Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


O MAIS RECENTE ‘SKYSPACE’ DE JAMES TURREL PRESTES A SER REVELADO

2022-06-21




'Uma jornada para um encontro eufórico': os visitantes do mais recente 'Skyspace' de James Turrell devem subir uma montanha no Colorado para vê-lo. É o primeiro "Skyspace" de montanha do artista.

O artista James Turrell, está a revelar o seu mais recente “Skyspace” – uma série de câmaras com tetos que se abrem para o céu – ao lado de uma montanha no Colorado.

O projeto, encomendado pela Historic Green Mountain Falls Foundation, é a peça central do Green Box Arts Festival da cidade, que abre no fim de semana, e será uma instalação permanente. Intitulado em homenagem à cidade do Colorado onde reside, “Green Mountain Falls Skyspace”, junta-se a mais de 85 outras instalações “Skyspace” construídas em todo o mundo, mas é a primeira situada ao lado de uma montanha, bem como a primeira no Colorado.

“Eu estava animado para trabalhar com o azul mais profundo do céu de alta altitude das Montanhas Rochosas”, disse Turrell à Town and Country.

Anunciado como “um destino de peregrinação instantânea”, o “Green Mountain Falls Skyspace” visa oferecer aos visitantes uma experiência contemplativa e meditativa. Para chegar à estrutura de 18 pés de altura, que fica perto de Colorado Springs, os visitantes devem percorrer uma nova trilha de 800 metros na Red Butte Mountain, aberta especificamente para o projeto.

“Nós imaginamos uma experiência que incluiu uma pequena caminhada (acessível a todos) que serviu como uma jornada para um encontro eufórico de arte na natureza”, disse o cofundador da Green Box, Larry Keigwin, à Artnet News por e-mail. “Desnecessário dizer que o trabalho finalizado é mais do que jamais poderíamos imaginar.”

O projeto foi desenvolvido com uma rapidez notável; a inovação foi no final de abril de 2021. (Especialmente à luz da longa tentativa de Turrell de transformar a Roden Crater do Arizona numa obra de arte, na qual ele trabalha desde 1979 e atualmente está programado para ser inaugurado em 2024.)

“O local em si foi a parte mais desafiadora da construção e instalação da obra de arte, como colocar betão, pedra natural e outros materiais na lateral do monte”, disse o diretor executivo da Green Box, Scott Levy, observando que o clima, o material e os atrasos também apresentavam dificuldades.

“O Green Mountain Falls Skyspace” é um dos raros “Skyspaces” a ser equipado com um teto retrátil no seu óculo, que protege a obra de arte das intempéries e permite que Turrell apresente espectáculos de luzes projetados a qualquer hora do dia.

Haverá espectáculos programados ao nascer e pôr do sol e shows com teto fechado, diariamente até 4 de julho, e de quinta a domingo até o final de setembro. A entrada para os espectáculos custa US$5, mas pode-se visitar gratuitamente o resto do dia. (Os hóspedes com problemas de mobilidade podem providenciar o transporte veicular com a Green Box para acessar a obra.)

Aninhada entre os pinheiros, num mirante panorâmico com vista para a cidade e o lago Gazebo, a instalação funde-se perfeitamente com a paisagem circundante e o ar fresco da montanha. A peça serve como um observatório a olho nu, aumentando a beleza natural ao enquadrar o céu em constante mudança dentro das suas fronteiras.

“Cada indivíduo experimentará o 'Skyspace' à sua maneira”, disse Levy, “mas pessoalmente, a recompensa de ser envolvido na obra de arte após a frequência cardíaca elevada da caminhada aumenta a minha própria reflexão e a natureza calmante que o 'Skyspace’ como experiência proporciona.”


Fonte: Artnet News