Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

All This Green Makes Me Tired


São Trindade
ZDB - Galeria Zé dos Bois, Lisboa

Cotonígero


Vanda Madureira
CAPC - Círculo de Artes Plásticas, Coimbra

Seja dia ou seja noite pouco importa


Pedro Calapez e André Gomes
Museu Coleção Berardo, Lisboa

Living City


Inserir cidade aqui
Livraria Flâneur, Porto

Pandemic


Performances de António Poppe, José Marrucho e Flávio Rodrigues
Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Porto

Lavagem


Alice Ripoll
Lisnave, Almada

Cidadãos do Cosmos


Boris Groys
Rampa, Porto

Exposição comunidade


Cooperativa Rizoma
Plataforma Revólver, Lisboa

Hrönir ou Krönir


PIZZ BUIN
Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Guimarães

5.ª edição de Human Entities


Alexandre Estrela
Palácio Sinel de Cordes, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 


PAINEL DE DISCUSSÃO “NFTS TAKE OFF”

The New Art Fest




PLATAFORMAS ONLINE



15 SET - 15 SET 2021


Painel de discussão “NFTs TAKE OFF”: 15 de setembro, 15h | Conferência Virtual no Zoom

Com a participação de Kevin McCoy, Pak e Robert Alice e moderação de António Cerveira Pinto, director artístico do festival The New Art Fest.

LINK: https://tinyurl.com/jfp52mns



Tema do debate:


“Estará a arte à beira de um evento singular?
Há, pelo menos, uma metamorfose cultural em curso que levanta questões às quais é preciso responder.
Qual o grau de transformação imposto às convenções artísticas e à arte em geral pelas sociedades digitais?

Será alguma vez possível proteger a autoria digital, nomeadamente recorrendo ao paradigma conhecido por Blockchain? Se houver, por exemplo, uma grande tempestade elétrica, ou uma guerra mundial, quem garante a fiabilidade das redes computacionais? E se os governos assumirem o controle do ciberespaço (como a PCC decidiu fazer na China comunista depois da chegada de Xi Jinping ao poder)? Garantir a autenticidade da arte digital asseguraria, por si só, o valor intrínseco das mesmas, para artistas, colecionadores, mercados de arte e museus?

Poderá, por outro lado, a criptografia ao serviço de bases de dados distribuídas e transparentes (“blockchain) ameaçar a velha ordem capitalista, ou será que, pelo contrário, as bases de dados encriptadas, encadeadas e partilhadas acabarão por ultrapassar mais um estrangulamento da lógica reprodutiva do capitalismo, provocado desta vez por uma crise de recursos e demográfica, bem como pela monetização geral das dívidas públicas e privadas?

Em suma, até que ponto podemos confiar nas Blockchain? Protegerão as autorias e o trabalho criativo em geral, ou serão mais um estímulo à especulação desenfreada e à construção de novas e gigantescas Pirâmides de Ponzi? Será razoável acreditar no advento de uma desejável democracia, simultaneamente transparente, partilhada e segura, bem como no acesso gratuito a bens virtuais protegidos por NFTs?”

António Cerveira Pinto (Diretor artístico do The New Art Fest)


:::


The New Art Fest é um festival internacional de ‘new media’ focado na relação instrumental entre arte, electrónica digital, programação computacional, inteligência artificial, robótica, Internet e redes sociais. The New Art Fest tem como opções curatoriais as relações entre arte e a sociedade a partir das interações entre teoria, crítica, ciência e novas tecnologias.