Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

O dia em que perdi o pé


Anabela Soares
Museu Bordalo Pinheiro, Lisboa

Obras Inéditas


Julian Opie
Museu Coleção Berardo, Lisboa

Dry


Pedro Valdez Cardoso
A Montanha, Lisboa

Suppose it is true after all, what then?


Vasco Araújo
Galeria Presença (Porto), Porto

Ar.Co - Exposição Bolseiros & Finalistas ’19


COLECTIVA
Museu da Cidade - Pavilhão Preto, Lisboa

Dordio Zinco


Gonçalo Pena
Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos (CITA), Arraiolos

O estranho substituto


Jorge Molder
Galeria Pedro Oliveira, Porto

Mare Aethiopicum


PAULO QUINTAS
Giefarte - Galeria de Arte, Lisboa

Desvio


Sofia Arez
Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Lisboa

A Tempestade


Francisco Vidal
Central Gerador, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de exposições é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando as mostras. Envie-nos informação (Press-Release e imagem) das próximas inaugurações. Seleccionamos três exposições periodicamente, divulgando-as junto dos nossos leitores.

 


GABRIEL ABRANTES | VON CALHAU

MELANCOLIA PROGRAMADA | UNHARIAS RATÓRICAS




MAAT
Av. de Brasília, Central Tejo
1300-598 LISBOA

11 FEV - 19 MAI 2020


Inauguração: 11 fevereiro, 19h



MELANCOLIA PROGRAMADA. GABRIEL ABRANTES
12 Fev 2020 - 19 Maio 2020

A exposição abre com uma série de aguarelas instalada ao longo do corredor, um conjunto que introduz uma dimensão intimista e autobiográfica que é pouco habitual no seu trabalho. Com a exceção da sala onde se encontra a pintura As Banhistas, a exposição organiza-se em torno de seis ambientes distintos, cada um construído em torno de um dos filmes do artista. A primeira sala é dedicada à sua mais recente curta-metragem, Les Extraordinaires Mésaventures de la Jeune Fille de Pierre e inclui uma das novas animações 3D em Realidade Virtual feitas especificamente para esta exposição individual no MAAT. No caso de Visionary Iraq (2008) e Too Many Daddies, Mommies and Babies (2009), filme que lhe valeu o Prémio Novos Artistas da Fundação EDP, os ambientes recriam os cenários dos filmes. Produzidas entre 2008 e 2019, estas obras fílmicas baseiam-se em narrativas complexas que cruzam uma série de situações históricas, sociais e políticas com uma reflexão crítica sobre grandes temas da antropologia, modernidade e identidade.



VON CALHAU! UNHARIAS RATÓRICAS
12 Fev 2020 - 19 Maio 2020

Unharias Ratóricas é uma exposição Von Calhau! Unharias é uma palavra-valise que une Unhas e Ninharias. Unhas são estruturas compostas por queratina, presentes nas pontas dos dedos de alguns animais. Ninharias são coisas pequenas ou insignificantes. Ratóricas é plural de Ratórica. Ratórica é um ersatz possível para Retórica, em que o E de Elusão foi substituído pelo A de Alusão. Alude à imagem de um animal que também tem unhas: o Rato. Esta alusão é um piscar de olhos à tese Oulipiana, que afirma que os escritores são ratos que constroem labirintos de onde tentam escapar. Esse inofensivo povoador de doenças é um condutor radical de vírus. E se a palavra é um vírus, como afirmava um conhecido exterminador que às vezes também era escritor então o rato é um exímio condutor e disseminador de palavras. Palavras que se amontoam, gerando textos. Textos que se amontoam, gerando livros. Livros em francês diz-se Livres. Livres ao espelho dá em servil. Um rato servil ao espelho. Um rato servil ao espelho movimentando-se na noite escura, tentanto escapar do labirinto cuja construção não pára de querer construir. Edificar-se no espaço. Unharias Ratóricas é uma exposição que pretende espacializar um livro. Um livro intitulado Acéfalanterna (disponível para consulta no espaço da exposição) que será / foi lançado no dia 29 de Fevereiro de 2020. D