Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


12º CIRCULAR FESTIVAL DE ARTES PERFORMATIVAS COMEÇA A 23 DE SETEMBRO

2016-09-14




A 12ª edição do Circular Festival de Artes Performativas terá lugar de 23 de Setembro a 1 de Outubro na cidade de Vila do Conde.

O programa para 2016 inclui trabalhos de Joana von Mayer Trindade & Hugo calhim Cristóvão (Portugal); Volmir Cordeiro (Brasil); João Sousa Cardoso (Portugal); Joclécio Azevedo (Brasil/ Portugal); João dos Santos Martins (Portugal); Iñaki Alvarez (Espanha); Catarina Miranda (Portugal); Gabriel Schenker (EUA/ Brasil/ Bélgica); Filipe Caldeira (Portugal).

Com Setembro chega mais uma edição do Circular - Festival de Artes Performativas, este ano entre 23 de Setembro e 1 de Outubro de 2016, em Vila do Conde. Da dança ao teatro, da performance às artes visuais, o programa do festival inclui estreias absolutas e nacionais, apresentações em processo de criação, intervenções em espaço público, explorando diversas possibilidades de diálogo entre as propostas artísticas, a cidade e o público.

Mantendo um forte compromisso com a produção artística contemporânea, o Circular é também terreno de trabalho e experimentação. Residências artísticas decorrem em Vila do Conde, convocando o território e fortalecendo relações com o contexto local. Ao público, o festival propõe uma aproximação aberta à obra de arte e ao discurso autoral sob várias perspectivas e formatos que se estendem à conferência e à documentação.

A 23 de setembro, Sexta-feira, às 18:00, a Praça de São João, em Vila do Conde, aproveitando a entrada da Feira Municipal da cidade, que se realiza todas as Sextas-feiras, Joana von Mayer Trindade & Hugo Calhim Cristóvão apresentam o espectáculo "Veleda" (em referência è republicana e feminista Maria veleda A peça, que conta com a participação do Grupo Ronda Típica de Carreço, foi uma encomenda da Comissão Nacional para o Centenário da República, 2010, com programação de Madalena Vitorino.

O jovem coreógrafo brasileiro Volmir Cordeiro regressa com "Rua" ao Circular, depois de em 2015 ter trazido "Inês aos palcos de Vila do Conde. A 24 de setembro, Sábado, às 21:30, no Teatro Municipal de Vila do Conde", o espectáculo "Rua" conta com a presença em palco de um percussionista com o qual Volmir Cordeiro estabelece um diálogo sobre o imaginário da rua, num trabalho que continua, no seguimento dos anteriores, a abordar os gestos considerados marginais na dança contemporânea.

No mesmo dia, 24 de Setembro, Sábado, às 22:45, nua da Praia, Vila do Conde/Caxinas, ocorrerá a apresentação da criação em processo "Pescadores" de João Sousa Cardoso, livremente inspirado na obra homónima de Raúl Brandão, que conta com interpretação do português Ricardo Bueno e do brasileiro Vinicius Massucato e é o resultado de uma residência artística que decorreu nas Caxinas, em Vila do Conde.

A meio da semana, o Circular vai até ao Porto para a apresentação a 28 Setembro, Quarta, às 19:00, no Café Concerto do Rivoli Teatro Municipal do Porto, da publicação "Intermitências" de Joclécio Azevedo. O livro reúne toda a documentação produzida à volta do projecto “Intermitências”, realizado através de uma série de curtas residências artísticas intermitentes e interligadas, seguidas de apresentações em processo em vários espaços do Rivoli - Teatro Municipal do Porto entre Maio de 2015 e Fevereiro de 2016. A sessão vai contar com a participação de Joclécio Azevedo (coreógrafo), Jérémy Pajeanc (artista plástico), Tiago Guedes (Diretor do Teatro Municipal do Porto) e Paulo Vasques (co-director do Circular Festival de Artes Performativas)

A 29 Setembro, Quinta, às 22:00, a mala voadora.porto (Rua do Almada 277, Porto) acolhe a Conferência/Performance/Instalação de João dos Santos Martins "Dança da crise ou talvez ele pudesse pensar primeiro e dançar depois ou como fazer coisas sem dança ou oldschool#40 (2015)". Trata-se de uma conferência-performance-instalação em modo auto-biográfico de e com João dos Santos Martins a convite de Susana Pomba, com coreografia de Cyriaque Villemaux.

A partir de 30 de Setembro, o Circular regressa a Vila do Conde com o projecto "Air-Condition" do Iñaki Alvarez que prevê várias acções em diversos locais da cidade nos dias 30 de Setembro e 1 de Outubro (programa e percurso detalhados anunciados brevemente). "Air-Condition" propõe a criação de acções e situações nas quais o ar pode ser protagonista/performer e em Vila do Conde vão ser criadas diferentes situações/acções em torno da tensão entre comportamento climático e espaço público, alargando as relações entre o interior, o exterior e além. Este trabalho foi desenvolvido em Residência Artística em Vila do Conde a convite do Circular Festival de Artes Performativas.

A 30 de Setembro, Sexta-feira, há dupla sessão no Teatro Municipal de Vila do Conde com "Boca Muralha" de Catarina Miranda (21:30) e a estreia nacional de "Pulse Constellations" de Gabriel Schenker (22:45). Em "Boca Muralha", Catarina Miranda retoma a pesquisa cénica que parte de protocolos de confronto e de regulamentações entre dois corpos e um vazio, naquela que constitui a última peça da trilogia REI na qual aborda a divinização do estado de confronto e o desejo ontológico de disrupção, a partir do protocolo das artes do espectáculo.

Gabriel Schenker, que já passou por diversas vezes pelos palcos portugueses como intérprete de coreógrafos como Anne Teresa de Keersmaeker/Rosas ou Alexandra Bachzetsis, apresenta-se na sua estreia nacional como criador com "Pulse Constellations". O espectáculo parte da composição electrónica Pulse Music III de John McGuire, de 1978, uma peça complexa em multi-camadas criada a partir uma imagem sonora de movimentos no espaço. Com a sua performance, Schenker explora os limites entre a matemática e o orgânico, a precisão digital da música electrónica e a imprecisão analógica da dança, as fronteiras entre o dançável e o audível

O Circular 2016 encerra a 1 de Outubro, Sábado, às 21:30, com a estreia absoluta do trabalho "A Caçada" de Filipe Caldeira que parte da figura primitiva do caçador, de alguém que se prepara para o encontro com a sua subsistência.

Filipe Caldeira, Joana von Mayer Trindade, João dos Santos Martins e Joclécio Azevedo integram o projecto “Artista Residente”, iniciado em 2012 pela Circular – Associação Cultural, entidade promotora do festival de artes performativas em Vila do Conde. Este projecto propõe repensar possibilidades de colaboração entre artista e estrutura numa perspectiva de maior estabilidade, criando processos de diálogo que enriqueçam mutuamente as práticas de trabalho e tem o seu enfoque na difusão nacional e internacional dos criadores.

O Circular Festival de Artes Performativas conta com direcção artística de Paulo Vasques e Dina Magalhães.

O Festival terá lugar no Teatro Municipal de Vila do Conde, Auditório Municipal de Vila do Conde, Praça de São João (Mercado Municipal), Rua da Praia (Vila do Conde/Caxinas), Teatro Municipal Rivoli (Porto) – Café Concerto, mala voadora.porto (Porto, Rua do Almada nº 277) e vários locais públicos de Vila do Conde.



Fonte: Circular Festival de Artes Performativas