Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


`BOUQUET OF TULIPS´ CONTROVERSA ESCULTURA DE JEFF KOONS INAUGUROU EM PARIS

2019-10-09




Jeff Koons dedicou a sua controversa escultura "Bouquet of Tulips" numa cerimónia nos jardins dos Champs-Élysées, em Paris. As obras de bronze, alumínio e aço inoxidável de um metro e meio de comprimento - representando uma mão segurando onze tulipas e concebidas como uma escultura memorial para homenagear as vítimas dos ataques ao teatro de Charlie Hebdo e Bataclan em Paris em 2015 - provocaram debates desde que foram propostas em junho de 2016 devido ao seu design, custo e localização.

Muitas pessoas, incluindo dois ex-ministros franceses da cultura, o artista Jean-Luc Moulène e o cineasta Olivier Assayas, condenaram a colocação da escultura num local tão central - perto da luxuosa área comercial da cidade e longe do teatro onde os ataques ocorreram - como "oportunista" e "cínica".

Instalada no relvado do Petit Palais, estima-se que a peça monumental tenha custado US$3,9 milhões para fabricar e instalar. Doadores franceses e americanos, incluindo Kenneth C. Griffin, Weber Investments, Bloomberg, Leonard A. Lauder e Moët Hennesy - Louis Vuitton, financiaram o projeto. Koons disse em numa entrevista na semana passada que ele contribuiu com US$1 milhão para reduzir os custos crescentes após atrasos.

Koons e a cidade de Paris assinaram um acordo para canalizar 80% das receitas e royalties do trabalho para associações das famílias das vítimas e 20% para a cidade para manutenção da peça. "A escultura foi criada como um símbolo de recordação, optimismo e cura", disse Koons na cerimónia.



Fonte: Artforum