Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 

share |

LISBOA REÚNE 41 ARTISTAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DA FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA

2017-11-21




Lisboa recebe em Novembro 41 artistas internacionais e nacionais da área da fotografia contemporânea, cujos trabalhos vão estar expostos no Convento da Trindade, bem como curadores e exibidores europeus. A propósito deste encontro, haverá ainda espaço para discutir os novos paradigmas da fotografia, num momento de massificação da imagem.



A abertura ao público das exposições é dia 23 de Novembro, havendo uma visita de imprensa a 21 de Novembro, das 10h às 12h, durante a qual é possível acompanhar as montagens dos trabalhos, bem como falar com artistas, curadores e entidades envolvidas no projecto.



O Parallel Intersection Lisboa é o momento de arranque do Parallel - European Photo Based Platform, https://www.facebook.com/parallel.photo.platform/, um projecto europeu, a quatro anos, liderado e coordenado pela Procur.arte, Associação Cultural e Social de Lisboa, e que tem como finalidade a promoção da fotografia europeia contemporânea enquanto expressão criativa, aproximando artistas emergentes e consagrados numa plataforma internacional que visa quebrar barreiras, muitas vezes fictícias, entre estes profissionais.



Promovendo a rede criativa europeia na área da fotografia contemporânea, o Parallel - European Photo Based Platform envolve 16 países da União Europeia, 18 instituições artísticas-membro (nacionais e internacionais) e 10 parceiros portugueses. Mereceu, em Setembro último, o apoio de 2 milhões de euros de orçamento comunitário, através do programa Europa Criativa.



O momento-chave do Parallel Intersection Lisboa terá lugar no Convento da Trindade, em Lisboa, a 23 de Novembro. Um evento público, no qual estarão alguns dos mais consagrados fotógrafos nacionais e internacionais, como: Monica Alcazar Duarte, João Grama, António Júlio Duarte, Phil Toledano, Gaël Bonnefon e Andrejs Strokins. Ao todo, estarão expostos trabalhos de mais de 40 artistas.



Também a 23 de Novembro, durante a tarde, decorre o Parallel Talks. Um debate sobre os novos paradigmas da fotografia, nomeadamente que canais e mercados se perspectivam para os profissionais da área, tendo em conta a massificação da imagem através das redes sociais e o consequente decréscimo do seu impacto na imprensa escrita. Este conta com as presenças de Hester Keijser (Holanda, Curadora e especialista em Livros de Fotografia), Cristina De Middel (Espanha, Fotógrafa da equipa Magnum e directora de festivais de fotografia) e Alice Bergomi (Itália, Responsável de formação na Fondazione Fotografia Modena).



O Parallel Intersection Lisboa termina em Torres Vedras, com dois dias de tutorias, de forma a criar parcerias das quais resultarão a produção de novos corpos de trabalho.


Fonte: Parallel Intersection