Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


"Astray", Caroline Mesquita


"Anuário", Uma visão retrospetiva da arte no Porto

Outras recomendações:

ARQUIVO DE DESTRUIÇÃO


PEDRO LAGOA
Culturgest, Lisboa

Neste corpo não há poesia


Bárbara Fonte
CAAA - Centro para os Assuntos de Arte e Arquitectura, Guimarães

Público/Privado - Doce Calma ou Violência Doméstica?


COLECTIVA
Centro de Artes de Sines, Sines

The Soft and Weak Are Companions of Life


Zheng Bo
Kunsthalle Lissabon, Lisboa

Pequenas Notas sobre Figuração


Eugénia Mussa, Daniel V. Melim e Thomas Braida
Monitor, Lisboa

Inhale, Exhale (self-breathing kit)


Paulo Arraiano
Travessa da Ermida, Lisboa

Leap of Faith


COLECTIVA
No.No, Lisboa

Homework


COLECTIVA
Madragoa, Lisboa

Como silenciar uma poeta


Susana Mendes Silva
MNAC - Museu do Chiado , Lisboa

Lourdes Castro: A vida como ela é


Lourdes Castro
Museu de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, Porto

ARQUIVO:

O seguinte guia de exposições é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando as mostras. Envie-nos informação (Press-Release e imagem) das próximas inaugurações. Seleccionamos três exposições periodicamente, divulgando-as junto dos nossos leitores.

 


CAROLINE MESQUITA / COLETIVA

Astray / Anuário - Uma visão retrospetiva da arte no Porto




GALERIA MUNICIPAL DO PORTO
Palácio de Cristal Rua D. Manuel II
4050-346 PORTO

16 MAR - 19 MAI 2019


Inaugurações: 16 de Março, às 18, na Galeria Municipal do Porto


A Galeria Municipal do Porto e a Kunsthalle Lissabon apresentam Astray, um projeto de Caroline Mesquita, concebido em dois momentos expositivos distintos e que introduz o trabalho da artista francesa em Portugal. Apresentado de forma colaborativa pelas duas instituições, o projeto adota a estrutura narrativa do género literário da ficção científica, explorando os limites da representação no decurso da sexta extinção em massa.

Com curadoria de Sofia Lemos, o novo projeto expositivo, desenvolvido especificamente para o espaço da Galeria Municipal, combina escultura e imagem em movimento. Apelando ao autorreconhecimento como possibilidade de comunicação e agenciamento ético, uma metamorfose fílmica e escultórica opera através dos corpos e dos tempos narrativos que habitam o projeto. A Galeria Municipal converte-se num museu temporário de incerteza estética, onde Mesquita sugere a possibilidade de uma redefinição relacional de categorias como ‘natureza’ e ‘cultura’, expandindo-as para além do testemunho, da memória e da exploração objetiva.

Curadoria:
Sofia Lemos


:::


Anuário consiste num projeto de análise reflexiva sobre as práticas curatoriais e artísticas no Porto ao longo de um ano. Este projeto – integrado na plataforma Pláka, que agrega as políticas de apoio do município à arte contemporânea – foi concebido por João Ribas e Guilherme Blanc e desenvolvido por um coletivo de cinco curadores que os dois convidaram a acompanhar, documentar e analisar projetos artísticos apresentados em espaços públicos da cidade. Este é o primeiro Anuário, uma exposição que resultou de um trabalho continuado de pensamento sobre a produção artística e de um processo de curadoria participado, em que as perspetivas de cinco curadores confluem num entendimento sobre a arte no Porto no último ano.

Curadoria:
Joana Machado, Joaquim Durães, José Maia, Miguel Flor, Rita Castro Neves

Um projeto de:
Guilherme Blanc, João Ribas

Artistas:
ÁCIDA, Ana Pérez-Quiroga, Belén Uriel, berru, Cristina Regadas, Dayana Lucas, Dinis Santos, Diogo Tudela, Dj Urânio & MC Sissi, Dylan Silva, Fernando Sebastião, Garcia da Selva & Mafalda Santos, Hernâni Reis Baptista, João Paulo Serafim, João Pedro Vale + Nuno Alexandre Ferreira, José Almeida Pereira, José Oliveira, Lyz Parayzo, Manuela dos Campos, Missing Artist Foundation, Mónica Baptista, Parva, Paulo Lisboa, Paulo Mendes & António Olaio, Pedro Magalhães, Pedro Saraiva, Richie Culver, Sereias, Silvestre Pestana, Thiago Rocha Pitta, Xavier Paes, Xoan Torres.