Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


RETROSPECTIVA DE AI WEIWEI EM BARCELONA

2014-11-05




Inaugurou ontem no La Virreina, a exposição “On the Table”, retrospectiva da obra do artista e activista chinês Ai Weiwei, que traça um caminho desde o início dos anos 80 até à actualidade, reunindo peças exemplificativas das várias vertentes artísticas exploradas.

A retrospectiva oferece uma visão alargada da obra do artista, englobando peças mais conhecidas e outras nunca antes apresentadas ao público. Entre os suportes estão fotografias, documentários, esculturas e instalações, onde a imagem, como construção e veículo da realidade, é central na exploração de temas como o controlo, a liberdade, a política, o poder e a arte.

A peça que dá nome à exposição, “Untitled (Ai Weiwei Studio Table)”, é uma mesa do estúdio do artista, onde se realizaram inúmeras reuniões com vista ao planeamento de projectos, publicações e exposições. Esta mesa, que está instalada naquela que foi, em tempos, a sala de jantar do palácio de la Virreina, é o símbolo do desejo de diálogo e discussão de ideias de Ai Weiwei e estará à disposição de qualquer visitante que queira utilizá-la para se sentar e trocar ideias com quem se encontre presente.

“On the Table. Ai Weiwei” é comissariado por Rosa Pera e estará patente no La Virreina Centre de la Imatge, em Barcelona, até Fevereiro do próximo ano.


Fonte: La Virreina