Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


MUSEU DO TEATRO MUDA DE NOME PARA ACOLHER DANÇA

2015-01-16




O Museu Nacional do Teatro vai passar a designar-se Museu Nacional do Teatro e da Dança pelo seu “papel histórico” nas duas áreas. De acordo com uma nota do gabinete do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, a alteração visa ainda “valorizar o papel da dança no quadro da criação cultural em Portugal”.

O Museu Nacional do Teatro, a partir de agora designado por Museu Nacional do Teatro e da Dança, foi oficialmente criado em 1982 e tem hoje mais de 270 mil peças (desde vários objetos a figurinos originais), cerca de 31 mil registos e 90 mil imagens.

Na passada quarta-feira, dia 14, foi também assinado no Museu Nacional do Teatro um protocolo que formaliza a doação da biblioteca e do espólio documental referente à arte da dança pertencente a José Sasportes.

José Sasportes tem vindo a contribuir ao longo das décadas para o reconhecimento e a valorização da dança e da sua história, tendo reunido um fundo documental e uma biblioteca provavelmente únicos em Portugal, pelo que esta doação constitui um importante contributo para o enriquecimento do Museu.

Esta doação reforça a vocação do Museu do Teatro para ser também um museu da dança, beneficiando já de diferentes espólios. O gesto de José Sasportes é, neste sentido, uma demonstração de reconhecimento e de confiança no trabalho da instituição.

José Sasportes foi crítico de dança, diretor da Escola de Dança do Conservatório Nacional, e diretor do Serviço Acarte da Fundação Gulbenkian. Em 1970 publicou a primeira “História da dança em Portugal” e em 2013 coordenou a publicação da primeira “Storia della Danza Italiana”. Em 1980, lançou a revista de estudos “La Danza Italiana”, que ainda hoje dirige. Foi Ministro da Cultura e Presidente da Comissão Nacional da Unesco.



Fonte: Direção-Geral do Património Cultural