Links

NOTÃCIAS


ARQUIVO:

 


15 ANOS DE GUGGENHEIM BILBAO

2012-01-30




Mais de cem exposições e catorze milhões de visitantes, uma coleção própria de 124 obras de 70 artistas e um apoio social de 16.000 amigos do museu e mais de 120 membros corporativos. É o balanço de quinze anos de história de um museu que dinamizou Bilbao.

Para celebrar, foi organizado um programa de atividades multidisciplinares e para todos os públicos que decorrerá ao longo de 2012. A este calendário junta-se uma programação que estará protagonizada por figuras do panorama artístico como David Hockney, Claes Oldenburg ou Cristina García Rodero.

Como início deste ano de comemoração, o museu organizará a 17 de fevereiro uma noite de festa de carnaval que tem como tema os anos setenta e oitenta e que contará com a atuação do grupo The Groovies. Segue-se em março e abril um programa para escolas e a partir de abril diversas iniciativas com as associações de comerciantes de Bilbao e visitas VIP “não é o que vês, é o que sentesâ€. Em maio o artista Jeff Koons, autor de Puppy criará um traje especial para o cão gigante que se encontra à entrada do museu.

T-shirts desenhadas por designers locais, espetáculos de dança do Dantzaldia e do New York City Ballet, concursos para cidadãos, visitantes e jovens artistas, atividades relacionadas com gastronomia, concertos e um simpósio de arquitetura a cargo da Architectural Association School of Architecture de Londres, entre outras iniciativas, completarão a programação.

Disponível em: www.elmundo.es