Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

WIND DREAMS


Joana Escoval
Galeria Vera Cortês, Lisboa

CAIU


Corpo Atelier, Fala Atelier e Nuno M. Sousa
GAMA RAMA Gallery, Faro

O Nu e a Madeira


Daniel Dewar & Grégory Gicquel
Culturgest, Lisboa

Lisboa Clichê


Daniel Blaufuks
Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, Lisboa

Estar em P


Sara Chang Yan
Madragoa, Lisboa

Um Mês Acordado


Alexandre Estrela
ZDB - Galeria Zé dos Bois, Lisboa

LUVAS BRANCAS


Pedro Valdez Cardoso
Galeria Fernando Santos (Porto), Porto

O único espectáculo é o da espera


Tiago Baptista
3 + 1 Arte Contemporânea, Lisboa

PEQUENOS FOGOS


José Leonilson / Tomás Cunha Ferreira
Brotéria, Lisboa

A GUERRA GUARDADA


Maria José Lobo Antunes / Inês Ponte
Museu do Aljube, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de exposições é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando as mostras. Envie-nos informação (Press-Release e imagem) das próximas inaugurações. Seleccionamos três exposições periodicamente, divulgando-as junto dos nossos leitores.

 


SÃO JOSÉ CORREIA

WE LOVE UGO RONDINONE




PLATAFORMA REVÓLVER
Rua da Boavista 84
1200-068 LISBOA

20 NOV - 22 JAN 2022


Inauguração: 20 NOVEMBRO 2021, 16h-19h

Criação São José Correia


SÃO JOSÉ IN LOVE WITH UGO RONDINONE

Há mais de duas décadas que Ugo Rondinone cruza as fronteiras entre mediação cultural e disciplinas. A obra deste famoso artista suíço é muitas vezes constituída por lógicas e questões quotidianas como instâncias centrais que assumem uma dimensão poética. Ugo cria ambientes sugestivos que capturam a atenção dos visitantes, dos quais eles se tornam parte. É um artista multimédia na interseção da arte conceptual e do romantismo.
“We love Ugo Rondinone” é uma criação de São José Correia, é teatro performance, uma declaração de amor a Ugo Rondinone. Mas acima de tudo representa um processo interdisciplinar surpreendente, em que um cenário especial é montado para exibir uma videoinstalação da performance, “We Love Ugo Rondinone”, que São José Correia realizou em parceria com ‘As Crianças Loucas’ e Wagner Borges; a direção de fotografia é de Bárbara Sales e a montagem de António Mendes; uma espécie de experiência teatral; em relação a um espaço específico / imersivo; arte performativa / digital.
A ironia como uma declaração insólita, sensível, sem ser sentimental, de que as personagens são os palhaços – eles reagem a um questionário sobre Ugo Rondinone, com comportamentos imprevisíveis que não oferecem associações claras – é o meio eficaz, simples, inclusive poético, que São José usa, para habitar a obra de Ugo. São José in love with Rondinone é um díptico performativo e media, que remete para uma observação apaixonada da obra do artista suíço Ugo Rondinone, uma experiência sensorial com aquilo que denomino 'empatia contemplativa' em relação à obra de Ugo Rondinone. Elenco: Catarina Rabaça, Cirila Bossuet, David Esteves, Inês Realista, João Cachola, Rodrigo Tomás e Wagner Borges. Espaço: um local sagrado. Adereços para performance: perucas coloridas, vestidos de festa, nariz palhaço, etc.


VPF


São José Correia vive e trabalha em Lisboa, é atriz e realizadora.