Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

CICLO DE CINEMA INDEPENDENTE NO ALGARVE



Vários locais, Algarve,

Concerto de Abertura 40º Festival CITEMOR


IVO DIMCHEV
TAGV, Coimbra

Convidado de Verão


Joaquim Sapinho
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

Sud-Express: Olhares Internacionais sobre Arquitetura Portuguesa


Laurent Beaudouin e Francis Rambert
Casa da Arquitetura, Matosinhos

Pedro Calapez, Fernando Rosa Dias e Raquel Henriques da Silva



Fundação Carmona e Costa, Lisboa

Conversa com


Ann Hamilton
Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Guimarães

The zero alternative: Ernesto de Sousa and some other aesthetic operators in Portuguese art and poetry from the 1960s onwards


Lançamento da edição de 2018 da revista OEI # 80–81
CAPC - Círculo de Artes Plásticas, Coimbra

Dissociation


Pierre Barbrel
Livraria Sá da Costa, Lisboa

Cinema e Revolução


Luís Miguel Oliveira e Carlos Natálio
Atelier-Museu Júlio Pomar, Lisboa

Escutar as Águas


Francisco Tropa, José Tolentino Mendonça e Paulo Pires do Vale
Museu do Dinheiro, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 


RICK JOY

Ciclo Internacional Contexto(s) na Arquitectura Contemporânea: 5 Continentes




FBAUP - FACULDADE DE BELAS ARTES DA UNIVERSIDADE DO PORTO
Av. Rodrigues de Freitas, 265
4049-021 PORTO

11 ABR - 11 ABR 2018


O arquitecto norte-americano Rick Joy é o convidado da terceira sessão do Ciclo Internacional de Conferências Contexto(s) na Arquitectura Contemporânea: 5 Continentes. A conferência realiza-se no dia 11 de Abril, às 17h00, no Auditório Fernando Távora, na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP).

Rick Joy é a principal figura de Rick Joy Architects, escritório criado em 1993, em Tucson, no Arizona. Os seus trabalhos foram extensamente exibidos, publicados e distinguidos com números prémios. Rick Joy recebeu o Prémio de Arquitectura da Academia Americana de Artes e Letras em Arquitetura, em 2002, e em 2004 ganhou o prestigiado Prémio Nacional de Design do Smithsonian Institute/Cooper-Hewitt Museum. Rick Joy tem sido regularmente Professor Visitante na Harvard Graduate School of Design. A sua arquitetura está fortemente comprometida com temas da tradição americana. O respeito pelo contexto e pelas características únicas da paisagem e das condições climáticas desempenha um papel central no seu pensamento e expressivo desenho, como marca permanente do seu próprio trabalho.

www.rickjoy.com/



O Ciclo prossegue com o arquitecto chinês Li Xiaodong, da Ásia, no dia 18 de Abril.


Ciclo Internacional de Conferências Contexto(s) na Arquitectura Contemporânea: 5 Continentes

Alguns dos mais importantes arquitectos da nova geração da Arquitectura Contemporânea mundial vão passar pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) entre Fevereiro e Abril de 2018 para participar no Ciclo Internacional de Conferências intitulado “Contexto(s) na Arquitectura Contemporânea: 5 Continentes”. Pela primeira vez em Portugal vão estar os arquitectos Issa Diabaté (Costa do Marfim, África), Paul Owen (Austrália, Oceânia), Rick Joy (E.U.A., América), Li Xiaodong (China, Ásia), já David Chipperfield (Inglaterra, Europa) assinala um regresso à FAUP depois de em 1990 ter passado ainda enquanto jovem arquitecto pelo ciclo “Discursos sobre Arquitectura”.

A forte atenção ao contexto físico e cultural, a relação próxima à vida e às pessoas, e a simultânea vocação universalista na referência a temas centrais disciplinares poderão definir algumas das mais relevantes características da Arquitectura Portuguesa. Esse possível traço identitário serve de ponto de partida para a organização deste ciclo internacional de conferências, tendo como objetivo aprofundar o conhecimento em torno de temas com pertinência contemporânea e internacional. Com o propósito de confrontar o pensamento contemporâneo nacional com a actualidade internacional, pretende-se alargar o olhar aos 5 continentes.

Considerando um debate cultural que se funde entre o local e o universal, a reflexão a realizar tem por base uma ideia de Arquitetura que mantém a ambição de ser universalista no que respeita aos temas-chave disciplinares, sem que deixe de vincular-se ao contexto que lhe dá origem, expressando-o direta ou subtilmente. Ou seja, a ideia de Arquitetura que se deseja debater atribui um papel central à dimensão sensorial e fenomenológica como um dos seus "materiais" centrais, dimensão essa fundada num local e cultura concretos, e sempre centrada tanto no Homem, como na vida.



A reflexão a que se dará voz tem relevância para lá da Arquitectura e alarga-se à cultura portuguesa latu senso, tendo em consideração o modo como esta se posiciona e confronta internacionalmente. Considerando essas premissas, trata-se de um debate cuja pertinência transcende as fronteiras nacionais e se alarga a todas as geografias que partilham o mesmo tipo de interesses. Uma reflexão comum em torno de um leque de preocupações convergentes é, em suma, o propósito desta iniciativa da FAUP.

Na sequência do Ciclo Internacional de Conferências, será lançada uma publicação com o propósito de possibilitar o registo e uma divulgação mais alargada da iniciativa.