Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


ESTA SEMANA: PERFORMANCES INSHADOW JUNTAM ARTISTAS INTERNACIONAIS EM LISBOA

2016-11-15




No âmbito do Festival InShadow 2016, a dupla de artistas japoneses, Shinichi Hirai e Emi Hirai - mais conhecidos por Usaginingen – apresentam em estreia nacional "Live Cinema Show" a 18 de Novembro no Museu do Oriente às 21h30, uma performance audiovisual com instrumentos musicais e equipamentos de imagem inventados pelos mesmos.
Utilizam a máquina visual TA-CO formada por uma câmara, uma espécie de mesa de animação com várias camadas, um tambor rotativo, bacias de água, tinta de cor, esferas, espelhos, prismas, peças artesanais e muito mais, e a máquina musical SHIBAKI, um género de kit de percussão, ligado a um controlador MIDI e a um instrumento de cordas. Recorrendo a estas invenções, únicas no mundo, o duo japonês mostra ao público os seus movimentos em palco através de projecções em ecrãs, mas também, de explosões de luz em seu redor, numa verdadeira experiência imersiva. Ao espectáculo segue-se uma conversa com os artistas.

No dia seguinte (19 Novembro | 15h às 18h) no Museu do Oriente, Shinichi Hirai e Emi Hirai orientam um workshop que visa ensinar os participantes a criar um vídeo de curta duração, utilizando uma versão miniatura da máquina visual original TA-CO usada no espectáculo Live Cinema Show.

Esta secção de performances, que começou no dia 10 de Novembro com a estreia absoluta de Turbulência, uma nova co-produção Vo´Arte / Companhia Nacional de Bailado, termina com Gisle Martens Meyer, um artista media norueguês que apresenta em estreia nacional There is no Here, Here uma performance de realidade digital de vídeo e música ao vivo, a 3 de Dezembro às 21h30 no Teatro do Bairro. Meyer manipula a sua própria vida num ecrã gigante numa viagem por realidades virtuais. A questão que se coloca é - Onde é que ele realmente existe? There is no Here, Here inspira-se na visão sombria do escritor William Ford Gibson sobre hackers solitários numa luta entre a realidade digital e a vida actual cada vez mais concentrada no ecrã.

Organizado pela Vo´Arte, o Festival Inshadow oferece uma programação contemporânea
transdisciplinar diversificada onde serão várias as iniciativas centradas na relação entre a dança e o cinema, fragmentadas nas áreas do vídeo, performance, instalações e exposições.



Fonte: Vo´Arte