Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

Abertura de Ateliers de Artistas


9ª edição
Vários locais/Lisboa, Lisboa

O Cisne de Bayreuth


Jorge Calado
MUSEU DA MÚSICA, Lisboa

Novas Perspectivas:Descolonização, Arte e Museu


Kalaf Epalanga e Jochen Volz
Museu de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, Porto

Jean-Marie Straub e Danièle Huillet


Lothringen! (Lorraine!) | Cézanne
Cinemateca, Lisboa

Em torno do Desenho


Encontro
MNAC - Museu do Chiado , Lisboa

HAPPY HOUR [HORA FELIZ]


Ryusuke Hamaguchi
Cinema Nimas, Lisboa

I Colóquio Internacional: GEORG SIMMEL: METAFÍSICO - “O SIGNIFICADO ETERNO DO TEMPORAL”



Museu Coleção Berardo, Lisboa

Building Stories. Histórias Construídas


Debate de encerramento
Garagem Sul, León

Palácio de Monserrate abre à noite com entrada livre



Palácio de Monserrate, Sintra

Eternity has no door of Escape | Encounters with Outsider Art


Arthur Borgnis
Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 


ANA JANEIRO

Apresentação do livro: Album India Portuguesa 1951-1961




CASA INDEPENDENTE
Largo do Intendente Pina Manique 45
1100-088 LISBOA

07 ABR - 07 ABR 2018


No dia 7 de abril, às 17h30, a STET lança na Casa Independente os livros "Album India Portuguesa 1951-1961", de Ana Janeiro, e "Cartas de Damão", de Maria L. Janeiro.
Apresentação de Raquel Guerra e Filipa Lowndes Vicente, respetivamente, com a presença das autoras.

"Album India Portuguesa 1951-1961", é um livro de Ana Janeiro, que resulta de uma investigação sobre o período em que os seus avós viveram na então Índia Portuguesa, entre 1951 e 1961. Entre o escasso espólio que deixaram encontravam-se alguns álbuns de fotografias e cartas que a avó escreveu à mãe desta, durante o período em que viveram na Índia entre 1951 e 1961. Partindo deste arquivo de família, este trabalho é uma pesquisa sobre as suas vidas, procurando desvendar e descobrir o que ficou por contar, por vezes ficcionando e preenchendo os vazios que ficaram.

Hardcover 76 páginas, 20,5cm x 28,5cm, edição de 50 exemplares numerados e assinados

"Cartas de Damão", um livro escrito a “duas mãos”, mãe e filha, reúne e compila as cartas que Gisela Janeiro escreveu durante o período em que viveu na Índia (Goa e Damão), os últimos dez anos da “Índia Portuguesa”, contextualizadas por Maria L Janeiro, nascida em Damão em 1953.
Gisela (1926-2013) e Francisco Janeiro (1917-2010) encontravam-se a viver em Damão quando da incursão indiana aos seus enclaves, Dadrá e Nagar Aveli, em 1954. Dos acontecimentos dessa época, relatados quase diariamente, transmite-se, através de uma visão crítica, lúcida e esclarecida, a vontade de denúncia contra as prepotências ditas “coloniais”, as injustiças sociais e os erros políticos.
O testemunho de Gisela, talvez único dessa época, as cartas que cuidadosamente ordenou e transmitiu à família, entrecruzados com a documentação histórica recolhida, deram corpo a este livro. O tratamento das imagens e o registo fotográfico da documentação coube à sua neta, Ana Janeiro.

200 páginas, 21x24cm Edição de 300 exemplares