Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


LIVRARIA DA UCP RECEBE CONVERSA COM EDUARDO SALAVISA, JOÃO QUEIROZ E MARÍLIA SANTOS LOPES

2016-10-24




No dia 25 de outubro a Livraria da Universidade Católica Portuguesa assinala 25 anos de existência. Para comemorar a efeméride terá lugar na Livraria UCP uma conversa, sob o mote “viagens”, em torno dos “Cadernos de Memórias” de Eduardo Salavisa, em exposição até 4 de novembro.

Esta conversa resulta do cruzamento entre o Página – ciclo de exposições de livros de artista e ilustração, promovido pela Emerge - Contemporary Art Agency, e as LxC Conversations Pieces, promovidas pelo The Lisbon Consortium.

Os convidados são o artista Eduardo Salavisa, a investigadora Marília Santos Lopes (UCP, CECC) e o artista João Queiroz. A conversa será conduzida por Luísa Santos (Gulbenkian Professor, FCH-UCP, CECC) e Daniela Ambrósio (UCP, Emerge).

Durante a conversa os participantes terão a oportunidade de folhear, excecionalmente, os Cadernos de Memórias de Eduardo Salavisa.


Sobre os convidados

Eduardo Salavisa nasceu, vive e trabalha em Lisboa. Licenciado em Design de Equipamento pela Faculdade de Belas Artes. Foi professor do ensino secundário. Desenha no Diário Gráfico em qualquer lugar e circunstância nas suas viagens e no quotidiano. É autor de livros sobre este tipo de desenho, e participa em exposições, conferências, cursos e encontros. Gosta de viagens longas, sem itinerário marcado, de preferência pelo Sul e a desenhar obsessivamente. Já fez algumas.

João Queiroz nasceu em Lisboa em 1957. Licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1984. Entre 1989 e 2002 leccionou Desenho, Pintura e Teoria de Arte no Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, em Lisboa, onde foi também um dos responsáveis pelo Curso Avançado de Artes Plásticas. Em 2000 foi-lhe atribuído o Prémio EDP de Desenho.

Marília dos Santos Lopes, licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi colaboradora científica no Centro de Investigação de História da Expansão Europeia da Universidade de Bamberg (Alemanha), onde se doutorou em História Moderna em 1992. Foi docente e coordenadora da área de História da Faculdade de Letras da Universidade Católica (1996-2006). Actualmente é professora auxiliar com agregação da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. A sua investigação debruça-se, em particular, sobre a História Cultural da Época Moderna. Em 2014 foi distinguida com um Senior Fellowship da Biblioteca Herzog-August em Wolfenbüttel, Alemanha.



Fonte: Emerge - Contemporary Art Agency,