Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

Lançamento do livro: O DESIGN QUE O DESIGN NÃO VÊ


de Mário Moura
Museu de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, Porto

Tiago Cadete


Entrevistas
Rua das Gaivotas 6 , Lisboa

Speech Acts / Actos Discursivos


Speech Acts / Actos Discursivos, de Jonathan Sullam no Rui Calçada Bastos Studio
Rui Calçada Bastos Studio, Lisboa

Luz Obscura


Susana de Sousa Dias
Cinema Ideal, Lisboa

vídeo, fotografia e instalação


Letícia Ramos
FBAUL - Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Lisboa

Visita Temática: He CHOSE it, Fonte 1917


Sofia Nunes
Museu Coleção Berardo, Lisboa

Lucrecia Martel


Masterclass
Universidade Católica do Porto, Porto

Le Voyage Continue


Colectiva
Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, Coimbra

“MOVIMENTO 2” DE LEONOR BELTRÁN


VISITA GUIADA
Casa da América Latina, Lisboa

Jornadas de Arte Pública: Palimpsestos Urbanos


Seminário
FBAUL - Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 

share |

VISITA GUIADA

“MOVIMENTO 2” DE LEONOR BELTRÁN




CASA DA AMÉRICA LATINA
Avenida 24 de Julho 118,B
1200-871 LISBOA

03 MAI - 03 MAI 2018


Visita: 3 de Maio, às 18h, na Casa da América Latina

A Casa da América Latina e Leonor Beltrán organizam uma visita guiada à exposição “Movimento 2”, no dia 3 de maio, pelas 18h00. No final da visita terá lugar uma conversa entre Leonor Beltrán e Joana Consiglieri.

Os desenhos a tinta-da-china da autoria de Leonor Beltrán, representam um “bailado pictórico”, em constante movimento, produzindo ritmos, pausas e linhas, e expressando a unidade e a diversidade da natureza orgânica, através de um gesto que gera a fluidez da linha, da forma e da textura.

Leonor Beltrán
Nasceu em Lisboa, filha de mãe portuguesa e pai argentino, desde sempre pintou e desenhou. Em 2016 iniciou-se como artista plástica, depois de um percurso por múltiplas áreas artísticas, expondo na Galeria da Livraria Sá da Costa em Lisboa, tendo participado em três Exposições Colectivas e integrando a exposição permanente do Espaço Camões da mesma. Em 2017 fez três Exposições Individuais, no Espaço Multiusos da Fortaleza de Santiago, em Sesimbra, no Espaço da Santa Casa, em Lisboa, e no CCC (Centro Cultural de Cascais).

A sua formação inicial foi em dança e teatro e estudou canto e piano. Nesta área tem desenvolvido um trabalho tanto a nível pedagógico como artístico, sobretudo como bailarina, performer, atriz, marionetista, cantora e coreografa. Estudou pintura com Cecília e Isabel Menano. Frequentou um curso de Verão de desenho no Ar.co. Desenvolveu trabalhos como cenógrafa e figurinista, assim como a nível da conceção plástica de espetáculos e desenhou algumas capas de programas e cartazes. A nível de formação, possui a Componente Curricular do Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento e do Mestrado em Estudos de Teatro da FLUL, a Licenciatura em Dança e o CESE em Teatro e Educação do IPL.

Joana Consiglieri
Artista plástica, professora e investigadora. Tem o Doutoramento em Belas-Artes, na especialidade em Ciências da Arte, e o Mestrado em Teorias da Arte pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Curso de Desenho da S.N.B.A., com habilitações e formação em Desenho e Escultura. Desde o princípio da sua atividade artística, em 1992, expõe com alguma regularidade, em que sempre teve o interesse em aprofundar o conhecimento erudito interdisciplinar do ser humano e da natureza, como uma forma de entender o humano e não-humano, em diversas linguagens artísticas, desde desenho, escultura, instalação, fotografia e vídeo. Está representada em algumas instituições (PLMJ, Fundação António Prates, por exemplo). Desde 2002, publica regularmente em revistas e catálogos de Arte Contemporânea. Presentemente, colabora na Magazine Artecapital. Desde de 1998, lecciona na Escola Superior de Educação João de Deus em vários cursos e graus, a título de exemplo Licenciatura em Educação Básica e Mestrados. Desde 2014, Investigadora no Centro de Investigação João de Deus, em Estudos Artísticos (Teorias da Arte e Ciências da Arte) e Educação Artística, quer nacional quer internacional, com publicações em revistas científicas no âmbito Educação Artística. Na sua obra plástica, a artista dedica-se a um conhecimento interdisciplinar, nas várias manifestações eruditas sobre a natureza e a ecologia, em que ser humano é parte integrante dela. Tal como afirma Walt Whitman, na sua poiesis: Though it were told in the three thousand languages, what would air, soil, water, fire, know of my name?