Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Alexandra Marcos, "Escada", 2006. Papel de seda

Outras recomendações:

Convidados de Verão: Joalharia Contemporânea em Portugal


Coletiva
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

10 / 40


Coletiva
,

Marginália P.21


Cristina Lamas
Travessa da Ermida, Lisboa

Union Jacking. Voice of the Voice£ess


YONAMINE
Cristina Guerra Contemporary Art, Lisboa

Fuga


Christine Henry
Associação 289, Faro

Bela e Má


Ana Vidigal
Museu Leopoldo de Almeida, Caldas da Rainha

RED AS SCARLET WHITE AS SNOW


MANUEL CALDEIRA
Giefarte - Galeria de Arte, Lisboa

estoutro


Coletiva
Espaço Cultural das Mercês, Lisboa

Brincar diante de Deus. Arte e liturgia: Matisse, Vieira da Silva e Lourdes Castro


Matisse, Vieira da Silva e Lourdes Castro
Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva, Lisboa

Waiting room


Coletiva
Galeria Cisterna, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de exposições é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando as mostras. Envie-nos informação (Press-Release e imagem) das próximas inaugurações. Seleccionamos três exposições periodicamente, divulgando-as junto dos nossos leitores.

 


ALEXANDRA MARCOS

Cadeira








13 DEZ - 17 DEZ 2007


Inauguração: 13 de Dezembro (Quinta-feira), 21h


PRESS RELEASE

O Centro de Artes das Caldas da Rainha tem vindo a apresentar o Ciclo de Exposições 2 x 8, onde têm sido apresentados trabalhos de Pintura, Instalação, Fotografia, Vídeo-Arte e Escultura, de diferentes autores.

Até ao momento este ciclo expositivo contou com os seguintes artistas plásticos: Susana Rosa, Filipa César, Susana Pires, David Etxeberria, Eusébio Almeida, Sofia Martins e Susana Anágua.

No próximo dia 13 de Dezembro no Atelier Museu António Duarte, inaugura a exposição “CADEIRA” da artista plástica Alexandra Marcos até dia 17 de Dezembro, que irá dar como finalizada esta primeira edição do ciclo de exposições 2x8.


ALEXANDRA MARCOS
Alexandra Marcos (1977) nasce em Leiria, vive e trabalha em Caldas da Rainha. Licenciada em Artes Plásticas pela Escola Superior de Tecnologia Gestão e Arte e Design nas Caldas da Rainha. (ESTGAD). Já participou em diversas exposições das que se destacam: Jovens Criadores (Centro de Congressos de Lisboa, 2007), Exposição colectiva "Encontros" (Sport Operário Marinhense. MG, 2006), Festival Audiovisual Zemos98 (Sevilha, 2005), Exposição colectiva Inaugural na Casa do Pelourinho, (Óbidos, 2004) Evento Sentidos Grátis 6.0 (Coimbra, 2003), Exposição de Finalistas, (Centro Cultural de Lagos, 2003), Exposição de Finalistas, (Galeria Osíris, Caldas da Rainha, 2002).


«(…) A obra recente de Alexandra Marcos desenvolve-se sempre numa estreita ligação com o corpo. Mesmo quando se trata de um corpo ausente, o inconsciente leva-nos a criar esta parceria. À partida, os objectos que representa estão subjacentes ao universo da interacção humana, à intervenção, produção e criação do homo faber. Assim, temos em obras como Escada (2006), recentemente seleccionada para o Jovens Criadores 2007, e em Capacete (2005), um género de descrição que nos pode guiar através três pontos fulcrais: Objecto, forma e conceito.

No objecto, tenta-se estabelecer tanto a desconfiguração com a própria desapropriação da função principal do objecto (os escadotes, as luvas, os capacetes, etc…). Estes, perdem a função para a qual foram inicialmente configurados e ganham uma aura própria. Depois, na sua produção, executada num material extremamente vulnerável (papel de seda) e de inconcebível leveza, transporta-nos para outros universos ainda por descobrir… (…)» David Etxeberria