Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

CICLO DE CINEMA INDEPENDENTE NO ALGARVE



Vários locais, Algarve,

Concerto de Abertura 40º Festival CITEMOR


IVO DIMCHEV
TAGV, Coimbra

Convidado de Verão


Joaquim Sapinho
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

Sud-Express: Olhares Internacionais sobre Arquitetura Portuguesa


Laurent Beaudouin e Francis Rambert
Casa da Arquitetura, Matosinhos

Pedro Calapez, Fernando Rosa Dias e Raquel Henriques da Silva



Fundação Carmona e Costa, Lisboa

Conversa com


Ann Hamilton
Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Guimarães

The zero alternative: Ernesto de Sousa and some other aesthetic operators in Portuguese art and poetry from the 1960s onwards


Lançamento da edição de 2018 da revista OEI # 80–81
CAPC - Círculo de Artes Plásticas, Coimbra

Dissociation


Pierre Barbrel
Livraria Sá da Costa, Lisboa

Cinema e Revolução


Luís Miguel Oliveira e Carlos Natálio
Atelier-Museu Júlio Pomar, Lisboa

Escutar as Águas


Francisco Tropa, José Tolentino Mendonça e Paulo Pires do Vale
Museu do Dinheiro, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 


ARTES PERFORMATIVAS . CINEMA . PENSAMENTO

CICLO “ÁLVARO LAPA: NO TEMPO TODO”




MUSEU DE SERRALVES - MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA
Rua D. João de Castro, 210
4150-417 PORTO

10 FEV - 13 MAI 2018


CICLO “ÁLVARO LAPA: NO TEMPO TODO”: ARTES PERFORMATIVAS . CINEMA . PENSAMENTO


Primeiros 2 eventos do ciclo (10 de Fevereiro):

16H00 | GALERIAS DO MUSEU
Visita orientada por Miguel von Hafe Pérez, comissário da exposição

A exposição "Álvaro Lapa: No tempo todo” é a mais abrangente retrospetiva da obra deste artista (Évora, 1939 — Porto, 2006) alguma vez realizada. Artista autodidata e escritor, a sua formação académica concretiza-se por via da filosofia: é na qualidade de professor de Estética na Faculdade de Belas Artes do Porto que a partir de 1976 e durante mais de duas décadas vai deixar uma marca indelével em gerações consecutivas de artistas.
A exposição em Serralves junta obras de importantes museus e de coleções institucionais e privadas, incluindo coleções pertencentes a artistas, arquitetos e escritores que definiram, também eles, a paisagem artística e intelectual em Portugal na segunda metade do século XX. Pela primeira vez estarão reunidas mais de 290 obras de vários períodos da carreira de Álvaro Lapa, abrangendo pintura, desenho e os raros objetos que criou, numa exposição que evidencia o extraordinário contributo do artista para a arte contemporânea.


17H30 | AUDITÓRIO
Jorge Silva Melo, Álvaro Lapa: A Literatura, 2008, 101 min.
seguida de conversa com o realizador e comissário da exposição

Numa viagem entre Viseu e Lisboa, Jorge Silva Melo reconstitui para o actor Pedro Gil a sua relação com Álvaro Lapa, as entrevistas que realizou com o artista, os anos passados a ver crescer uma das obras mais singulares da arte portuguesa. Uma demorada viagem iniciática em que se revê toda a obra pictórica e literária e que termina com a declaração de Álvaro Lapa: "Disponível, disponível é a juventude. Mesmo que seja incapaz, incompetente, estouvada, destrutiva. Mas é disponível.”


:::

CICLO “ÁLVARO LAPA: NO TEMPO TODO”: ARTES PERFORMATIVAS . CINEMA . PENSAMENTO
[10 FEVEREIRO A 13 MAIO 2018]

Coincidindo com a apresentação da exposição de Álvaro Lapa, o Museu de Serralves apresenta um ciclo de artes performativas, cinema e pensamento, estruturado em propostas oriundas de diversas disciplinas artísticas, a maioria inéditas, perspectivando a influência da obra do artista, do ponto de vista estético e conceptual, junto de pensadores, investigadores e artistas ativos no teatro, performance e artes visuais.

O Ciclo propõe ainda contribuir para uma reflexão aprofundada da associação de Álvaro Lapa à literatura, teatro, cinema e as artes visuais através de textos, peças e filmes de outros autores que se relacionaram com o mesmo contexto histórico, político e social com que a obra de Lapa se confronta e dialoga.


PROGRAMA COMPLETO: https://www.serralves.pt/pt/actividades/ciclo-alvaro-lapa-no-tempo-todo-artes-performativas-cinema-pensamento/