Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 

share |

RUI CHAFES INAUGURA `RUMOR´ NO MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE ROMA

2017-12-13




A instalação "Rumor", criada pelo escultor Rui Chafes para o Museu de Arte Contemporânea de Roma (MACRO), em Itália, é inaugurada hoje, e passará a fazer parte do acervo desta instituição, por doação do artista.

A instalação é hoje inaugurada oficialmente, às 18h00, no museu, e abre ao público na quarta-feira, indicou à agência Lusa fonte próxima do artista.

A escultura em ferro consiste em dois elementos verticais, de quase cinco metros de altura, que conjugam a geometria vertical com o volume das superfícies em cimento, e com a luz natural do espaço do museu.

Rui Chafes, nascido em Lisboa em 1966, onde atualmente vive, foi galardoado em 2015 com o Prémio Pessoa.

Em 1995 representou Portugal, juntamente com José Pedro Croft e Pedro Cabrita Reis, na 46.ª Bienal de Veneza, em Itália.

Em 2004, representou Portugal na 26.ª Bienal de S. Paulo, com um projeto desenvolvido com a coreógrafa Vera Mantero.

Fez o curso de Escultura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, entre 1984 e 1989, e, de 1990 a 1992, estudou na Kunstakademie Düsseldorf (Academia das Artes de Düsseldorf), na Alemanha, com Gerhard Merz.

O seu trabalho tem sido exposto em Portugal e no estrangeiro, desde meados de 1980, em várias instituições, e há dois anos apresentou a exposição antológica "O peso do paraíso", no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.



Fonte: Notícias ao Minuto