Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


TECA ACOLHE “CONVERSA INACABADA” A PARTIR DE TEXTO DE ÁLVARO LAPA

2019-06-11




Sequências Narrativas Completas é o novo capítulo da “conversa inacabada” que João Sousa Cardoso – criador e único intérprete do espetáculo – vem mantendo com os textos do escritor e pintor Álvaro Lapa. Desde 2012, ano da estreia de Raso Como o Chão, passando pela apresentação de Barulheira, em 2015, que o Teatro Nacional São João (TNSJ) promove e acompanha este diálogo. O espetáculo chega esta semana ao Teatro Carlos Alberto (TeCA), onde estará em cena de 13 a 16 de junho.

Algures entre o teatro e a conferência, Sequências Narrativas Completas tem como mote a obra homónima, de 1994, o derradeiro e mais radical texto de Lapa, habitado por personagens do seu universo onde a pintura, a escrita e o desenho se combinam, numa errância virtuosa. Aprofundando as questões de anteriores trabalhos dedicados a Lapa, o espetáculo cruza a dramatização do texto, o monólogo interior, o relato diarístico e o ensaio sobre a vida íntima, doméstica e pública portuguesas, no encalço da revolução e da democracia.

“Tive a sorte de ter o Lapa como docente de Estética, em meados da década de 90, durante dois anos, numa idade em que o não reconheci e me impediu de compreender o que me oferecia”, admite João Sousa Cardoso. O espetáculo é, portanto, o mais recente capítulo deste diálogo entre o antigo estudante e o velho mestre, ou entre dois artistas confidenciais. Sequências Narrativas Completas pode ser visto nos dias 13 e 14 de junho, às 21h00; no dia 15, às 19h00; e no dia 16, às 16h00. O preço dos bilhetes é de 10 euros.


Fonte: Central de informação