Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


MOMA ANUNCIA PRIMEIRA EXPOSIÇÃO A SOLO DE YOKO ONO

2014-12-16




A partir de 17 maio e até 7 setembro de 2015 o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque apresenta a sua primeira exposição dedicada exclusivamente ao trabalho de Yoko Ono, tendo como ponto de partida a estreia não oficial da artista no MoMA no final de 1971. Naquela época, Ono anunciou o seu "one woman show", intitulado Museum of Modern [F]art. No entanto, quando os visitantes chegaram ao Museu havia pouca evidência do seu trabalho. De acordo com um sinal à entrada, Ono tinha lançado moscas nos espaços do Museu e o público era convidado a apanhá-las à medida que elas se dispersavam por toda a cidade. Agora, mais de 40 anos depois, “Yoko Ono: One Woman Show, 1960-1971” debruça-se sobre a década decisiva que levou à exposição não autorizada de Ono no MoMA, reunindo cerca de 125 dos seus primeiros objetos, obras sobre papel, instalações, performances, gravações de áudio e filmes, ao lado de material de arquivo raramente visto.

Uma série de obras convidam à interação, incluindo “Painting to Be Stepped On” (1960/1961) e a performance inovadora de Ono, “Bag Piece” (1964). A exposição baseia-se na aquisição feita em 2008 por Gilbert e Lila Silverman da Fluxus Gift Collection, que acrescentou cerca de 100 obras de arte de Yoko e efémera relacionada às explorações do Museu.

“Yoko Ono: One Woman Show, 1960-1971” é organizado por Klaus Biesenbach, curador-chefe no Large, MoMA, e Diretor do MoMA PS1; e Christophe Cherix, Curador Chefe de desenhos e gravuras da Fundação Robert Lehman; com Francesca Wilmott, Assistente Curatorial do Departamento de desenhos e gravuras.


Fonte: artdaily