Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


ROCKEFELLER MANIA CONTINUA NA CHRISTIE'S

2018-05-11




A segunda noite consecutiva de venda da Christie's da coleção Peggy e David Rockefeller, que ofereceu uma excelente seleção de arte das Américas do Norte e do Sul, alcançou US $ 106 milhões na noite passada. Sobrevoando a estimativa pré-venda de US $ 45,4 milhões para US $ 66,75 milhões, a venda marcou o maior total já alcançado para um leilão de arte americana. As obras a leilão iam desde as clássicas paisagens de Edward Hopper e John Singer Sargent até a obras mais modernas, como uma escultura de Alexander Calder e um vibrante resumo de Willem de Kooning.

Até o momento, as vendas exclusivas da Christie Rockefeller renderam US $ 764,4 milhões - e há mais três vendas ao vivo e uma variedade de vendas on-line ainda por vir. O caso desta noite foi mais silencioso que o leilão de arte europeia da noite anterior, que gerou um total de 646 milhões de dólares.
De fato, todo o resultado da venda da segunda noite foi menor do que o valor pago por uma pintura do período rosa de Picasso na noite anterior. No entanto, a noite foi um sucesso retumbante pelos próprios méritos - a venda estabeleceu sete novos recordes de artistas, incluindo Gilbert Stuart, Charles Sheeler e Diego Rivera. Notavelmente, a nova marca para Rivera dobrou como o maior preço já alcançado por uma obra de arte latino-americana em leilão.

Ao longo de suas décadas, os Rockefellers adquiriram uma variedade eclética de objetos, de porcelana a engodos de pato e arte blue-chip. Mas a Christie's fez uma grande aposta de que a proveniência atrairá licitantes por toda a parte. Até agora, parecem estar certos. Todos os 41 lotes em oferta encontraram compradores - embora isso em si não seja surpreendente, dado que a Christie's garantiu toda a coleção Rockefeller, e não se sabe onde as reservas (o preço mínimo não revelado pelo qual uma obra pode vender) foram estabelecidas.

O lote mais disputado da noite foi um dos trabalhos mais contemporâneos: Untitled XIX (1982), de Willem de Kooning, para o qual a licitação abriu em US $ 3,5 milhões, com uma estimativa de US $ 6 milhões a US $ 8 milhões. À medida que os lances chegavam a US $ 9 milhões, a disputa se resumia a uma guerra bidirecional entre a especialista Maria Los, vice-presidente e assessora de clientes das Américas, e o mega galerista Larry Gagosian, que estava sentado na sala falando ao telefone.


Fonte: artnet news