Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

IMAGO LISBOA PHOTO FESTIVAL


COLECTIVA
MNAC - Museu do Chiado , Lisboa

A Dialogue


Rui Chafes e Olaf Metzel
Jahn und Jahn, Lisboa

APARATO


Rui Macedo
Fundação Eugénio de Almeida, Évora

Objects


Daniel Gustav Cramer
Galeria Vera Cortês, Lisboa

When what you see reminds you of him...


Vasco Araújo
Galeria Presença (Porto), Porto

Se o branco tivesse asas


Beatriz Roquette
Galeria na Montra, Lisboa

QUADRUM 50 anos, uma fogueira cultural


COLECTIVA
Galerias Municipais - Galeria Quadrum, Lisboa

Guiné-Bissau 1990


António Júlio Duarte
Galeria Bruno Múrias, Lisboa

Dueto


Joan Jonas e Maria Paz
Galeria Municipal do Porto, Porto

Rethinking Identity


Lois Cid, Lara Jacinto e Maria Gruzdeva
Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de exposições é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando as mostras. Envie-nos informação (Press-Release e imagem) das próximas inaugurações. Seleccionamos três exposições periodicamente, divulgando-as junto dos nossos leitores.

 


MARIA CONDADO

O Lago




ESPAÇO AMOREIRAS
Rua D. João V nº 24
1250-091

26 ABR - 31 MAI 2018


INAUGURAÇÃO: 26 de Abril, 18h30



O Lago é a próxima exposição de Maria Condado, composta por apenas uma pintura. Inserida no átrio do Espaço Amoreiras, O Lago é uma pintura que pode ser vista de longe, de perto e junto das suas margens. A proposta de Maria Condado é um convite ao espectador a mergulhar no espaço ilusório e percorrer o gesto que a pintura cristaliza.

O trabalho de Maria Condado centrado no campo da paisagem, mostra a dicotomia entre a natureza e elementos industriais ou arquitetónicos, por vezes pontuada por presenças humanas. Nos últimos anos, a ideia de jardim como construção humana tem sido reincidente na obra desta artista. O lado artificial dos jardins nos espaços da cidade contempla gosto pelo exótico, a ideia de paraíso ou suspensão da rotina e necessidade de ordenação, através da delimitação espacial das espécies, margens e caminhos.

A pintura O Lago revela um espaço de escolhas da artista, que aumenta elementos da composição, selecionando diferentes distâncias de leitura das espécies de plantas, flores e árvores, propondo um percurso dinâmico à volta deste lago imaginado.

A exposição inclui um texto crítico do curador Lourenço Egreja.


:::


Maria Condado nasceu em 1981, e atualmente vive e trabalha em Lisboa. É licenciada em Pintura pela FBAUL, no ano de 2004, e completou em 2015 a Pós-Graduação em Jardins e Paisagem pela FCSH em Lisboa. Das suas exposições individuais destacam-se Do azul faz-se o verde(2017), na Galeria Carolinès, de Lisboa; Trabalho de Campo(2013), no Next Room; Jardim Botânico (2009) e Promised Land (2007), na Galeria Carolina Pagès, em Lisboa. Das exposições colectivas salientam-se Onde é a China? (2014), Museu do Oriente, Lisboa; 16º Programa de Exposições (2014), Carpe Diem Arte e Pesquisa, Lisboa; Pavilhão de Portugal (2009), Hangar-7, Salzburgo, Áustria, e Vestígio (2008), Hospital Júlio de Matos. Em 2017 o seu livro de artista Hortus foi editado pelo Stolen Books.