistas, lugares e gerações, revelando uma estratificada rede de relações visuais, textuais e sociais.

Em exposição estão publicações pertencentes à Colecção de Livros e Publicações de Artista de Serralves e à Publish and Be Damned Public Library, projecto de colaboração fundado em Londres em 2004 pelo curador independente Kit Hammonds que se dedica à divulgação de publicações de artista, entendidas como espaço de intercâmbio.

Fonte: diário digital