Links


PREVIEW


O HOMEM QUE EMPRESTAVA SORRISOS, DE ANTÓNIO SARAGOÇA | 10 A 24 DE ABRIL, PICKPOCKET GALLERY

Artecapital

2015-04-06



 
“O Homem que Emprestava Sorrisos”, de António Saragoça, é a exposição que encerra, por agora e nos moldes em que tem funcionado, a Pickpocket Gallery. Criada em 2010, a Pickpocket Gallery dedicou-se a divulgar projectos fotográficos que não encontram espaço nos circuitos convencionais, apostando em artistas das mais variadas proveniências e experiências, relevando de igual forma fotógrafos com sólido curriculum (nacional e internacional) e artistas absolutamente desconhecidos. A Pickpocket Gallery procurou assim valorizar a fotografia enquanto forma de expressão nas suas diferentes vertentes e suportes, dando algum relevo a formatos e géneros menos convencionais como a Polaroid e a Found Photography.


Encerra agora os seus 4 anos de actividade com uma exposição que paralelamente foi acompanhando o projecto, à espera de mostrar o espólio do fotógrafo rural António José Lima Saragoça.

 

:::

 

 



António Saragoça, um fotógrafo espontâneo

É certo que cada pessoa é inigualável e cada artista tem o seu próprio universo, que nos pode deixar visitar, para nosso privilégio. Porém, o António Saragoça, mais do que qualquer outro que terá passado pelas paredes da Pickpocket, incorporou a sua vivência ao acto de fotografar e aceitou que a fotografia se imiscuísse na sua vida com uma humanidade e permeabilidade apenas comparável com a que a sua própria comunidade assimilou o Saragoça fotógrafo.
A amostra do obra que agora apresentamos representa apenas uma pequeníssima parte do seu trabalho de anos em que registou o quotidiano de uma pequena comunidade onde ele era o único fotografo. As suas imagens mostram-nos um Portugal que agora parece distante e porém tão próximo, onde uma comunidade crescia como podia, apertada com dificuldades de todo o tipo. Nessas imagens, tão portuguesas e tão universais, vêem-se com cristalina claridade e impressionante vivacidade os sonhos, a dor, a alegria e as contradições de que a vida é pródiga, numa vila alentejana dos anos 60. O olhar de Saragoça não é diferente do olhar dos personagens das suas fotografias: são cúmplices de uma vivência comum e assim interpelam com toda a proximidade possível o outro, numa ligação de olhares mediada naturalmente pelo aparelho fotografico, mas nem por isso colocando o fotografado como um sujeito distante do fotografo, nem vice-versa. As poderosas imagens de Saragoça lembram-nos, uma vez mais, que a magia da fotografia pode ocorrer precisamente quando ela não se impõe como intermediário e apenas deixa a vida fluir.


E um fundador inesperado

Em Agosto de 2010, um telefonema da Ana Saragoça dá um empurrão definitivo para a criação daquilo que viria a ser brevemente a Pickpocket Gallery. Nessa altura questionava-me se valeria a pena o esforço de criar um espaço dedicado exclusivamente a fotografia que acolhesse de forma des-sacralizada trabalhos de todo o tipo, desde fotografia vernacular a instalações fotográficas e que desse atenção a autores desconhecidos bem como a formatos e projectos menos "convencionais". Nesse telefonema, a Ana, filha do Antonio Saragoça, pede-me um conselho sobre o que fazer com uma mala com negativos que tinha em casa. E quando me explica do que se trata, trato imediatamente de comprar um scanner de negativos para literalmente fazer passar de novo luz por essas imagens. Quando fizemos o scan da primeira imagem, escolhida aleatoriamente de entre milhares de negativos de médio formato, fiquei rendido à singularidade e tremendo valor do que tínhamos na mão. Essa imagem, numa primeira avaliação rápida olhando para o negativo, revelava uma aparente e banal situação de casamento. Mas ao ver a imagem positiva no computador, uma saída de noivos à porta de uma igreja rodeados pelos seus convidados, reparo num detalhe aparentemente banal para os fotografados, e por isso altamente electrizante: entre noivos a preceito e convidados de fato, notoriamente vestidos como melhor podiam, existem pessoas sem sapatos. Um pequeno detalhe e no entanto tão significativo e representativo de uma certa vivência na época. O entusiasmo que imediatamente se nos apoderou para "recuperar" todas as imagens do Antonio Saragoça foi grande e consolidou de imediato o meu desejo de criar um novo espaço em Lisboa para a "descoberta" de projectos fotográficos e novos e velhos fotógrafos, aumentando as parquissimas oportunidades de que isso suceda num país pouco interessado pela fotografia. Um mês depois abri a galeria em Santa Apolonia. A Ana continuou o seu trabalho de meses a recuperar as imagens do pai e fomos ambos alimentando a ideia de que um dia eu podería fazer algo em grande com esse trabalho. A pompa e circunstância acabou por nunca acontecer, mais por falta de recursos do que por vontade. E agora que provavelmente se encerrará em breve a aventura que foi a existência da Pickpocket, torna-se obrigatório trazer o Antonio Saragoça às paredes deste espaço. Tenho a certeza que será uma surpresa agradável a descoberta deste fotografo, que tanta gente feliz fez em Vila Nova da Baronia e que, sem o saber, foi parte responsável pela criação da Pickpocket Gallery.


Rui Poças

 

 

Mesmo antes de ter começado a fotografar profissionalmente, sempre que tinha uma máquina e via uma coisa que me interessava, fotografava. Eu imaginava que aquilo que estava a fotografar ficava bonito.

António Saragoça

 

António José Lima Saragoça nasceu a 11 de Setembro de 1941, em Viana do Alentejo, onde viveu com a família materna até aos 12 anos, idade com que foi morar com o pai, comerciante em Vila Nova da Baronia, no concelho de Alvito.

Aos 14 anos, tendo observado que os moradores de Vila Nova tinham de se deslocar a Évora para tirar as indispensáveis fotografias tipo-passe, decidiu passar a fornecer esse serviço, na esperança de poder ganhar algum dinheiro. Comprou uma máquina Zeiss-Ikon pela verdadeira fortuna de novecentos escudos, mas o investimento compensou: em breve ganhou o bastante para comprar um casaco e uma gravata que emprestava aos seus clientes – nas fotos tipo-passe esse trajo era obrigatório para os homens e poucos possuiam tais acessórios.

Sendo o pai correspondente do Diário de Notícias na região – mais tarde ele viria a suceder-lhe – o jornal desportivo pertencente a esse jornal convidou-o para fotografar os jogos de futebol da 1.ª Divisão em Évora, acontecimentos frequentes, uma vez que o Lusitano jogava na 1.ª Liga. Isso levou-o a fotografar também para outros jornais: O Século, Diário de Notícias, Mundo Desportivo e o bejense Diário do Alentejo.

À Zeiss-Ikon juntou-se uma Rolleiflex, e às fotos-tipo passe juntou-se o registo de praticamente todos os momentos de uma vila alentejana ao longo de duas décadas: casamentos, baptizados, procissões, cerimónias oficiais, festas, bailes, e até funerais. O estúdio era a sua própria casa ou a dos fotografados, mas existem também muitos registos de ofícios do quotidiano, passeios pelos campos, animais de estimação, namoros à janela.

António Saragoça tornou-se um fotógrafo empático, querido de toda a sua clientela; gostava particularmente de fotografar crianças e de captar com a sua lente a expressão mais interessante dos fotografados. O seu sentido de humor contagiante nunca deixava de resultar na hora de ‘tirar um retrato’. Mas esta caixa revela-nos muito mais do que histórias de indivíduos. Retrata uma década muito específica, a de 60, em que Portugal era oficialmente um jardim à beira-mar plantado, cujo povo se deleitava nas simples alegrias da pobreza, uma pobreza sempre muito asseada e bem-cheirosa. As fotografias de António Saragoça mostram-nos a bela escola primária de Vila Nova – e os alunos ocultando sem sucesso os pés descalços e imundos debaixo das mesas; mostram-nos as casas míseras de famílias cujas fotografias tirou para mandar aos soldados no Ultramar; mostram noivas pobres e outras menos pobres. Sem nunca ter uma preocupação declaradamente social, a sua própria origem levava-o a uma solidariedade natural para com os deserdados, e as suas fotografias demonstram-no melhor do que qualquer manifesto.
Só muito mais tarde, já em Lisboa e fotógrafo de publicidade, teve a noção de que o que fazia era uma forma de arte. A sua intenção sempre tinha sido, em primeiro lugar, fazer com que os fotografados ficassem felizes e se sentissem bem com o resultado do seu trabalho.

Eu chamo-me Ana, e sou filha do António. O meu pai deu-me há muito a guardar esta caixa que mandou fazer especialmente para os seus clichés, os únicos que se conservaram do seu trabalho no Alentejo. Demorei anos a abrir a caixa, e mais anos ainda a partilhar o seu conteúdo com o Rui Poças. Quando, obedecendo a uma ordem imperiosa do Rui, digitalizei gradualmente estes negativos, demo-nos ambos conta de que tínhamos descoberto um tesouro, uma cápsula de tempo – de tal modo poderosa que desencadeou o projecto da abertura de uma galeria, a Pickpocket. Quando lhe falámos numa exposição, a primeira reacção do meu pai foi de estranheza. Depois, sentado ao computador, vendo fotografias que já nem se lembrava de ter tirado, também ele se redescobriu, sorrindo, rindo e chorando repetidas vezes perante o trabalho daquele jovem que não se recordava de ser. Perante o artista que era.

Ao contrário do António, que por razões de saúde perdeu a voz com que despertava o brilho interior dos seus modelos, as suas fotografias falam mais eloquentemente do que nunca.

 

(Parte deste texto foi escrito com base numa entrevista de António Pires a António Saragoça.)

 

Ana Saragoça


>>>

O Homem que Emprestava Sorrisos, de António Saragoça
10 a 24 de Abril | Quarta a Sábado, das 16h às 20h
Inauguração: 10 de Abril, pelas 18h

Pickpocket Gallery
Site: http://www.pickpocketgallery.com
Facebook: www.facebook.com/pickpocketgallery




Outros artigos:

2018-11-14


LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival, 12ª edição | 16 a 25 Nov, Lisboa e Sintra
 

2018-11-06


The New Art Fest | 9 a 30 Nov, Lisboa
 

2018-11-02


FIDANC - Festival Internacional de Dança Contemporânea pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora | 31 Out a 18 Nov
 

2018-10-22


LAB#1 – « For a Brave New Brussels » ARTISTIC VERSUS TECHNOCENTRIC APPROACHES TO SMART CITIES | 22 a 26 Out, MAAT, Lisboa
 

2018-10-10


1ª edição Drawing Room Lisboa | 10 a 14 Out, Sociedade Nacional de Belas Artes
 

2018-09-26


Festival Olhares do Mediterrâneo | 27 a 30 Set, Lisboa
 

2018-09-19


9a EDIÇÃO DO BAIRRO DAS ARTES | 20 Set, Lisboa
 

2018-09-13


Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer | 14 a 22 Set, Cinema São Jorge e Cinemateca Portuguesa
 

2018-09-04


12ª edição do MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa | 4 a 9 de Setembro
 

2018-08-27


FUSO - Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa | 10.ª edição, 28 Ago > 2 Set
 

2018-08-14


Mostra Mulheres Cineastas Latino-Americanas | 7 de Agosto a 26 de Setembro no Sesc Vila Mariana
 

2018-07-16


Citemor — 40º Festival de Montemor-o-Velho | 19 Jul a 11 Ago, Coimbra, Montemor-o-Velho e Figueira da Foz
 

2018-07-02


Pieter Hugo, Between the Devil and the Deep Blue Sea - Entre a Espada e a Palavra | Inauguração 4 Jul, Museu Colecção Berardo
 

2018-05-29


Ciclo de Cinema PRIMAVERA TARDIA — (RE) VISITAÇÃO DO CINEMA JAPONÊS Da modernidade dos clássicos ao classicismo dos modernos | 31 Maio > 11 de Julho, Espaço Nimas, Lisboa
 

2018-05-24


18ª edição da Feira do Livro de Lisboa | 25 de maio a 13 de junho no Parque Eduardo VII
 

2018-05-07


24 IMAGENS – CINEMA E FOTOGRAFIA (I) | 7 a 30 de Maio, Cinemateca Portuguesa
 

2018-05-03


18.ª edição do FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas l 3 a 20 de Maio, Lisboa
 

2018-04-23


15ª edição do IndieLisboa Festival Internacional de Cinema | 26 de Abril a 6 de Maio
 

2018-04-16


Ciclo de Encontros O que é O Arquivo? - 2º Laboratório | 18, 19 e 20 Abril, Cinemateca Portuguesa
 

2018-04-09


8.ª edição Córtex – Festival de Curtas-Metragens de Sintra | 11 a 18 Abril, Sintra e Lisboa
 

2018-04-04


Encontro Silencioso (2017) de Miguel Clara Vasconcelos | Estreia 5 Abr, Cinemas
 

2018-03-25


11ª edição da Festa do Cinema Italiano | 4 a 12 Abril, Lisboa
 

2018-03-22


Conversa com Sammy Baloji e Filip de Boeck | Urban Realignments: Ethnographic and Artistic Ventures into Congo’s Cityscapes | Hangar | 24 de Março
 

2018-03-15


Lançamento Electra, revista da Fundação EDP | 17 Mar, 17h, MAAT
 

2018-03-07


CUMPLICIDADES´18 - Festival Internacional de Dança Contemporânea de Lisboa | 10 a 16 de Março
 

2018-02-28


X6 - Experiments for a non submissive body, de Túlio Rosa | 2 e 3 Março, 21h30, Rua das Gaivotas 6, Lisboa
 

2018-02-20


ARCOmadrid 2018 | 21 a 25 Fev, Feira de Madrid
 

2018-02-12


Fernando Lemos – «como, não é retrato?», antestreia do filme de Jorge Silva Melo | 15 Fev, 18h30, Fundação Calouste Gulbenkian
 

2018-02-06


Conversa sobre “Desobediência Epistémica”: Bonaventure Ndikung e Paul Goodwin | 
10 Fev, 18h, MAAT
 

2018-01-25


Pedro Cabral Santo apresenta Endless no Centro Cultural Vila Flor | 27 Janeiro, às 18h
 

2018-01-14


Ciclo de conversas Em Montagem: José Costa | 19 Jan, 21h30, Appleton Square
 

2018-01-10


Emily Wardill na Galeria Quadrum | 12 Jan, 17h-18h
 

2017-12-13


Estreia Nacional: Yvonne Rainer em Serralves | 16 e 17 de Dezembro
 

2017-11-23


Ciclo A Gulbenkian e o Cinema Português | 25 Nov a 3 Dez, Gulbenkian
 

2017-11-14


PLATAFORMA REVÓLVER | Inauguração: 16 Nov, 22h, Edifício Transboavista, Lisboa
 

2017-11-02


FÓRUM DO FUTURO | 5 a 11 de Novembro, vários locais no Porto
 

2017-10-24


IV MOSTRA DE CINEMA OLHARES SOBRE ANGOLA | 25 e 26 de Outubro, HANGAR
 

2017-10-16


4.º Colóquio A DANÇA NA ARTE: PERSPETIVAS ESTÉTICAS, HISTÓRIA E ESTÓRIAS DA DANÇA NO CONTEXTO CRIATIVO DA MODERNIDADE (SÉC. XVI-XVIII) E CONTEMPORANEIDADE (XIX-XXI) | 21 Out, Escola Artística​ d
 

2017-10-10


METABOLIC RIFTS I | 14 Out, 14h30, Auditório de Serralves
 

2017-10-02


18ª edição Festa do Cinema Francês | 5 Out > 12 Nov, Vários locais
 

2017-09-25


Festival Silêncio | 28 Set > 1 Out, Zona do Cais do Sodré
 

2017-09-19


Plataforma Revólver - Novo ciclo de exposições | Inauguração: 21 Set, 22h, Edifício Transboavista, Lisboa
 

2017-09-11


Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer | 15 a 23 de setembro, Cinema São Jorge
 

2017-08-29


VICENTE´17, Do silêncio dos Corvos, Animal Vicente | Inauguração: 2 Set - 18h, Ermida Nossa Senhora da Conceição em Belém, Lisboa
 

2017-08-21


FUSO 2017 - ANUAL DE VÍDEO ARTE INTERNACIONAL DE LISBOA, 22 a 27 Agosto
 

2017-07-12


XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira | 15 Jul a 16 Set, Vila Nova de Cerveira
 

2017-06-28


AR - 3° Festival de Cinema Argentino | 30 Jun > 9 Jul, Lisboa
 

2017-06-19


4ª edição da Semana Acesso Cultura | 19 > 25 Jun, Lisboa
 

2017-06-14


UNDERSCORE - Festival de Música, Som, Imagem em Movimento e Arquivo | 13 a 17 de Jun, Lisboa
 

2017-06-06


InArt - Abertura oficial: Concerto e Performance | 6 a 11 Jun, Teatro São Luiz
 

2017-05-31


Seminário InArt - Intersecção de Experiências Práticas e Teóricas na Arte Participativa | 2 Jun, Fundação Portuguesa das Comunicações
 

2017-05-23


Ciclo de Conferências da exposição O mais profundo é a pele | 27 Mai, 18h30, Palácio Pombal, Lisboa
 

2017-05-17


ARCOlisboa 2017 | 18 a 21 de maio, Cordoaria Nacional
 

2017-05-03


IndieLisboa 2017 | 3 a 14 Maio
 

2017-04-28


“A Desmontagem” da exposição de Los Carpinteros | 1 Maio, Carpintarias de São Lázaro
 

2017-04-18


Lançamento do Catálogo LOS CARPINTEROS | 21 Abril, Carpintarias de São Lázaro
 

2017-04-10


Projecto P! Performance na Esfera Pública | 10>14 Abr, Lisboa
 

2017-04-05


documenta 14 | 8 Abr, Atenas
 

2017-03-28


Terra Incógnita, de Inez Teixeira | Inaugura 30 de Março, 18h30, Fundação Portuguesa das Comunicações
 

2017-03-20


Ciclo de encontros O que é o Arquivo? | 23 a 25 de Março, Museu Calouste Gulbenkian
 

2017-03-15


BoCA – Biennial of Contemporary Arts | Abertura 17 Mar, Lisboa e Porto
 

2017-03-07


Álvaro Siza Vieira: Visões da Alhambra | Inauguração 7 Mar, Biblioteca de Serralves
 

2017-02-28


Conferência Curatorial Practices at Moderna Museet, Stockholm, Sweden, 1956-2016 Curators, Collections, Exhibitions and Architecture | 8 Mar, 18h, FCSH
 

2017-02-21


ARCOmadrid 2017 | 22-26 Fev, Madrid
 

2017-02-14


Córtex – Festival de Curtas Metragens de Sintra | 16>19 Fev, Centro Cultural Olga Cadaval
 

2017-02-08


"Visão Yanomami" de Claudia Andujar | 11 Fev 17h, Arquivo Municipal de Lisboa - Fotográfico
 

2017-01-31


José de Almada Negreiros: uma maneira de ser moderno | 3 Fev>5 Jun, Museu Calouste Gulbenkian
 

2017-01-24


1º ciclo expositivo de 2017 | 28 Jan, Centro Internacional das Artes José de Guimarães
 

2017-01-17


14.ª edição da KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã | 19 Jan-3 Fev
 

2017-01-09


ROI SOLEIL, Performance e exposição individual | 13 Jan, Galeria Graça Brandão
 

2017-01-04


Este Lugar Lembra-te Algum Sítio? | Inauguração 7 Jan, Círculo Sereia, Coimbra
 

2016-12-20


The Legendary Tigerman, Fuck Christmas Baby, I got the Blues | 23 e 25 Dez
 

2016-12-14


Seminário Harun Farocki e a Visualidade Pós-Media – Entre a Percepção Sintética e a Neocibernética | 14, 15 e 16 Dez, FBAUL
 

2016-12-06


RED AFRICA - Things Fall Apart, na Galeria Avenida da Índia | Inauguração: 7 de Dezembro, 19h
 

2016-11-23


Estética, Propaganda e Utopia no Portugal de António Ferro | Inauguração: 26 Nov, Livraria Sá da Costa
 

2016-11-15


From A to C; This Being B | Inauguração: 17 Nov, Manchester
 

2016-11-07


Miguel Branco em Paris - 2 exposições | Inauguração 8 Nov
 

2016-10-31


ESTÓRIAS: PORTUGAL-ÁFRICA - Natureza Morta. Visages d’une Dictature, de Susana de Sousa Dias | 1 Nov, CAPC
 

2016-10-25


14ª edição do Festival Temps d´Image - 27 Out > 10 Dez, Lisboa
 

2016-10-18


14ª edição Doclisboa – Festival Internacional de Cinema | 20 a 30 Out
 

2016-10-11


7.ª edição da «Abertura de Ateliês de Artistas» | 14>16 Out, Lisboa
 

2016-10-03


MAAT - inauguração do novo edifício | 5 Out
 

2016-09-20


26ª edição Encontros da Imagem | 20 Set>5 Nov
 

2016-09-13


Queer Lisboa 20 – Festival Internacional de Cinema Queer | 16>24 Set
 

2016-08-30


MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa | 1>11 Set
 

2016-08-23


8ª edição de FUSO – Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa | 23>28 Ago
 

2016-08-03


CITEMOR: Festival de Montemor-o-Velho arranca a 5 de Agosto em Coimbra
 

2016-07-14


Estudos para um céu, de Michael Biberstein | 16 Jul, FASVS
 

2016-07-05


Eu não evoluo, viajo, retrospectiva de José Escada | Inauguração: 8 Jul, 18h30, Museu Calouste Gulbenkian
 

2016-06-29


MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia | Apresentação e inauguração de 4 exposições, 29 Jun - 19h
 

2016-06-21


Loveable, de Plataforma285 | 24>28 Jun, Culturgest
 

2016-06-15


Dragon´s Lair, de Pedro Cabral Santo | 18 Jun, Travessa da Ermida
 

2016-05-30


PHotoEspaña 2016 | 1 Jun>28 Ago
 

2016-05-24


ARCOlisboa | 26-29 Maio, Cordoaria Nacional
 

2016-05-18


NOVO BANCO Photo 2016 - Inauguração: 18 Mai, 19h, Museu Colecção Berardo
 

2016-05-17


A saltar do livro. Livros Pop-Up | Inauguração: 17 Mai, 18h30. Biblioteca Nacional de Portugal
 

2016-05-03


Não te faltará a distância. Uma exposição em quatro passos - Rui Chafes | 5 Mai > 1 Jul, Igreja de São Cristóvão
 

2016-04-27


Gala de Jérôme Bel | Teatro Maria Matos | 27 a 29 de Abril, às 21h30
 

2016-04-25


Maxamba, de Suzanne Barnard e Sofia Borges | Indie Lisboa 2016: 30 Abr
 

2016-04-22


You disappeared in complete silence, de Christiane Peschek / Inauguração: 22 Abr, 19h
 

2016-04-12


Inquéritos ao Território: Paisagem e Povoamento | Museu Nacional de Etnologia, 14 Abr>16Out, 2016
 

2016-04-05


Um apartamento à Estrela - Mobiliário de Miguel Jacobetty | Inauguração 7 Abr, Galeria Bessa Pereira
 

2016-03-28


preso por ter cão / preso por não ter | Conferências, 1>29 Abr, fundação carmona e costa
 

2016-03-16


Michael Clark Company, 19 e 20 Mar, Casa de Serralves
 

2016-03-08


FACA 2016 - Festa de Antropologia Cinema e Arte, 10>12 Março
 

2016-03-01


CUMPLICIDADES - Festival Internacional Dança Contemporânea de Lisboa, 4>19 Mar
 

2016-02-23


ARCOmadrid 2016 Edição | 24-28 Fev
 

2016-02-18


veículo de intimidade – hoje Programação especial Ernesto de Sousa | 19 e 20 Fev, Museu Colecção Berardo
 

2016-01-26


KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã | 27 Jan > 4 Fev
 

2016-01-12


JOSÉ OITICICA FILHO - Retrospectiva, 16 Jan > 12 Mar, Galeria Índica, Rio de Janeiro
 

2016-01-06


A IMPORTÂNCIA DE SER AGUSTINA BESSA LUÍS, de Miguel Bonneville | 8>10 Jan, Teatro Taborda
 

2015-12-16


GENTILEZA DE UM GIGANTE, de Gustavo Ciríaco | 18 > 19 de Dez
 

2015-12-08


4ª Edição dos Encontros para Além da História | 10 > 12 Dez
 

2015-11-30


Festival Porto/Post/Doc | 1 a 8 de Dezembro, Porto
 

2015-11-23


6ª Feira do Livro de Fotografia de Lisboa - Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, 27 a 29 Nov
 

2015-11-16


Novas exposições na Plataforma Revólver | Inauguração 18 Nov
 

2015-10-28


Anozero: Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra | 31 Out > 29 Nov
 

2015-10-21


Interregnum, de Stan Douglas | Inauguração: 21 Out, 19h
 

2015-10-13


HELENA ALMEIDA: A MINHA OBRA É O MEU CORPO, O MEU CORPO É A MINHA OBRA | Inauguração: 16 OUT 22h, Serralves
 

2015-10-07


16ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS | 8 Out > 29 Nov
 

2015-09-29


Festival Internacional Filmes sobre Arte em Portugal | ZDB, 1>4 Out
 

2015-09-22


Festival Internacional de Fotografia Encontros da Imagem 2015 | 23 Set a 1 Nov
 

2015-09-16


Novas exposições na Plataforma Revólver | Inauguração 17 Set
 

2015-09-09


Disorder, Caio Reisewitz | 9 Set>31 Out, Maison Européenne de la Photographie
 

2015-08-24


FUSO – ANUAL DE VÍDEO ARTE INTERNACIONAL DE LISBOA | 25 AGO > 30 AGO
 

2015-07-14


XVIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira - 18 Jul > 19 Set
 

2015-07-06


Colecção Jardins da Vitória | Inauguração 8 de Julho
 

2015-06-30


Festival Silêncio, 2>5 de Julho, Cais do Sodré
 

2015-06-22


Colóquio O QUE É A ARTE? | 26 de Jun
 

2015-06-16


ART BASEL | 16 a 21 Jun
 

2015-06-02


MARLENE DUMAS - 31 Mai > 6 Set | Fundação Beyeler, Suiça
 

2015-05-25


28 DE MAIO, NOVAS EXPOSIÇÕES NA PLATAFORMA REVÓLVER
 

2015-05-18


Inauguração: HANGAR, Centro de Investigação Artística – 22 Maio
 

2015-05-12


AR - Festival de Cinema Argentino | 14 a 17 de Maio, Cinema S. Jorge
 

2015-05-05


GENDER TROUBLE, Performance, Performatividade e Política de Género | 5 Maio a 24 Junho
 

2015-04-27


Tesouros da Fotografia Portuguesa do Século XIX, Museu do Chiado
 

2015-04-20


Art Brussels | 24 a 27 de Abril, Bruxelas
 

2015-04-14


POGO: A Oeste nada de novo | 15 a 18 Abr, Caldas da Rainha
 

2015-04-06


O Homem que Emprestava Sorrisos, de António Saragoça | 10 a 24 de Abril, Pickpocket Gallery
 

2015-03-30


Coleção Design Português - 8 volumes
 

2015-03-23


OS CINEMAS DAS INDEPENDÊNCIAS AFRICANAS - 25 e 26 Mar, FLUL
 

2015-03-16


IMAGENS MIGRATÓRIAS #2 - BENJAMIN VERDONCK | Rivoli, Porto, 21 Mar
 

2015-03-10


CUMPLICIDADES - Festival Internacional Dança Contemporânea de Lisboa, 13>29 Mar
 

2015-03-02


You Love Me, You Love Me Not - Arte contemporânea na Coleção Sindika Dokolo, 5 Mar a 10 Mai, Porto
 

2015-02-25


ARCOmadrid 2015 - 25 Fev a 1 Mar
 

2015-02-24


Lançamento do livro Pogo - um ajuste de contas com o futuro, 24 de Fev, Livraria Ler Devagar
 

2015-02-17


A TECEDURA DO CAOS, de Tânia Carvalho - TAGV e Teatro Maria Matos
 

2015-02-09


Córtex - Festival de Curtas-Metragens de Sintra, 12>15 Fev
 

2015-02-03


Lançamento: partir por todos os dias, de José Maçãs de Carvalho - Ler Devagar
 

2015-01-26


Como se pronuncia design em português? - Exposição MUDE
 

2015-01-19


KINO – MOSTRA DE CINEMA DE EXPRESSÃO ALEMÃ, Lisboa, Porto e Coimbra
 

2015-01-13


O TEMPO E O MODO, PARA UM RETRATO DA POBREZA EM PORTUGAL - Hospital Júlio de Matos
 

2015-01-05


O QUE É A ARTE? 2.ª EDIÇÃO - Museu Coleção Berardo
 

2014-12-30


ÁJAX POR EXEMPLO e outros textos de Heiner Müller - Teatro da Politécnica
 

2014-12-22


Mr. Turner, de Mike Leigh - Estreia 25 de Dezembro
 

2014-12-15


Ro.ger, de Carlota Lagido - Teatro da Politécnica
 

2014-12-09


Uma Noite na Praia, de São José Correia - Estreia 11 Dezembro
 

2014-12-02


InShadow - 6.0 Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias - Lisboa
 

2014-11-24


Escola de Artes Visuais do Parque Lage - EAVerão 2015
 

2014-11-17


FESTA DO CINEMA ROMENO - Culturgest
 

2014-11-11


GALERIA DAS SALGADEIRAS: INAUGURAÇÃO DO NOVO ESPAÇO
 

2014-11-04


Lisbon & Estoril Film Festival | 7 e 16 de Novembro
 

2014-10-27


O GRANDE KILAPY DE ZÉZÉ GAMBOA - ESTREIA CINEMA CITY ALVALADE
 

2014-10-20


I CONGRESSO INTERNACIONAL ARTE E GÉNERO? | 22 a 24 Out
 

2014-10-13


Abertura dos Ateliês de Artistas (AAA) - 5ª Edição
 

2014-10-06


NA SUPERFÍCIE: FOTOGRAFIA E ARQUITECTURA, ATRAVESSANDO FRONTEIRAS E DESLOCANDO LIMITES
 

2014-09-30


PRÓXIMOS LANÇAMENTOS DA DAFNE EDITORA - PORTO
 

2014-09-23


CIRCULAR FESTIVAL DE ARTES PERFORMATIVAS - 10ª EDIÇÃO, VILA DO CONDE
 

2014-09-15


ART EDIFÍCIO TRANSBOAVISTA APRESENTA SETE NOVAS EXPOSIÇÕES
 

2014-09-08


FESTIVAL TODOS – CAMINHADA DE CULTURAS, LISBOA
 

2014-09-02


31ª BIENAL DE SĀO PAULO
 

2014-08-25


FUSO – ANUAL DE VÍDEO ARTE INTERNACIONAL DE LISBOA
 

2014-08-18


Novas exposições no Inhotim | Brasil
 

2014-07-30


EDINBURGH FESTIVAL FRINGE - Edimburgo, Escócia
 

2014-07-22


O RESPEITO E A DISCIPLINA QUE A TODOS SE IMPÕE. MOBILIÁRIO PARA EDIFÍCIOS PÚBLICOS EM PORTUGAL (1934-1974) | MUDE
 

2014-07-15


Walk&Talk– Festival Internacional de Arte Pública dos Açores
 

2014-07-07


Est Art Fair – International Contemporary Art Fair | Centro de Congressos do Estoril
 

2014-07-03


Dissecção, de Alexandre Farto | Museu da Electricidade
 

2014-06-19


Manifesta 10 | São Petersburgo
 

2014-06-10


14ª Bienal Internacional de Arquitectura de Veneza
 

2014-06-02


Metropolitana - Temporada 2014-2015
 

2014-05-27


BES Photo: Délio Jasse, José Pedro Cortes e Letícia Ramos | Museu Colecção Berardo
 

2014-05-19


CHOICES Collectors Weekend - Palais de Beaux-Arts, Paris
 

2014-05-05


Revista Marte #5: Colóquio Os Processos da Arte
 

2014-04-22


IndieMovingImage - Indie Lisboa 2014
 

2014-04-15


Ângela Ferreira, Indépendance Cha Cha
 

2014-04-08


Jean Paul Gaultier no Barbican Centre
 

2014-03-31


A Visão Incorporada: Performance para a Câmara - MNAC
 

2014-03-26


GEORGES DIDI-HUBERMAN: Universidade de Coimbra e Museu de Serralves
 

2014-03-18


ARTISTA NA CIDADE: Forced Entertainment na Culturgest
 

2014-03-13


Ciclo Paulo Rocha e Fernando Lopes - Uma Espécie de Gémeos Diferentes
 

2014-03-03


FACA – Festa de Antropologia Cinema e Arte
 

2014-02-26


IN MEDIAS RES, de Luciana Fina - Cinemateca
 

2014-02-17


ARCO Madrid 2014 – Feira Internacional de Arte Contemporânea
 

2014-02-12


Sobre o trabalho da montagem em artistas que usam o filme - Culturgest
 

2014-02-05


Cabaret Vicente - São Luíz Teatro Municipal
 

2014-01-30


Carla Filipe – Museu Berardo
 

2014-01-24


Joan Fontecuberta – Maison Européenne de la Photographie
 

2014-01-09


Harvard na Gulbenkian – Pensar através do cinema
 

2013-11-28


EXD'13 - LOUNGING SPACE EM DESTAQUE
 

2013-10-25


DOCLISBOA’13
 

2013-10-01


CICLO DE CONFERÊNCIAS NOVAS PERSPETIVAS EM SERRALVES
 

2013-09-24


LISBON WEEK: EXPOSIÇÕES, CONCERTOS E PALESTRAS
 

2013-09-12


Doc’s Kingdom - Seminário Internacional sobre Cinema Documental
 

2013-08-27


Bienal Internacional de Curitiba
 

2013-08-05


“Corta Luz”, de Luiza Baldan - Pivô
 

2013-07-04


Três novas exposições em Serralves
 

2013-06-03


O Consumo Feliz: o século XX pelos “olhos” da publicidade
 

2013-05-07


EXD’13 - As novidades da 8ª edição
 

2013-05-04


'Thumbnails e Modelos' de Eduardo Batarda
 

2013-04-12


‘Fausto’, de Aleksandr Sokurov
 

2013-03-05


'Laurence para sempre', de Xavier Dolan
 

2013-02-05


Sobre Julião Sarmento
 

2013-01-28


'Freak Out' de Ricardo Angélico
 

2013-01-14


'Um chá para Alice'
 

2013-01-02


A imagem técnica e as suas crenças. A confiança visual na era digital
 

2012-12-11


‘Amor’, de Michael Haneke
 

2012-12-05


'César deve morrer', de Paolo e Vittorio Taviani
 

2012-11-26


10 anos de Baginski
 

2012-11-20


‘Poética da dança contemporânea’, de Laurence Louppe
 

2012-11-13


Riso: Uma exposição a sério
 

2012-10-29


Lisbon & Estoril Film Festival: e já lá vão seis anos...
 

2012-10-18


De Sensu et Sensato
 

2012-09-27


Hélio Oiticica – Museu é o Mundo
 

2012-09-26


Do real ao metafórico: assim é Verde
 

2012-09-25


Usura de Paulo Nozolino
 
Canadian levitra viagra generic cheap http://www.saludos.com/healthcare/hchome.htm cialis vs viagra vs levitra cost line buy levitra http://www.saludos.com/award.htm best meds for ed, uk cialis no prescription cialis safely online buy.
Uk pharmacy levitra price generic levitra viagra is vs cialis which best http://www.socgeografialisboa.pt/viagra-free-samples/ viagra walmart, levitra generico drugs best ed.
20mg tadalafila 40mg generic cialis http://www.saludos.com/healthcare/hchome.htm cialis vs viagra sales tadalafil buy online cheap http://www.saludos.com/award.htm popular ed pills, uk propecia generic vegas las buy viagra.
Online viagra order tadalafil from india reviews cialis vs viagra vs levitra which is better cialis vs viagra prices tadalafil tablet price buy ed pills best ed pills, substitute viagra sildenafil cheapest sildenafil dapoxetine tablets and.
20 canada online sildenafil mg liquid tadalafil online buy price viagra comparison cialis levitra cheap viagra sales uk, delivery viagra fast generic online 20 mg levitra buy.
Propecia buy uk generic sildenafil online citrate sildenafil online sale http://www.socgeografialisboa.pt/auftrag-levitra-online/ levitra generic safety, online india cialis viagra samples.
Viagra no prescription canada uk cheap pills viagra cialis vs viagra sales cialis vs viagra india day viagra usa delivery next ed drugs purchase ed pills, online sildenafil prescription tadalafil cheap buy online.
Buy viagra soft tabs vs is sildenafil which better tadalafil delivery viagra online next day http://www.socgeografialisboa.pt/cialis-uk-prescription/ tadalafil cialis from india, propecia buy uk generic prices propecia uk.