Links


PREVIEW


9ª EDIÇÃO GUIDANCE – FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA CONTEMPORÂNEA | 7 A 17 FEV, GUIMARÃES

Artecapital

2019-02-06



 

A partir desta quinta-feira, 7 de fevereiro, a 9ª edição do GUIdance – Festival Internacional de Dança Contemporânea – desperta-nos para as oportunidades e possibilidades ilimitadas que a criação oferece. E assim, por cima de todo um jogo de tensões, acionado pela imperiosa necessidade de construir futuros, revelam-se riscos fundamentais de propor caminhos não esgotados, não percorridos e por isso de forma desconhecida. Victor Hugo Pontes é o coreógrafo em destaque nesta edição do festival, abrindo o evento com Drama, em estreia absoluta, e apresentando a reposição de Fuga Sem Fim, peça estreada neste mesmo palco corria o ano de 2011. O festival promove duas estreias em Portugal de companhias estrangeiras, convidando a promissora companhia Wang Ramirez para apresentar EVERYNESS e o incontornável Michael Clark que, com to a simple, rock ’n’ roll . . . song., encerrará esta edição. O corredor das estreias desta edição continua a percorrer-se de mãos dadas com os Mão Morta – banda desafiada a desenvolver um projeto inédito juntamente com a coreógrafa Inês Jacques. A marca de origem portuguesa tem presença em peso e reforça-se com as criações de Jonas & Lander, Miguel Moreira (Útero), Sara Anjo, Maurícia | Neves, Ainhoa Vidal, Joana von Mayer Trindade & Hugo Calhim Cristovão. O GUIdance propõe, desta forma, um exercício transformador e vigoroso: a suprema energia do primeiro olhar sobre a criação, com o corpo no centro. Os 11 espetáculos do programa, incluindo 6 estreias absolutas e coproduções d’ A Oficina, repartem-se por vários espaços da cidade de Guimarães até 17 de fevereiro: Centro Cultural Vila Flor, Centro Internacional das Artes José de Guimarães e Fábrica ASA. É aqui que o esplendor de uma cidade de criação se afirma, no desafio de construir um programa inesperado e quase pleno de estreias.


O punk, o drama, a pop, o surrealismo, a beleza mas também o humanismo, a fraternidade e muitas outras relações de cumplicidade, urdidas através do tempo para esta edição, mais do que controladas ou estabelecidas erguem-se contra a previsibilidade e desafiam-nos a rejeitar a ideia de que a compreensão é um dado adquirido. O GUIdance 2019 é, por isso mesmo, um grande atlas dos sentidos que permite múltiplas possibilidades de relação e de significado. Ou seja, estórias à espera de serem vividas por cada um de nós. Deste eternamente jovem festival, emerge pois um desejo: que o mundo avance por novas convicções e que a arte mantenha a sua desobediência aos padrões. É (também) neste esplendor que um território de criação se edifica, no desafio de construir um programa inesperado e quase pleno de estreias.

 

 

Drama, de Victor Hugo Pontes. Fotografia: José Caldeira

 


A 7 de fevereiro, o Drama chega ao Centro Cultural Vila Flor (CCVF) para se estrear pela mão de Victor Hugo Pontes, que prolonga, nesta nova criação, o trabalho laboratorial de procura de uma nova linguagem artística, situada algures entre a palavra e o movimento. Depois de “Se Alguma Vez Precisares da Minha Vida, Vem e Toma-a”, a partir de A Gaivota de Anton Tchekóv (estreia absoluta no GUIdance de 2016), desta feita o ponto de partida é a peça seminal de Luigi Pirandello “Seis Personagens à Procura de Um Autor”. Esta nova coreografia do criador vimaranense chega às 21h30 ao palco do Grande Auditório do CCVF.

 

 

No Fim Era o Frio, Mão Morta e Inês Jacques. Fotografia: Paulo Cunha Martins

 


O segundo dia do festival resulta de um desafio lançado pelo GUIdance à banda Mão Morta e à coreógrafa Inês Jacques para, em conjunto, desenvolverem um projeto inédito. Desta forma, um grupo de seis músicos e um grupo seis de bailarinos juntam-se para apresentar uma desconstrução do espetáculo de música e de dança. É assim No Fim Era o Frio. A banda – neste caso os Mão Morta, matéria mítica do rock português – cria o cenário onde deambulam os corpos, em movimentos imaginados por Inês Jacques. Com música original de Miguel Pedro e António Rafael e narrativa de Adolfo Luxúria Canibal, “No Fim Era o Frio” terá a sua aparição a 8 de fevereiro às 21h30 na Black Box da Fábrica ASA.


No primeiro sábado do GUIdance, dia 9, a dança tem 3 vidas, com passagens pelo Pequeno Auditório do CCVF (11h00 e 15h00), Black Box do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (18h30) e Grande Auditório do CCVF (21h30). O dia começa a sorrir para os mais novos com Um Ponto que Dança, espetáculo-oficina de Sara Anjo, a partir do livro com o mesmo nome que a artista escreveu, com ilustrações de Martina Manyà, que se desenvolve em duas partes: uma leitura encenada da obra e um conjunto de exercícios centrados na ideia de um ponto que dança para crianças e famílias. A dança avança depois para o CIAJG com a estreia absoluta de anesthetize. Há uma associação pouco óbvia entre as ideias de anestesia e movimento, mas é a partir dessa aparente contradição que a prolífica criadora Maurícia | Neves (coreógrafa e performer, mas também autora de instalações e música) fez nascer anesthetize, peça para três corpos femininos com a qual faz a sua estreia no GUIdance. Os últimos passos deste dia serão dados no palco maior do CCVF pela companhia Wang Ramirez. Autores de uma linguagem que cruza hip-hop, ballet e movimentos de artes marciais, a dupla Honji Wang e Sébastien Ramirez tem construído, desde 2010, um sólido percurso que os tem levado a alguns dos principais centros de dança mundiais. A companhia Wang Ramirez estreia-se em Portugal com EVERYNESS, peça que traz para o palco o tema das relações humanas, seja a amizade ou o amor romântico.

 

EVERYNESS, Wang Ramirez. Fotografia: Denis Kooné Kuhnert

 


A segunda ronda de espetáculos abre, tal como a primeira, com uma peça de Victor Hugo Pontes. Estreado em novembro de 2011, no CCVF, Fuga Sem Fim regressará no próximo dia 13 de fevereiro ao ponto de partida, numa remontagem encomendada pelo GUIdance 2019. Construído a partir de uma ideia de João Paulo Serafim – realizador do vídeo que acompanha a peça –, neste espetáculo Victor Hugo Pontes propõe uma reflexão sobre a ideia de fuga e o ato criativo.


Às 21h30 do dia 14 de fevereiro, outros filhos a Guimarães retornam para mais uma estreia absoluta, desta vez protagonizada pela Útero. O espetáculo Fraternidade I + II, da autoria de Miguel Moreira, é um díptico dividido por um intervalo. Como se fossem duas peças gémeas, ou o lado A e B de um disco. “Fraternidade I + II” é a Útero de Miguel Moreira a perguntar o que quer realmente dizer masculino e feminino, a partir do elo mais forte que liga os seres humanos: a fraternidade. Uma peça repleta disso mesmo, com cocriação e interpretação partilhada por Cláudia Serpa Soares, Francisco Camacho, Luís Guerra, Maria Fonseca, Miguel Moreira, Romeu Runa, Sara Garcia e Shadowmen.

 

Lento e Largo, Jonas & Lander. Fotografia: Tiago Coelho

 


No dia seguinte, à mesma hora, Jonas & Lander (Jonas Lopes e Lander Patrick) viajam até à Black Box da Fábrica ASA para revelar o seu Lento e Largo, um trabalho fabricado no Centro de Criação de Candoso, local onde decidiram aventurar-se no passado mês de novembro para uma residência artística. O interesse da dupla pela robótica enquanto elemento performativo vem de trás, mas nunca deixa de causar estranheza. Em “Lento e Largo”, os robôs que dançam são um dos elementos que contribuem para o que chamam de poética da alucinação. Inspirados pelo surrealismo, reclamam a ficção como espaço que desafia a racionalidade.


No dia de encerramento do GUIdance 2019, o festival volta a fazer uma dança a três passos, percorrendo três dos palcos pisados nesta edição. Às 11h00 e às 15h00, é tempo de navegar pelo Oceano criado por Ainhoa Vidal no Pequeno Auditório do CCVF. A poesia que se pode imaginar a partir dos animais e plantas que se encontram fundo do mar é a matéria a partir do qual se constrói este espetáculo que promete fazer sonhar crianças dos 6 meses aos 2 anos. Ao final da tarde, pelas 18h30, a peça Dos Suicidados – O Vício de Humilhar a Imortalidade de Joana von Mayer Trindade & Hugo Calhim Cristovão estreia-se na Black Box do CIAJG. O trabalho desta dupla é singular pela metodologia de trabalho assente num diálogo entre a experimentação, o pensamento e o discurso crítico. Depois de José Régio e Almada Negreiros, prosseguem a sua investigação sobre escritores portugueses, partindo agora da obra de Raul Leal.


O festival fecha o programa de espetáculos em grande forma com a Michael Clark Company a apresentar to a simple, rock ’n’ roll . . . song. pela primeira vez em Portugal. O grande iconoclasta da dança britânica, Michael Clark, estreia-se desta forma em solo nacional com uma peça em três atos que presta homenagem a três das suas fontes de inspiração musical (Erik Satie, Patti Smith e David Bowie), explorando as principais marcas da linguagem artística deste criador: o esbatimento das fronteiras entre o bailado clássico e a dança contemporânea, a moda, a música e as artes visuais. Um momento singular para testemunhar a partir das 21h30 no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor.


As essenciais atividades paralelas juntam-se ao cartaz principal ao longo de toda esta edição do GUIdance, agregando público, artistas, escolas e pensadores. Destas fazem parte as masterclasses (8 e 15 fevereiro) – experiência única de trabalho criativo que permite a bailarinos/as e alunos/as de dança de nível avançado um contacto privilegiado com alguns dos mais conceituados criadores internacionais da dança contemporânea, nesta edição orientadas pelas companhias Wang Ramirez e Michael Clark –, conferências nas escolas com Cláudia Galhós (7, 8, 13 e 14 fevereiro) – uma espécie de aula-conferência sobre a história da dança contemporânea, com a jornalista e crítica de dança, na qual se misturam olhares e processos da criação artística ao longo dos tempos – e debates (9 e 16 fevereiro) moderados pela mesma, Talks pós-espetáculo com alguns dos criadores (9, 13 e 16 fevereiro), oficinas para famílias orientadas por Ángela Diaz Quintela (10 e 17 fevereiro) – com inspiração no movimento, olhando para a arte como território de experiência e de liberdade, um diálogo entre o corpo, o museu, a memória e a imaginação – e ainda encontros que levarão Adolfo Luxúria Canibal e Victor Hugo Pontes às escolas do concelho de Guimarães, os quais assumirão o papel de Embaixadores da Dança (5 e 11 fevereiro), partilhando o seu percurso, a sua experiência de vida e as suas visões artísticas em contexto de sala de aula.


O programa completo do GUIdance pode ser consultado em www.ccvf.pt.

 

:::

 

 

GUIdance 2019 - Festival Internacional de Dança Contemporânea

 

 

PROGRAMA

 

 

Quinta 7 fevereiro, 21h30

CCVF / Grande Auditório

Drama

Victor Hugo Pontes

[ESTREIA ABSOLUTA]

 

 

Sexta 8 fevereiro, 21h30

Fábrica ASA / Black Box

No Fim Era o Frio

Mão Morta + Inês Jacques

[ESTREIA ABSOLUTA]

 

 

Sábado 9 fevereiro, 11h00 e 15h00

CCVF / Pequeno Auditório

Um Ponto que Dança

Sara Anjo

[EDUCAÇÃO E MEDIAÇÃO CULTURAL]

 

 

Sábado 9 fevereiro, 18h30

CIAJG / Black Box

anesthetize

Maurícia | Neves

[ESTREIA ABSOLUTA]

 

 

Sábado 9 fevereiro, 21h30

CCVF / Grande Auditório

EVERYNESS

Company Wang Ramirez

[ESTREIA NACIONAL]

 

 

Quarta 13 fevereiro, 21h30

CCVF / Grande Auditório

Fuga Sem Fim

Victor Hugo Pontes

[REMONTAGEM]

 

 

Quinta 14 fevereiro, 21h30

CCVF / Pequeno Auditório

Fraternidade I + II

Útero

[ESTREIA ABSOLUTA]

 

 

Sexta 15 fevereiro, 21h30

Fábrica ASA / Black Box

Lento e Largo

Jonas & Lander

[ESTREIA ABSOLUTA]

 

 

Sábado 16 fevereiro, 11h00 e 15h00

CCVF / Pequeno Auditório

Oceano

Ainhoa Vidal

[EDUCAÇÃO E MEDIAÇÃO CULTURAL]

 

 

Sábado 16 fevereiro, 18h30

CIAJG / Black Box

Dos Suicidados – O Vício de Humilhar a Imortalidade

Joana von Mayer Trindade & Hugo Calhim Cristovão

[ESTREIA ABSOLUTA]

 

 

Sábado 16 fevereiro, 21h30

CCVF / Grande Auditório

to a simple, rock ’n’ roll . . . song

Michael Clark Company

[ESTREIA NACIONAL]




Outros artigos:

2019-12-03


Miami Art Week 2019 | 2-8 Dez, Miami, EUA
 

2019-11-12


11ª edição InShadow – Lisbon ScreenDance Festival | 12 Nov a 18 Dez, Lisboa
 

2019-10-29


O Fio Invisível: Arte Contemporânea Portugal – Macau, China | 30 Out 2019 a 20 Jan 2020, UCCLA, Lisboa
 

2019-10-24


Amadora BD - Festival Internacional de Banda Desenhada - 30ª edição | 24 Out a 3 Nov, Fórum Luís de Camões, Amadora
 

2019-10-09


2a Edição Drawing Room Lisboa | 10 a 13 Outubro, Sociedade Nacional de Belas Artes
 

2019-09-10


13.ª edição MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror | 10-15 Set, Cinema S. Jorge, Lisboa
 

2019-09-06


Exposição Indústria, Arte e Letras. 250 Anos da Imprensa Nacional | 6 Set - 24 Nov, Picadeiro Real do Antigo Colégio dos Nobres, Lisboa
 

2019-06-28


Blank, de Irma Blank | 29 Jun a 8 Set, Culturgest
 

2019-06-17


AR - Festival de Cinema Argentino | 5ª edição: 20-23 Jun, Cinema São Jorge Lisboa + 1ª edição: 28-30 de Jun, Cinema Trindade, Porto
 

2019-06-03


Fernando Lemos – exposições e eventos | 4, 5, 6 Junho, vários locais, Lisboa
 

2019-05-27


Artavazd Pelechian - retrospetiva integral e masterclass | 27-31 Maio, Cinemateca Portuguesa
 

2019-04-19


DDD – Festival Dias da Dança 2019 | 24 Abr - 12 Mai, Porto, Matosinhos, Gaia
 

2019-04-10


Constelações: uma coreografia de gestos mínimos, Curadoria de Ana Rito & Hugo Barata | Inauguração 10 de Abril, 19h, Museu Colecção Berardo, Lisboa
 

2019-03-09


Lançamento do livro Atlantica: Contemporary art from Angola and its diaspora, Hangar Books | 9 Março, 16h-2h, MAAT & Espaço Espelho d’Água
 

2019-02-12


Retrospectiva "O Cinema de Michael Snow" | 16 a 28 Fev, Cinemateca
 

2019-02-06


9ª edição GUIdance – Festival Internacional de Dança Contemporânea | 7 a 17 Fev, Guimarães
 

2019-01-08


7ª edição - Encontros para Além da História | 12 e 13 Jan, CIAJG
 

2018-12-04


Field Works - Triangle Network 7ª Edição | 2 a 16 Dez, Hangar
 

2018-11-27


Parallel Review Lisboa | 28 Nov - 16 de Dez, Campo de Santa Clara, Lisboa
 

2018-11-14


LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival, 12ª edição | 16 a 25 Nov, Lisboa e Sintra
 

2018-11-06


The New Art Fest | 9 a 30 Nov, Lisboa
 

2018-11-02


FIDANC - Festival Internacional de Dança Contemporânea pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora | 31 Out a 18 Nov
 

2018-10-22


LAB#1 – « For a Brave New Brussels » ARTISTIC VERSUS TECHNOCENTRIC APPROACHES TO SMART CITIES | 22 a 26 Out, MAAT, Lisboa
 

2018-10-10


1ª edição Drawing Room Lisboa | 10 a 14 Out, Sociedade Nacional de Belas Artes
 

2018-09-26


Festival Olhares do Mediterrâneo | 27 a 30 Set, Lisboa
 

2018-09-19


9a EDIÇÃO DO BAIRRO DAS ARTES | 20 Set, Lisboa
 

2018-09-13


Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer | 14 a 22 Set, Cinema São Jorge e Cinemateca Portuguesa
 

2018-09-04


12ª edição do MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa | 4 a 9 de Setembro
 

2018-08-27


FUSO - Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa | 10.ª edição, 28 Ago > 2 Set
 

2018-08-14


Mostra Mulheres Cineastas Latino-Americanas | 7 de Agosto a 26 de Setembro no Sesc Vila Mariana
 

2018-07-16


Citemor — 40º Festival de Montemor-o-Velho | 19 Jul a 11 Ago, Coimbra, Montemor-o-Velho e Figueira da Foz
 

2018-07-02


Pieter Hugo, Between the Devil and the Deep Blue Sea - Entre a Espada e a Palavra | Inauguração 4 Jul, Museu Colecção Berardo
 

2018-05-29


Ciclo de Cinema PRIMAVERA TARDIA — (RE) VISITAÇÃO DO CINEMA JAPONÊS Da modernidade dos clássicos ao classicismo dos modernos | 31 Maio > 11 de Julho, Espaço Nimas, Lisboa
 

2018-05-24


18ª edição da Feira do Livro de Lisboa | 25 de maio a 13 de junho no Parque Eduardo VII
 

2018-05-07


24 IMAGENS – CINEMA E FOTOGRAFIA (I) | 7 a 30 de Maio, Cinemateca Portuguesa
 

2018-05-03


18.ª edição do FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas l 3 a 20 de Maio, Lisboa
 

2018-04-23


15ª edição do IndieLisboa Festival Internacional de Cinema | 26 de Abril a 6 de Maio
 

2018-04-16


Ciclo de Encontros O que é O Arquivo? - 2º Laboratório | 18, 19 e 20 Abril, Cinemateca Portuguesa
 

2018-04-09


8.ª edição Córtex – Festival de Curtas-Metragens de Sintra | 11 a 18 Abril, Sintra e Lisboa
 

2018-04-04


Encontro Silencioso (2017) de Miguel Clara Vasconcelos | Estreia 5 Abr, Cinemas
 

2018-03-25


11ª edição da Festa do Cinema Italiano | 4 a 12 Abril, Lisboa
 

2018-03-22


Conversa com Sammy Baloji e Filip de Boeck | Urban Realignments: Ethnographic and Artistic Ventures into Congo’s Cityscapes | Hangar | 24 de Março
 

2018-03-15


Lançamento Electra, revista da Fundação EDP | 17 Mar, 17h, MAAT
 

2018-03-07


CUMPLICIDADES´18 - Festival Internacional de Dança Contemporânea de Lisboa | 10 a 16 de Março
 

2018-02-28


X6 - Experiments for a non submissive body, de Túlio Rosa | 2 e 3 Março, 21h30, Rua das Gaivotas 6, Lisboa
 

2018-02-20


ARCOmadrid 2018 | 21 a 25 Fev, Feira de Madrid
 

2018-02-12


Fernando Lemos – «como, não é retrato?», antestreia do filme de Jorge Silva Melo | 15 Fev, 18h30, Fundação Calouste Gulbenkian
 

2018-02-06


Conversa sobre “Desobediência Epistémica”: Bonaventure Ndikung e Paul Goodwin | 
10 Fev, 18h, MAAT
 

2018-01-25


Pedro Cabral Santo apresenta Endless no Centro Cultural Vila Flor | 27 Janeiro, às 18h
 

2018-01-14


Ciclo de conversas Em Montagem: José Costa | 19 Jan, 21h30, Appleton Square
 

2018-01-10


Emily Wardill na Galeria Quadrum | 12 Jan, 17h-18h
 

2017-12-13


Estreia Nacional: Yvonne Rainer em Serralves | 16 e 17 de Dezembro
 

2017-11-23


Ciclo A Gulbenkian e o Cinema Português | 25 Nov a 3 Dez, Gulbenkian
 

2017-11-14


PLATAFORMA REVÓLVER | Inauguração: 16 Nov, 22h, Edifício Transboavista, Lisboa
 

2017-11-02


FÓRUM DO FUTURO | 5 a 11 de Novembro, vários locais no Porto
 

2017-10-24


IV MOSTRA DE CINEMA OLHARES SOBRE ANGOLA | 25 e 26 de Outubro, HANGAR
 

2017-10-16


4.º Colóquio A DANÇA NA ARTE: PERSPETIVAS ESTÉTICAS, HISTÓRIA E ESTÓRIAS DA DANÇA NO CONTEXTO CRIATIVO DA MODERNIDADE (SÉC. XVI-XVIII) E CONTEMPORANEIDADE (XIX-XXI) | 21 Out, Escola Artística​ d
 

2017-10-10


METABOLIC RIFTS I | 14 Out, 14h30, Auditório de Serralves
 

2017-10-02


18ª edição Festa do Cinema Francês | 5 Out > 12 Nov, Vários locais
 

2017-09-25


Festival Silêncio | 28 Set > 1 Out, Zona do Cais do Sodré
 

2017-09-19


Plataforma Revólver - Novo ciclo de exposições | Inauguração: 21 Set, 22h, Edifício Transboavista, Lisboa
 

2017-09-11


Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer | 15 a 23 de setembro, Cinema São Jorge
 

2017-08-29


VICENTE´17, Do silêncio dos Corvos, Animal Vicente | Inauguração: 2 Set - 18h, Ermida Nossa Senhora da Conceição em Belém, Lisboa
 

2017-08-21


FUSO 2017 - ANUAL DE VÍDEO ARTE INTERNACIONAL DE LISBOA, 22 a 27 Agosto
 

2017-07-12


XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira | 15 Jul a 16 Set, Vila Nova de Cerveira
 

2017-06-28


AR - 3° Festival de Cinema Argentino | 30 Jun > 9 Jul, Lisboa
 

2017-06-19


4ª edição da Semana Acesso Cultura | 19 > 25 Jun, Lisboa
 

2017-06-14


UNDERSCORE - Festival de Música, Som, Imagem em Movimento e Arquivo | 13 a 17 de Jun, Lisboa
 

2017-06-06


InArt - Abertura oficial: Concerto e Performance | 6 a 11 Jun, Teatro São Luiz
 

2017-05-31


Seminário InArt - Intersecção de Experiências Práticas e Teóricas na Arte Participativa | 2 Jun, Fundação Portuguesa das Comunicações
 

2017-05-23


Ciclo de Conferências da exposição O mais profundo é a pele | 27 Mai, 18h30, Palácio Pombal, Lisboa
 

2017-05-17


ARCOlisboa 2017 | 18 a 21 de maio, Cordoaria Nacional
 

2017-05-03


IndieLisboa 2017 | 3 a 14 Maio
 

2017-04-28


“A Desmontagem” da exposição de Los Carpinteros | 1 Maio, Carpintarias de São Lázaro
 

2017-04-18


Lançamento do Catálogo LOS CARPINTEROS | 21 Abril, Carpintarias de São Lázaro
 

2017-04-10


Projecto P! Performance na Esfera Pública | 10>14 Abr, Lisboa
 

2017-04-05


documenta 14 | 8 Abr, Atenas
 

2017-03-28


Terra Incógnita, de Inez Teixeira | Inaugura 30 de Março, 18h30, Fundação Portuguesa das Comunicações
 

2017-03-20


Ciclo de encontros O que é o Arquivo? | 23 a 25 de Março, Museu Calouste Gulbenkian
 

2017-03-15


BoCA – Biennial of Contemporary Arts | Abertura 17 Mar, Lisboa e Porto
 

2017-03-07


Álvaro Siza Vieira: Visões da Alhambra | Inauguração 7 Mar, Biblioteca de Serralves
 

2017-02-28


Conferência Curatorial Practices at Moderna Museet, Stockholm, Sweden, 1956-2016 Curators, Collections, Exhibitions and Architecture | 8 Mar, 18h, FCSH
 

2017-02-21


ARCOmadrid 2017 | 22-26 Fev, Madrid
 

2017-02-14


Córtex – Festival de Curtas Metragens de Sintra | 16>19 Fev, Centro Cultural Olga Cadaval
 

2017-02-08


"Visão Yanomami" de Claudia Andujar | 11 Fev 17h, Arquivo Municipal de Lisboa - Fotográfico
 

2017-01-31


José de Almada Negreiros: uma maneira de ser moderno | 3 Fev>5 Jun, Museu Calouste Gulbenkian
 

2017-01-24


1º ciclo expositivo de 2017 | 28 Jan, Centro Internacional das Artes José de Guimarães
 

2017-01-17


14.ª edição da KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã | 19 Jan-3 Fev
 

2017-01-09


ROI SOLEIL, Performance e exposição individual | 13 Jan, Galeria Graça Brandão
 

2017-01-04


Este Lugar Lembra-te Algum Sítio? | Inauguração 7 Jan, Círculo Sereia, Coimbra
 

2016-12-20


The Legendary Tigerman, Fuck Christmas Baby, I got the Blues | 23 e 25 Dez
 

2016-12-14


Seminário Harun Farocki e a Visualidade Pós-Media – Entre a Percepção Sintética e a Neocibernética | 14, 15 e 16 Dez, FBAUL
 

2016-12-06


RED AFRICA - Things Fall Apart, na Galeria Avenida da Índia | Inauguração: 7 de Dezembro, 19h
 

2016-11-23


Estética, Propaganda e Utopia no Portugal de António Ferro | Inauguração: 26 Nov, Livraria Sá da Costa
 

2016-11-15


From A to C; This Being B | Inauguração: 17 Nov, Manchester
 

2016-11-07


Miguel Branco em Paris - 2 exposições | Inauguração 8 Nov
 

2016-10-31


ESTÓRIAS: PORTUGAL-ÁFRICA - Natureza Morta. Visages d’une Dictature, de Susana de Sousa Dias | 1 Nov, CAPC
 

2016-10-25


14ª edição do Festival Temps d´Image - 27 Out > 10 Dez, Lisboa
 

2016-10-18


14ª edição Doclisboa – Festival Internacional de Cinema | 20 a 30 Out
 

2016-10-11


7.ª edição da «Abertura de Ateliês de Artistas» | 14>16 Out, Lisboa
 

2016-10-03


MAAT - inauguração do novo edifício | 5 Out
 

2016-09-20


26ª edição Encontros da Imagem | 20 Set>5 Nov
 

2016-09-13


Queer Lisboa 20 – Festival Internacional de Cinema Queer | 16>24 Set
 

2016-08-30


MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa | 1>11 Set
 

2016-08-23


8ª edição de FUSO – Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa | 23>28 Ago
 

2016-08-03


CITEMOR: Festival de Montemor-o-Velho arranca a 5 de Agosto em Coimbra
 

2016-07-14


Estudos para um céu, de Michael Biberstein | 16 Jul, FASVS
 

2016-07-05


Eu não evoluo, viajo, retrospectiva de José Escada | Inauguração: 8 Jul, 18h30, Museu Calouste Gulbenkian
 

2016-06-29


MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia | Apresentação e inauguração de 4 exposições, 29 Jun - 19h
 

2016-06-21


Loveable, de Plataforma285 | 24>28 Jun, Culturgest
 

2016-06-15


Dragon´s Lair, de Pedro Cabral Santo | 18 Jun, Travessa da Ermida
 

2016-05-30


PHotoEspaña 2016 | 1 Jun>28 Ago
 

2016-05-24


ARCOlisboa | 26-29 Maio, Cordoaria Nacional
 

2016-05-18


NOVO BANCO Photo 2016 - Inauguração: 18 Mai, 19h, Museu Colecção Berardo
 

2016-05-17


A saltar do livro. Livros Pop-Up | Inauguração: 17 Mai, 18h30. Biblioteca Nacional de Portugal
 

2016-05-03


Não te faltará a distância. Uma exposição em quatro passos - Rui Chafes | 5 Mai > 1 Jul, Igreja de São Cristóvão
 

2016-04-27


Gala de Jérôme Bel | Teatro Maria Matos | 27 a 29 de Abril, às 21h30
 

2016-04-25


Maxamba, de Suzanne Barnard e Sofia Borges | Indie Lisboa 2016: 30 Abr
 

2016-04-22


You disappeared in complete silence, de Christiane Peschek / Inauguração: 22 Abr, 19h
 

2016-04-12


Inquéritos ao Território: Paisagem e Povoamento | Museu Nacional de Etnologia, 14 Abr>16Out, 2016
 

2016-04-05


Um apartamento à Estrela - Mobiliário de Miguel Jacobetty | Inauguração 7 Abr, Galeria Bessa Pereira
 

2016-03-28


preso por ter cão / preso por não ter | Conferências, 1>29 Abr, fundação carmona e costa
 

2016-03-16


Michael Clark Company, 19 e 20 Mar, Casa de Serralves
 

2016-03-08


FACA 2016 - Festa de Antropologia Cinema e Arte, 10>12 Março
 

2016-03-01


CUMPLICIDADES - Festival Internacional Dança Contemporânea de Lisboa, 4>19 Mar
 

2016-02-23


ARCOmadrid 2016 Edição | 24-28 Fev
 

2016-02-18


veículo de intimidade – hoje Programação especial Ernesto de Sousa | 19 e 20 Fev, Museu Colecção Berardo
 

2016-01-26


KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã | 27 Jan > 4 Fev
 

2016-01-12


JOSÉ OITICICA FILHO - Retrospectiva, 16 Jan > 12 Mar, Galeria Índica, Rio de Janeiro
 

2016-01-06


A IMPORTÂNCIA DE SER AGUSTINA BESSA LUÍS, de Miguel Bonneville | 8>10 Jan, Teatro Taborda
 

2015-12-16


GENTILEZA DE UM GIGANTE, de Gustavo Ciríaco | 18 > 19 de Dez
 

2015-12-08


4ª Edição dos Encontros para Além da História | 10 > 12 Dez
 

2015-11-30


Festival Porto/Post/Doc | 1 a 8 de Dezembro, Porto
 

2015-11-23


6ª Feira do Livro de Fotografia de Lisboa - Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, 27 a 29 Nov
 

2015-11-16


Novas exposições na Plataforma Revólver | Inauguração 18 Nov
 

2015-10-28


Anozero: Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra | 31 Out > 29 Nov
 

2015-10-21


Interregnum, de Stan Douglas | Inauguração: 21 Out, 19h
 

2015-10-13


HELENA ALMEIDA: A MINHA OBRA É O MEU CORPO, O MEU CORPO É A MINHA OBRA | Inauguração: 16 OUT 22h, Serralves
 

2015-10-07


16ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS | 8 Out > 29 Nov
 

2015-09-29


Festival Internacional Filmes sobre Arte em Portugal | ZDB, 1>4 Out
 

2015-09-22


Festival Internacional de Fotografia Encontros da Imagem 2015 | 23 Set a 1 Nov
 

2015-09-16


Novas exposições na Plataforma Revólver | Inauguração 17 Set
 

2015-09-09


Disorder, Caio Reisewitz | 9 Set>31 Out, Maison Européenne de la Photographie
 

2015-08-24


FUSO – ANUAL DE VÍDEO ARTE INTERNACIONAL DE LISBOA | 25 AGO > 30 AGO
 

2015-07-14


XVIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira - 18 Jul > 19 Set
 

2015-07-06


Colecção Jardins da Vitória | Inauguração 8 de Julho
 

2015-06-30


Festival Silêncio, 2>5 de Julho, Cais do Sodré
 

2015-06-22


Colóquio O QUE É A ARTE? | 26 de Jun
 

2015-06-16


ART BASEL | 16 a 21 Jun
 

2015-06-02


MARLENE DUMAS - 31 Mai > 6 Set | Fundação Beyeler, Suiça
 

2015-05-25


28 DE MAIO, NOVAS EXPOSIÇÕES NA PLATAFORMA REVÓLVER
 

2015-05-18


Inauguração: HANGAR, Centro de Investigação Artística – 22 Maio
 

2015-05-12


AR - Festival de Cinema Argentino | 14 a 17 de Maio, Cinema S. Jorge
 

2015-05-05


GENDER TROUBLE, Performance, Performatividade e Política de Género | 5 Maio a 24 Junho
 

2015-04-27


Tesouros da Fotografia Portuguesa do Século XIX, Museu do Chiado
 

2015-04-20


Art Brussels | 24 a 27 de Abril, Bruxelas
 

2015-04-14


POGO: A Oeste nada de novo | 15 a 18 Abr, Caldas da Rainha
 

2015-04-06


O Homem que Emprestava Sorrisos, de António Saragoça | 10 a 24 de Abril, Pickpocket Gallery
 

2015-03-30


Coleção Design Português - 8 volumes
 

2015-03-23


OS CINEMAS DAS INDEPENDÊNCIAS AFRICANAS - 25 e 26 Mar, FLUL
 

2015-03-16


IMAGENS MIGRATÓRIAS #2 - BENJAMIN VERDONCK | Rivoli, Porto, 21 Mar
 

2015-03-10


CUMPLICIDADES - Festival Internacional Dança Contemporânea de Lisboa, 13>29 Mar
 

2015-03-02


You Love Me, You Love Me Not - Arte contemporânea na Coleção Sindika Dokolo, 5 Mar a 10 Mai, Porto
 

2015-02-25


ARCOmadrid 2015 - 25 Fev a 1 Mar
 

2015-02-24


Lançamento do livro Pogo - um ajuste de contas com o futuro, 24 de Fev, Livraria Ler Devagar
 

2015-02-17


A TECEDURA DO CAOS, de Tânia Carvalho - TAGV e Teatro Maria Matos
 

2015-02-09


Córtex - Festival de Curtas-Metragens de Sintra, 12>15 Fev
 

2015-02-03


Lançamento: partir por todos os dias, de José Maçãs de Carvalho - Ler Devagar
 

2015-01-26


Como se pronuncia design em português? - Exposição MUDE
 

2015-01-19


KINO – MOSTRA DE CINEMA DE EXPRESSÃO ALEMÃ, Lisboa, Porto e Coimbra
 

2015-01-13


O TEMPO E O MODO, PARA UM RETRATO DA POBREZA EM PORTUGAL - Hospital Júlio de Matos
 

2015-01-05


O QUE É A ARTE? 2.ª EDIÇÃO - Museu Coleção Berardo
 

2014-12-30


ÁJAX POR EXEMPLO e outros textos de Heiner Müller - Teatro da Politécnica
 

2014-12-22


Mr. Turner, de Mike Leigh - Estreia 25 de Dezembro
 

2014-12-15


Ro.ger, de Carlota Lagido - Teatro da Politécnica
 

2014-12-09


Uma Noite na Praia, de São José Correia - Estreia 11 Dezembro
 

2014-12-02


InShadow - 6.0 Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias - Lisboa
 

2014-11-24


Escola de Artes Visuais do Parque Lage - EAVerão 2015
 

2014-11-17


FESTA DO CINEMA ROMENO - Culturgest
 

2014-11-11


GALERIA DAS SALGADEIRAS: INAUGURAÇÃO DO NOVO ESPAÇO
 

2014-11-04


Lisbon & Estoril Film Festival | 7 e 16 de Novembro
 

2014-10-27


O GRANDE KILAPY DE ZÉZÉ GAMBOA - ESTREIA CINEMA CITY ALVALADE
 

2014-10-20


I CONGRESSO INTERNACIONAL ARTE E GÉNERO? | 22 a 24 Out
 

2014-10-13


Abertura dos Ateliês de Artistas (AAA) - 5ª Edição
 

2014-10-06


NA SUPERFÍCIE: FOTOGRAFIA E ARQUITECTURA, ATRAVESSANDO FRONTEIRAS E DESLOCANDO LIMITES
 

2014-09-30


PRÓXIMOS LANÇAMENTOS DA DAFNE EDITORA - PORTO
 

2014-09-23


CIRCULAR FESTIVAL DE ARTES PERFORMATIVAS - 10ª EDIÇÃO, VILA DO CONDE
 

2014-09-15


ART EDIFÍCIO TRANSBOAVISTA APRESENTA SETE NOVAS EXPOSIÇÕES
 

2014-09-08


FESTIVAL TODOS – CAMINHADA DE CULTURAS, LISBOA
 

2014-09-02


31ª BIENAL DE SĀO PAULO
 

2014-08-25


FUSO – ANUAL DE VÍDEO ARTE INTERNACIONAL DE LISBOA
 

2014-08-18


Novas exposições no Inhotim | Brasil
 

2014-07-30


EDINBURGH FESTIVAL FRINGE - Edimburgo, Escócia
 

2014-07-22


O RESPEITO E A DISCIPLINA QUE A TODOS SE IMPÕE. MOBILIÁRIO PARA EDIFÍCIOS PÚBLICOS EM PORTUGAL (1934-1974) | MUDE
 

2014-07-15


Walk&Talk– Festival Internacional de Arte Pública dos Açores
 

2014-07-07


Est Art Fair – International Contemporary Art Fair | Centro de Congressos do Estoril
 

2014-07-03


Dissecção, de Alexandre Farto | Museu da Electricidade
 

2014-06-19


Manifesta 10 | São Petersburgo
 

2014-06-10


14ª Bienal Internacional de Arquitectura de Veneza
 

2014-06-02


Metropolitana - Temporada 2014-2015
 

2014-05-27


BES Photo: Délio Jasse, José Pedro Cortes e Letícia Ramos | Museu Colecção Berardo
 

2014-05-19


CHOICES Collectors Weekend - Palais de Beaux-Arts, Paris
 

2014-05-05


Revista Marte #5: Colóquio Os Processos da Arte
 

2014-04-22


IndieMovingImage - Indie Lisboa 2014
 

2014-04-15


Ângela Ferreira, Indépendance Cha Cha
 

2014-04-08


Jean Paul Gaultier no Barbican Centre
 

2014-03-31


A Visão Incorporada: Performance para a Câmara - MNAC
 

2014-03-26


GEORGES DIDI-HUBERMAN: Universidade de Coimbra e Museu de Serralves
 

2014-03-18


ARTISTA NA CIDADE: Forced Entertainment na Culturgest
 

2014-03-13


Ciclo Paulo Rocha e Fernando Lopes - Uma Espécie de Gémeos Diferentes
 

2014-03-03


FACA – Festa de Antropologia Cinema e Arte
 

2014-02-26


IN MEDIAS RES, de Luciana Fina - Cinemateca
 

2014-02-17


ARCO Madrid 2014 – Feira Internacional de Arte Contemporânea
 

2014-02-12


Sobre o trabalho da montagem em artistas que usam o filme - Culturgest
 

2014-02-05


Cabaret Vicente - São Luíz Teatro Municipal
 

2014-01-30


Carla Filipe – Museu Berardo
 

2014-01-24


Joan Fontecuberta – Maison Européenne de la Photographie
 

2014-01-09


Harvard na Gulbenkian – Pensar através do cinema
 

2013-11-28


EXD'13 - LOUNGING SPACE EM DESTAQUE
 

2013-10-25


DOCLISBOA’13
 

2013-10-01


CICLO DE CONFERÊNCIAS NOVAS PERSPETIVAS EM SERRALVES
 

2013-09-24


LISBON WEEK: EXPOSIÇÕES, CONCERTOS E PALESTRAS
 

2013-09-12


Doc’s Kingdom - Seminário Internacional sobre Cinema Documental
 

2013-08-27


Bienal Internacional de Curitiba
 

2013-08-05


“Corta Luz”, de Luiza Baldan - Pivô
 

2013-07-04


Três novas exposições em Serralves
 

2013-06-03


O Consumo Feliz: o século XX pelos “olhos” da publicidade
 

2013-05-07


EXD’13 - As novidades da 8ª edição
 

2013-05-04


'Thumbnails e Modelos' de Eduardo Batarda
 

2013-04-12


‘Fausto’, de Aleksandr Sokurov
 

2013-03-05


'Laurence para sempre', de Xavier Dolan
 

2013-02-05


Sobre Julião Sarmento
 

2013-01-28


'Freak Out' de Ricardo Angélico
 

2013-01-14


'Um chá para Alice'
 

2013-01-02


A imagem técnica e as suas crenças. A confiança visual na era digital
 

2012-12-11


‘Amor’, de Michael Haneke
 

2012-12-05


'César deve morrer', de Paolo e Vittorio Taviani
 

2012-11-26


10 anos de Baginski
 

2012-11-20


‘Poética da dança contemporânea’, de Laurence Louppe
 

2012-11-13


Riso: Uma exposição a sério
 

2012-10-29


Lisbon & Estoril Film Festival: e já lá vão seis anos...
 

2012-10-18


De Sensu et Sensato
 

2012-09-27


Hélio Oiticica – Museu é o Mundo
 

2012-09-26


Do real ao metafórico: assim é Verde
 

2012-09-25


Usura de Paulo Nozolino