Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA




Outras recomendações:

Cave – Obras da Colecção Encontros de Fotografia


COLECTIVA
CAV - Centro de Artes Visuais, Coimbra

O Voo da Águia II: António Carneiro e a Literatura


António Carneiro
Ateliê António Carneiro, Porto

Notas Sobre a Melodia das Coisas


COLECTIVA
Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva, Lisboa

A Casa de Francisca Dumont


COLECTIVA
Perspective Galerie Porto - Palacete Severo, Porto

Corpo em Ação (Body in Action)


Beatriz Albuquerque
Museu da Vila Velha, Vila Real

Chão Vermelho


Manuel Valente Alves
Museu do Neo-Realismo, Vila Franca de Xira

Juntos | Eu Paisagem


Artur Rosa e Helena Almeida | Andreia Nóbrega
CAV - Centro de Artes Visuais, Coimbra

Al Tramonto


Ana Santos, Fala Mariam, Juliana Matsumura e Manuela Marques
Galeria Vera Cortês (Alvalade), Lisboa

Terceiro Round


Atelier Contencioso
Galeria Monumental, Lisboa

WHO WHERE / QUEM ONDE


COLECTIVA
Espaço Coleção Arte Contemporânea - Lisboa Cultura, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de exposições é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando as mostras. Envie-nos informação (Press-Release e imagem) das próximas inaugurações. Seleccionamos três exposições periodicamente, divulgando-as junto dos nossos leitores.

 


CURADORIA DE ANA RITO E HUGO BARATA

LÂMINA DA LUA




DUPLACENA 77
Rua Regueirão do Anjos – 77A


21 MAI - 18 JUN 2025


INAUGURAÇÃO: dia 21 de maio, pelas 18h, no espaço DUPLACENA 77
Às 19h, Lula Pena apresentará o recital de escuta { parénthesis }.


LÂMINA DA LUA
Curadoria de Ana Rito e Hugo Barata

Esta exposição é o início de um novo ciclo de exposições na Dupla Cena 77, e que contará com vários momentos de apresentação e com a curadoria de Ana Rito e Hugo Barata.



Esta exposição investiga a ideia de Ritual. Stanley Cavell, em The World Viewed, oferece um ponto de vista assente no ecrã enquanto véu – uma superfície paradoxal que tanto mostra, quanto oculta, permitindo a quem observa, olhar o mundo sem ser observado. Este entendimento do aparato técnico permite que consideremos a relação com a imagem a partir de um distanciamento fenomenológico, um estado limiar de consciência, entre a ausência e a presença, uma membrana entre o sonho e a realidade. Esta vertente tecno-ritualística procura pesquisar condições e experiências que recuperem a visão imaginante, muitas vezes perdida pela tecnologização como antagonista dos processos constitutivos da memória desde Platão, com Fedro.
A ideia de ritual desloca-se do seu enquadramento clássico, muitas vezes ligado ao religioso, ao cerimonial, para assumir novos modos de manifestação que se inscrevem no contemporâneo e nos regimes imagéticos pós-digitais. Neste contexto, convoca-se uma prática que recupera e procura recontextualizar uma afetação sensível, solicitando estados quase hipnagógicos (entre a vigília e o sono) e contemplativos.


:::


ARTISTAS:

Francisco Novais (Lisboa, 2002) é um artista multidisciplinar que vive e trabalha em Lisboa, Portugal. Licenciado em Arte Multimédia na FBAUL.

Francisco Nuno Rodrigues (Madeira, 2001) é artista e cineasta. A sua obra parte da recusa para subverter narrativas e fabular espaços de fricção.

Lia Falcão é artista e mestranda em Estudos Curatoriais pela UC, formada em Artes Plásticas, têm explorado o espaço utópico da pintura e do desenho."

Lula Pena (Lisboa, 1974) é poeta, compositora e artista visual.

Mafalda Ar (Porto, 1991) é licenciada em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Frequenta o mestrado de Estudos Curatoriais no Colégio das Artes.

Margarida Nuno Oliveira, artista visual, desenvolve trabalho centrado na fotografia e no arquivo, explorando narrativas visuais e processos experimentais.

Rita Barqueiro, é formada em Artes, com foco em práticas interdisciplinares, pós-graduada em Cinema e Audiovisuais pela ESAP e mestranda em Estudos Curatoriais na UC.

Tomás Saraiva (2002) é artista e curador, cruzando pintura e pensamento curatorial em projetos nacionais e internacionais.