Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 

share |

TRÊS OBRAS DE MARIA HELENA VIEIRA DA SILVA VÃO A LEILÃO EM LISBOA

2017-03-17




Três obras da pintora Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992), do período pós-guerra, vão a leilão no dia 22 de março, em Lisboa, pela VERITAS Art Auctioneers.

De acordo com a leiloeira, as obras são provenientes de uma coleção particular portuguesa, e duas têm os títulos "Composition", de 1948, e "Praça Duque de Saldanha", da mesma data, havendo também um óleo sobre tela sem título, datado de 1953.

As obras figuram no "Catalogue Raisonée" de Vieira da Silva e integraram várias exposições individuais e coletivas, realizadas em todo o mundo, em diferentes décadas.

Os quadros foram criados na sequência do regresso da pintora à Europa, após um exílio de sete anos no Brasil, depois de Portugal, governado por Oliveira Salazar, lhe ter recusado restituir a cidadania.

O leilão, com 130 lotes, integra ainda obras de Paula Rego, Julião Sarmento, Nan Goldin, Andrw Wyeth, Manuel Cargaleiro, Júlio Pomar, Karel Appel, Erró e Jean-Paul Riopelle.

As obras vão estar em exposição entre sexta-feira e 21 de março, na Avenida Elias Garcia, 157A/B, em Lisboa, das 10:00 às 21:00, e o leilão realiza-se no dia 22 de março, pelas 21:00, no mesmo local.


Fonte: Notícias ao Minuto