Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


GULBENKIAN ORGANIZA EXPOSIÇÃO COM DESENHOS DE BOTTICELLI COMEMORATIVA DOS 700 ANOS DA MORTE DE DANTE ALIGHIERI

2021-09-17




A Fundação Calouste Gulbenkian associa-se às comemorações que assinalam os 700 anos da morte de Dante Alighieri com a organização da exposição "Visões de Dante. O Inferno segundo Botticelli".

A exposição, patente de 24 de setembro a 29 de novembro de 2021, irá apresentar dois desenhos sobre pergaminho de Sandro Botticelli alusivos ao «Inferno» da Divina Comédia e provenientes da Biblioteca Apostolica Vaticana. A exposição inclui igualmente edições raras da obra referencial de Dante pertencentes a esta instituição e à Biblioteca Nacional de Portugal.

Contribuindo para explorar a história editorial da Divina Comédia como peça fundamental da sua fortuna cultural ao longo dos séculos, a exposição pretende abrir uma janela de reflexão sobre questões mais gerais: a relação entre imagem poética, iconografia artística e simbologia religiosa, bem como a inscrição da palavra poética na memória coletiva por meio da sua transmissão material.

Porque o universo dantesco atravessa o tempo, mantendo viva e atualizada a mensagem da Divina Comédia, assinala-se ainda a presença de obras de Auguste Rodin e de René Lalique da Coleção Gulbenkian e uma escultura e desenhos de Rui Chafes, em estreita referência ao «Inferno» de Dante.


Programa paralelo

A exposição incluirá ainda um programa paralelo de visitas, conversas e um concerto.

José Tolentino de Mendonça inaugura a programação paralela a esta mostra com uma conferência, dia 23 de setembro, intitulada "Todos somos chamados a construir visões – A Divina Comédia como pedagogia do olhar".

Mais informação sobre o programa: https://gulbenkian.pt/museu/agenda/visoes-de-dante-o-inferno-segundo-botticelli/




FONTE: Gulbenkian