Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


JARDINEIRO ENCONTRA KLIMT ROUBADO HÁ 23 ANOS

2019-12-13




Uma pintura de Gustav Klimt roubada há 23 anos da galeria de arte moderna Ricci Oddi em Itália poderá ter sido descoberta no lugar mais improvável ​​- dentro das paredes da própria galeria. Um jardineiro estava a limpar recentemente a hera das paredes do edifício, cuja folhagem escondia há muito tempo um painel de metal. Ao abrir, uma pequena alcova foi revelada, dentro da qual se encontrava uma bolsa preta contendo o que agora se acredita ser a tela desaparecida.

O trabalho, "Portrait of a Lady", data de 1916-17 e atualmente está avaliado em €60 milhões. Originalmente adquirida em 1925 pela Galleria Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, no norte da Itália, a pintura desapareceu em fevereiro de 1997 durante a preparação de uma exposição que apresentaria "Portrait of a Lady" como a estrela do espetáculo.

Numa suposta tentativa de desviar a polícia, os ladrões removeram e descartaram a estrutura pesada da obra no telhado da galeria. A encenação da cena foi ostensivamente feita para sugerir que os criminosos haviam entrado pela clarabóia, apesar do quadro de tamanho substancial não ter sido capaz de passar por uma abertura tão estreita. As autoridades agora estão a considerar se os culpados esconderam a pintura dentro da parede com a intenção de recuperá-la depois que o hype universal dos mídia em torno do roubo morreu.



Fonte: ArtnetNews