Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


3ª EDIÇÃO DA DRAWING ROOM LISBOA DE 14 A 18 DE OUTUBRO

2020-08-06




A 3ª edição da Feira Drawing Room Lisboa (DR) terá lugar de 14 a 18 de outubro, na Sociedade Nacional de Belas Artes.

A organização da feira adapta a sua edição deste ano a uma versão de Feira presencial onde serão apresentadas e comercializadas obras das galerias e artistas nacionais, e uma versão on-line onde se juntam as galerias internacionais.

Depois de duas edições em Lisboa, com crescimento em galerias, artistas, visitantes, vendas de obras e programação paralela, a edição de 2020 da Drawing Room Lisboa pretende posicionar-se como sinalizadora de esperança e de criação de oportunidade para a realização da classe artística do desenho e do espaço que o desenho pode ocupar no sector da arte contemporânea.

O destaque deste ano recairá sobre o desenho contemporâneo português, privilegiando no espaço físico da feira as galerias e artistas nacionais, bem como algumas galerias espanholas pela presença da Feira congénere Drawing Room Madrid.
Alguns exemplos são o regresso das galerias que já marcavam presença na edição de Lisboa, como Filomena Soares, Uma Lulik, Módulo, Carlos Carvalho, Bruno Murias, Fonseca Macedo de Ponta Delgada e Kubik do Porto, a que se juntam estreantes ainda a anunciar em breve no programa geral da feira. As restantes Galerias Internacionais terão espaço num complemento on-line da Feira.

A Drawing Room 2020 dará também espaço e voz a artistas sem galeria, numa curadoria convidada pela Feira, numa mostra colectiva também disponível para venda, contribuindo para o reconhecimento cultural e comercial do trabalho criativo de uma geração de artistas.

O espaço que este ano destaca a qualidade e diversidade que caracteriza o contexto Internacional, é dedicado ao fenómeno italiano das cidades ‘alla misura del uomo’, pequenas cidades antigas com uma vida artística vibrante. Com curadoria do comissário de Bolonha, Antonio De Falco, que selecionou três galerias de Modena, Fano e Ravenna, permitindo a troca de experiências, linguagens, reflexões e contrastes entre as cidades de Itália e a cidades de Lisboa, no domínio do Desenho. Para apoiar esta iniciativa, a revista Papeleo (edição da Drawing Room), apresenta a sua quarta edição intitulada “Panorama Italiano”.

Através de uma plataforma própria, associada ao site da feira, os coleccionadores de arte contemporânea vão poder explorar a selecção de obras que cada galeria participante preparou para este projecto digital. Também a programação paralela decorrerá maioritariamente em formato digital e live, mantendo um programa activo diário, exibido da biblioteca da SNBA para todos os interessados via on-line.
O programa de colecionadores ao vivo estará centrado em colecionadores portugueses e espanhóis, com marcações de visitas e encontros com artistas no decorrer da feira, bem como um complemento on-line da DR Lisboa em formato digital, com a criação de momentos live exclusivos para o programa de colecionadores internacionais de outros países e mercados. Manter-se-á ainda o habitual espaço editorial com uma versão digital para os lançamentos de edições e múltiplos.

Está igualmente prevista a realização de visitas, por marcação, a ateliers de artistas e a exposições de instituições públicas da cidade que valorizam o desenho e os estudos artísticos.






FONTE: Drawing Room Lisboa