Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


ALEMANHA ESCOLHE PROEMINENTE POLÍTICA DO PARTIDO VERDE PARA MINISTRA DA CULTURA

2021-11-27




A Alemanha nomeou a política do Partido Verde, Claudia Roth, como a sua próxima ministra da Cultura. Ela sucederá a Monika Grütters no papel, no momento que o governo muda para uma nova coligação entre os social-democratas, verdes e democratas liberais, que juntos conquistaram a maioria nas eleições do país em setembro.

Roth, atualmente vice-presidente do Bundestag, foi presidente do Comité dos Direitos Humanos durante dois anos, antes de servir como presidente do Partido Verde de 2001 a 2002 e por mais nove anos a partir de outubro de 2004. Ela representa o Círculo eleitoral bávaro de Augsburg-Stadt, localizado fora de Munique, no Bundestag. Roth começou sua vida profissional no teatro e a certa altura dirigiu a banda de rock alemã Ton, Steine, Scherben.

A nomeação de um político experiente como ministro da Cultura demonstra a crescente importância do cargo que antes era considerado ter um papel político marginal. Roth substitui Monika Grütters, do partido União Democrática Cristã, sob o qual o papel se expandiu consideravelmente, em parte devido a um enorme aumento no orçamento anual de €155 milhões para €2,1 bilhões. O seu gabinete também supervisionou o generoso pacote de ajuda cultural Covid-19 da Alemanha.

A definitiva postura de esquerda de Roth sem dúvida causará opiniões divididas sobre a sua nomeação, e já atrai críticas da direita como ativista pelos direitos das mulheres e LGBTQ +. Os especuladores acreditam que o seu sucesso depende de ser capaz de manter um bom relacionamento com o novo chanceler Olaf Scholz dos social-democratas.


Fonte: ArtNet News