Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

DIA ESTUDANTE: edição comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril


Vários
Culturgest, Lisboa

Marina Tabassum. Materiais, Movimentos e Arquitetura no Bangladesh


Marina Tabassum
MAC/CCB - Museu de Arte Contemporânea, Lisboa

Rh


Vo’Arte
Teatro Municipal da Guarda, Guarda

O futuro como aventura


Vários
IMAGO, Lisboa

How Heavy is a City?


Alpi de Armin Linke
Museu Nacional de Etnologia, Lisboa

AUGUSTO CABRITA, o olhar encantado


Vários
Biblioteca de Marvila, Lisboa

Câmera-Corpo – Mostra de Cinemas Indígenas do Brasil


Vários
Culturgest, Lisboa

Chamar à Atenção \ Conversa em torno do número 23


Vários
Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva, Lisboa

Três famílias


COLECTIVA
Museu da Marioneta, Lisboa

Scianema - Mostra o Oceano


Vários
Teatro Lethes, Faro

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 


RICARDO JACINTO

Violoncelo Explodido: Fragmentação e Dispersão como estratégias para uma prática de improvisação site-specific




MUSEU COLEÇÃO BERARDO
Praça do Império
1499-003 LISBOA

17 JUN - 17 JUN 2020


Conferência: Quarta-feira, 17 junho, às 17h, no Auditório do Museu. Entrada gratuita


Violoncelo Explodido: Fragmentação e Dispersão como estratégias para uma prática de improvisação site-specific
Conferência por Ricardo Jacinto


A música é uma prática temporal cujas raízes podem ser eminentemente espaciais. Esta tese enunciou um modelo conceptual e as manifestações práticas de um projeto de pesquisa no contexto da improvisação musical a solo, com base numa relação particular entre improvisação livre e práticas artísticas site-specific. As atividades de Ricardo Jacinto como violoncelista e artista sonoro com formação académica em arquitetura e escultura foram articuladas neste contexto para pensar a improvisação a solo através de um formato de apresentação híbrido, entre instalação e concerto, num tempo e espaço específicos.

Ricardo Jacinto é músico, artista plástico e arquiteto com pesquisa artística e académica focada na relação entre som e território em práticas transdisciplinares. É membro fundador e co-diretor artístico do colectivo OSSO, e é doutorado pelo Sonic Arts Research Center, Queens University Belfast. Desde 1998 tem apresentado o seu trabalho em exposições individuais e coletivas, concertos e performances em Portugal e na Europa, e tem colaborado extensivamente com outros artistas, músicos, arquitetos e performers. A sua música foi editada pela Clean Feed, Shhpuma Records e Creative Sources. É representado pela Galeria Bruno Múrias, e as suas instalações estão presentes em várias coleções nacionais. Foi co-representante de Portugal na 10.ª Bienal de Arquitetura de Veneza de 2006, e o seu trabalho foi apresentado em diferentes locais.


:::

Apresentada no âmbito do X Ciclo de Conferências Internacionais intitulado «Destacam-se os sons da noite funda», organizado pela Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias de Informação da Universidade Lusófona, em conjunto com o Museu Coleção Berardo.