Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


AURA FESTIVAL REGRESSA À VILA DE SINTRA

2018-07-05




A 4ª edição do AURA FESTIVAL – Light Atmospheres regressa à vila de Sintra entre 2 e 5 de Agosto (quinta a domingo) para provocar os sentidos de residentes e visitantes através de acontecimentos artísticos únicos que têm a Luz como matéria e principal meio de criação.

Em 2018 o AURA celebra o Ano Europeu do Património Cultural e apresenta um programa internacional com intervenções artísticas entre o MU SA - Museu das Artes de Sintra e a Quinta da Regaleira.

Ao longo de um percurso pedestre pela vila de Sintra, apresentam-se esculturas em cenários não convencionais, projeções interativas, urban mapping interventions, documentários, divulgação científica, projetos colaborativos e passeios guiados.

As mais de uma dezena de obras de artistas nacionais e internacionais partem de referências locais, como, por exemplo, as memórias dos residentes ou o vinho de Colares, e reconfiguram-nas em acontecimentos artísticos que transfiguram, simultaneamente, a forma como nos relacionamos com a noite e com o espaço urbano de Sintra.

Na edição deste ano, o AURA FESTIVAL alia à vivência artística e luminosa de Sintra o conceito de street food, proporcionando aos visitantes três zonas de convivío gastronómico ao longo do percurso, com produtos naturais, não processados e de origem biológica.

O AURA foi distinguido com o selo de “remarkable festival” 2017-2018 pela associação europeia EFFE (Europe for Festivals, Festivals for Europe) devido ao seu compromisso artístico, abordagem inovadora, envolvimento da comunidade e compromisso europeu e internacional.

Entre a partilha de experiências internacionais, a concretização dos projetos com a comunidade sintrense, e o assumir de boas práticas de intervenção no espaço público e no património cultural mundial na vila, AURA vai criando um campo de ação, uma linguagem e uma comunidade de artistas, pensadores e amigos por todo o mundo.

AURA é a mistura perfeita entre a paixão pela pesquisa, o equilibrio de recursos, a sustentabilidade do impacto na paisagem e a inclusão do património cultural local (material e imaterial) na criação e prática artística.

Para conhecer a programação completa, aceda aqui ao Dossier de Imprensa do Aura Festival 2018.


Fonte: Aura Festival