Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

AALTO


António Choupina
Museu de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, Porto

Atlas Paraíso, hoje.


Pavilhão de Portugal na 19.ª Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia
Palácio Sinel de Cordes, Lisboa

Black Gaze – Mostra de Cinema Negro em Portugal


Curadoria de Kitty Furtado
CAM - Centro de Arte Moderna, Lisboa

Bull’s Heart


Eva Stefani
Culturgest, Lisboa

Quarto Escuro de Goethe


Eunice Gonçalves Duarte
TAGV, Coimbra

THE FOLKLORE PROJECT — RUMOURS


Projeto de investigação: Andrea Barros
Museu de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, Porto

As Ondas


João Cristovão Leitão
Desvio, Lisboa

Provas Materiais


NOUR MOBARAK E PHILIPPE VERGNE
Museu de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, Porto

Lisbon Revisited


Dias de Poesia 2025
Casa Fernando Pessoa, Lisboa

2ª edição da Conferência Calouste Gulbenkian em História da Arte


Redes de Confiança no Mundo da Arte. Colecionar e Negociar em Tempos de Guerra e Diplomacia
Museu Calouste Gulbenkian, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 


MIKEY GEORGESON

The cost of living




COLéGIO DAS ARTES DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
Colégio das Artes, Apartado 3066
3001-401 COIMBRA

10 OUT - 10 OUT 2025


Conferência de Mikey Georgeson no Colégio das Artes: 10 de Outubro, 14h30



The cost of living
por Mikey Georgeson




Mikey Georgeson é um professor universitário que passou alguns anos intensos nos media convencionais como membro de um grupo de art-pop, David Devant and his Spirit Wife.

A sua investigação de doutoramento em Belas Artes permitiu-lhe compreender como esta abordagem especulativa molda uma posição vibrante na criação artística como um encontro colaborativo. A sua prática intra-mediática é um compromisso com a ficção contingente, improvisada e lírica. É conhecido como o cantor The Vessel em David Devant and his Spirit Wife e como artista internacional. A sua pintura «Dopamine molecule of intuition» foi selecionada para o prémio John Moorespainting.

Em colaboração com o Prof. Tony Sampson, criou um papel como orador performativo (Affect and Social Media 2017, UEL «Fictioning», Bath Spa 2018 e Lancaster PA 2019). O seu artigo sobre a radiestesia dos estudantes na biblioteca foi recentemente publicado na AMPS Transformative Teaching. No ano passado, Mikey utilizou uma entrevista fictícia consigo mesmo para descrever a sua posição como artista no Journal of Performance Magic. No verão de 2024, fundou a banda «The Middle People» com o artista português António Olaio.

Foi curador de exposições e criou instalações performativas, e The Non-bifurcated-man foi a peça central de Dandelion Visions, uma exposição internacional que ele curou para uma celebração de William Blake em Bognor Regis.

A investigação e prática de Mikey centram-se no contexto da criação de significado no ritual do discurso artístico. O seu colaborador e orientador de doutoramento, o Prof. Tony Sampson, destacou a sua «excecional criatividade e dedicação ao avanço e teste de conhecimentos e experiências na área». Ao longo da sua investigação e prática, Mikey demonstrou uma notável capacidade de fundir a expressão artística com a investigação académica, resultando num conjunto de trabalhos rico e inovador. O seu interesse comum com o Prof. Sampson pelo conceito de «atração estética» resultou em colaborações que desafiam a representação, o simbolismo e a criação de significado na prática artística. Notavelmente, Mikey integrou habilmente conceitos teóricos, como afeto e filosofia do processo, nos seus esforços artísticos, proporcionando oportunidades únicas de envolvimento experiencial que excedem as estruturas informativas e puramente cognitivas.

Mikey empreendeu vários projetos colaborativos, incluindo a criação e curadoria de exposições baseadas no afeto, ilustrações diagramáticas publicadas, a apresentação de palestras performáticas e o desenvolvimento de recursos online.