Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


2ª EDIÇÃO THE NEW ART FEST INAUGURA AMANHÃ

2017-11-09




A segunda edição do festival de arte digital e “new media” The New Art Fest começa já amanhã, 10 de Novembro, com inauguração às 19h no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa.

Com direção artística de António Cerveira Pinto, The New Art Fest é uma plataforma de criatividade artística e reflexão teórica associadas à tecnologia, à ciência e à sociedade. Nesta edição, The New Art Fest conta com mais de 50 autores, incluindo artistas, oradores e coletivos, e foca a sua atenção num grande tema — Lisboa Cidade Aberta.

A exposição Lisboa Cidade Aberta, patente até 30 de Novembro, é uma reflexão sobre a profunda transformação tecnológica das cidades, estimulada pelo desenvolvimento e massificação das tecnologias de informação, representação e computação. Telefones e câmaras inteligentes, “locative media”, inteligência artificial, robótica e “post-internet art” (quer dizer, o que acontece na arte e na cultura em geral quando os mundos virtuais invadem a histórica realidade material) são algumas das referências da programação do The New Art Fest.

Além das obras expostas, esta edição do The New Art Fest dará especial atenção aos coletivos e plataformas de arte e tecnologia, e ainda a dois fenómenos novos com impactos relevantes na vida da capital: o novo turismo, alimentado pelas redes sociais e pelos novos meios info-tecnológicos, e o grande influxo de massa cinzenta criativa na cidade. Será ainda apresentado o primeiro diagrama e modelo experimental de um projeto interdisciplinar chamado Segunda Cidade. O que é a Segunda Cidade? Segundo os seus autores, o futuro mapa cultural eletrónico da cidade de Lisboa.

The New Art Fest estará também presente no dia-a-dia da cidade através da plataforma digital interativa de última geração, TOMI, acessível nas ruas e estações de Metro da capital.

The New Art Fest voltará a estar presente na Web Summit, desta vez mostrando os novos robôs pintores de Leonel Moura recentemente chegados da Expo Mundial de Astana, e participando num painel internacional de discussão sobre arte e tecnologia.

The New Art Fest promoverá ainda, além dum programa de conferências sobre as dinâmicas contraditórias do novo turismo, e sobre a afluência de novos criadores à cidade, dois passeios muito especiais. Um destes passeios será, na realidade, uma excursão a Montemor-o-Novo, para conhecer as Oficinas do Convento, plataforma pioneira de criação e residências artística com grande incidência tecnológica; o outro, será um verdadeiro passeio “psico-geográfico” por Lisboa, seguido de almoço e visita guiada à exposição principal do festival.

Local da exposição: Picadeiro do antigo Colégio dos Nobres, Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC), Rua da Escola Politécnica, Lisboa.



Mais informação: www.thenewartfest.com