Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


UMA FEIRA DE ARTE INDEPENDENTE DEDICADA À DIVERSIFICAÇÃO DO CÂNONE DA ARTE DO SÉCULO XX

2022-05-18




Elizabeth Dee e Matthew Higgs, respectivamente fundador e conselheiro curatorial fundador da feira de arte independente de Nova York, anunciaram o lançamento de uma nova feira dedicada à arte do século XX. Programada para ocorrer simultaneamente com o Armory Show, a edição inaugural do Independent 20th Century acontecerá de 8 a 11 de setembro no Battery Maritime Building em Lower Manhattan. A participação é apenas por convite: cerca de trinta galerias foram convidadas a exibir trabalhos este ano, com foco em artistas sub-representados do século passado.

Dee, que iniciou a feira de arte independente original em 2010 para mostrar arte contemporânea, apontou para a necessidade de criar um cânone díspar no qual o trabalho feito pelos artistas de hoje possa ser rastreado. “Ao longo dos anos, houve uma mudança, com os galeristas da próxima geração a mostrarem um grupo mais diversificado de artistas e territórios, geograficamente, socialmente e politicamente”, disse ela à Artnews. "Eles olham para a frente e para trás, referindo: 'Precisamos de ter um cânone que se pareça com o nosso programa'."

Higgs, o diretor de longa data do espaço de arte alternativa de Nova York White Columns e consultor curatorial da nova feira, concordou, dizendo ao Artnet News: “Eu diria que a tendência dominante do século XXI nos últimos vinte anos tem sido a revisitação da história da arte”.

O objetivo declarado do novo esforço é ampliar o cânone para incluir artistas que historicamente foram negligenciados devido ao racismo, sexismo e outras crenças e práticas discriminatórias. Tentativas recentes de corrigir essas injustiças incluíram a reavaliação do trabalho desses artistas, levando a preços mais altos de leilão para obras anteriormente negligenciadas e uma nova atenção dada aos seus criadores. É importante notar que Dee e Higgs planeiam exibir empréstimos de museus na feira: embora não estejam à venda, essas obras estão a ser incluídas para apresentar retratos completos dos artistas cujos trabalhos estão a ser exibidos.

Entre as galerias convidadas a participar na próxima edição inaugural estão Garth Greenan, que apresenta o trabalho do pintor da AbEx Al Loving; Gordon Robichaux e Parker Gallery, que juntos exibirão trabalhos do artista multidisciplinar Gerald Jackson; e Salon 94 Design, que apresentará desenhos e móveis da escritora e ativista feminista Kate Millett.


Fonte: Artforum