Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


QUEER LISBOA DEDICA RETROSPETIVA A SHU LEA CHEANG QUE IRÁ MARCAR PRESENÇA NO FESTIVAL

2017-07-20




A realizadora e artista multimédia Shu Lea Cheang estará em Lisboa, em setembro, a convite do Queer Lisboa -- Festival Internacional de Cinema Queer, que irá dedicar-lhe uma retrospetiva, e cuja programação será hoje parcialmente anunciada.

O Queer Lisboa, que cumpre este ano a 21.ª edição, regressa ao cinema São Jorge de 15 a 23 de setembro, e vai "homenagear e convidar uma das mais inovadoras realizadoras e artistas multimédia da atualidade, tendo sido uma das primeiras artistas a trabalhar a Internet como ferramenta artística: Shu Lea Cheang".

A artista, natural de Taiwan, será alvo de uma retrospetiva, que decorrerá no cinema São Jorge e no Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado (MNAC).

No âmbito da retrospetiva será exibido, em estreia mundial, o projeto "Wonders Wander", "concebido propositadamente para o Madrid Pride 2017, e que explora uma nova geração queer, que inclui refugiados, migrantes e transfeministas".

Além disso, estará em exposição no MNAC, no dia 21 de setembro, no âmbito da exposição Arte e Género, a obra interativa "Brandon", inspirada na história de vida de Brandon Teena, que se tornou conhecida do grande público com o filme "Os Rapazes Não Choram", de Kimberly Peirce.

"Brandon" foi uma obra concebida em 1998 para ser vista na Internet, comissariada e restaurada este ano pelo Museu Guggenheim de Nova Iorque.

Além de apresentar os seus trabalhos, Shu Lea Cheang irá "dar uma masterclass focada na sua obra".

A 21.ª edição do Queer Lisboa abre com a estreia nacional do filme "God´s Own Country", de Francis Lee, parcialmente inspirado na vida do realizador, e distinguido com o prémio de realização da secção World Cinema Dramatic do Festival de Sundance, nos Estados Unidos. O filme de encerramento será anunciado mais tarde.

No festival irá estar também o realizador Yan England, na sessão especial de apresentação do seu filme "1:54", que aborda a problemática do bullying nas escolas, marcada para 22 de setembro, no cinema São Jorge.

As novidades da 21.ª edição do Queer Lisboa são apresentadas hoje, ao final da tarde, em Lisboa.



Fonte: Diário de Notícias