Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


"PIIGS - AN ALTERNATIVE GEOGRAPHY OF CURATING" LEVA ARTISTAS E CURADORES A TURIM

2016-11-03




Na Fondazione Sandretto Re Rebaudengo, em Turim, itália, de 4 a 6 Novembro, tem lugar o projecto PIIGS - an Alternative Geography of Curating (https://talkingpiigs.com/), um programa que reune a investigação de 22 curadores, artistas e profissionais de diversas áreas, nomeadamente da filosofia e economia política, pertencentes aos países da Europa dita periférica, designados com o acrónimo PIIGS (Portugal, Italy, Ireland, Greece and Spain).

Através de um vasto programa de conferências e exposições pretende-se debater e reflectir sobre a presente crise económica e o seu impacto nas práticas artísticas nestes países.

O programa PIGS conta com a particiação do projecto português TAKE_ACTION, que foi elaborado a partir do convite do Departamento de História de Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa no âmbito da pós graduação em Arte Contemporânea e Curadoria. A proposta investiga os cruzamentos entre o juízo estético e a política com enfâse na pluralidade e na participação democrática, através da criação de um aparato curatorial no espaço expositivo, que instiga a tomada de acção por parte do público.
TAKE_ACTION é um projecto curatorial de Margarida de Lopes Grilo, Nicoli Braga, Salomé Nascimento que pretende argumentar que a prática curatorial, para além de selecionar, mostrar e produzir um discurso sobre as obras de arte, pode também promover as condições necessárias para tomada de acção políticamente comprometida.



FONTE: PIIGS_An Alternative Geography of Curating
www.talkingpiigs.com