Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

a feliz invenção das mulheres velhas


ISABEL BARAONA
Centro Cultural de Cascais, Cascais

Habitar a Contradição


Carlos Bunga
CAM - Centro de Arte Moderna, Lisboa

P857


Colectivo Dahaleez
ZDB - Galeria Zé dos Bois, Lisboa

AVENIDA 211 – Um espaço de artistas em Lisboa


COLECTIVA
MAC/CCB - Museu de Arte Contemporânea, Lisboa

SomaSemaSoma


Alexandra Bircken
Culturgest, Lisboa

Ver sem pressa o que não me pertence


Céu Guarda
Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto

O QUE ELAS VIRAM, O QUE NÓS VEMOS. Fotógrafas Amadoras em Portugal 1860-1920


Margarida Relvas, Mariana Relvas e Maria da Conceição de Lemos Magalhães
MNAC - Museu do Chiado , Lisboa

Reluctant Gardener


COLECTIVA
Culturgest (Porto), Porto

Sopro luminar


COLECTIVA
Quinta da Cruz - Centro de Arte Contemporânea, Viseu

Coisas Vivas [e o desletramento pela pedra]


Rosângela Rennó
Cristina Guerra Contemporary Art, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de exposições é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando as mostras. Envie-nos informação (Press-Release e imagem) das próximas inaugurações. Seleccionamos três exposições periodicamente, divulgando-as junto dos nossos leitores.

 


ISABEL ALVES

DEIXANDO JANAS




O MUSEU PRIVADO
Alturas de Maria Vinagre
8670-430 ROGIL

27 SET - 27 SET 2026


INAUGURAÇÃO: Sábado 27 de Setembro 2025, às 16h15, no MUSEU PRIVADO



Exposição
ISABEL ALVES - DEIXANDO JANAS
O MUSEU PRIVADO

Aberto de sexta a domingo, das 15 às 18h
Entrada livre



O Museu Privado vai inaugurar a sua terceira exposição no dia 27 de setembro de 2025 com ISABEL ALVES.

O Museu Privado dedica-se à ideia de apresentar, em cada exposição, um MESTRE da sua coleção privada de MESTRES e dar aos visitantes a oportunidade de os conhecer num ambiente tranquilo e privado e de se inspirarem neles.

A nova exposição é dedicada a Isabel Alves, que é uma mestre em «preservar e transmitir o fogo», neste caso, um fogo pelo significado da arte, pela promoção da experimentação e investigação colectiva, pela criação de beleza e pela transmissão de alegria.

«A alegria é a coisa mais séria da vida», escreveu Almada (Almada Negreiros 1893-1970), e Isabel Alves, juntamente com Ernesto de Sousa, têm cultivado esta verdade do seu estimado amigo desde 1971 na pequena localidade de Janas e transmitido-a aos seus muitos amigos artistas e visitantes.

Mais de 50 anos depois, Isabel Alves irá devolver esta lendária pequena casa de artistas em Janas aos seus proprietários no final deste ano, não terminando, mas sim alterando uma longa tradição de narrativas, refeições, intercâmbios, projetos e ações conjuntas, nas quais participaram inúmeros artistas portugueses e internacionais. O «espírito de Janas», como um convite a todos para colocarem em prática ideias e investigações em conjunto com outros, cozinhar ou cultivar de forma experimental, partilhar experiências e viver e experimentar de forma criativa, pode opor-se ao puro consumo das ofertas digitais atuais.

Isabel Alves tentou superar a morte prematura de Ernesto de Sousa (1921-1988) continuando incansavelmente a viver o mesmo espírito artístico na sua vida, mesmo que sozinha, mas sempre em sua memória, seja através da criação de uma bolsa para jovens músicos experimentais (Bolsa Ernesto de Sousa 1992–2013), através da qual criou, de certa forma, um grupo dos músicos mais interessantes de Portugal, seja através da documentação mais precisa e detalhada das ações com Ernesto de Sousa no site www.ernestodesousa.com, seja através da continuação e preservação dos agora lendários encontros em Janas.

O MUSEU PRIVADO está agora muito feliz por saber que Isabel Alves reconheceu o «espírito de Janas» em Maria Vinagre e que agora, juntamente connosco, lhe dará um novo albergue através da oferta de diversas manifestações sob a forma de objetos, imagens, sons, textos e histórias de Janas.

O visitante do museu irá encontrar a história pré e pós-revolucionária de Portugal através da vida e obra de artistas portugueses e talvez também se sinta inspirado a refletir sobre o significado das comunidades, da vida criativa, da tradição e da investigação, da alegria e da beleza.

O MUSEU PRIVADO terá todo o prazer em recebê- los na nossa cerimónia de inauguração ou numa visita individual posterior, durante a qual poderão contemplar os objetos com toda a calma, pôr um disco a tocar, folhear um álbum de fotografias ou explorar a pequena biblioteca, enquanto lhes é servida uma chávena de chá.