Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

5.ª edição de Human Entities


Alexandre Estrela
Palácio Sinel de Cordes, Lisboa

A.A.A.


Manoel Barbosa, com Isabel Costa, António Dantas e Pedro Pestana
Mudas - Museu de Arte Contemporânea da Madeira, Funchal

ANDY


Gus Van Sant
Teatro Nacional D.Maria II, Lisboa

'BLACKMAIL' DE ALFRED HITCHCOCK


GABRIEL THIBAUDEAU
Cinemateca, Lisboa

The New Art Fest


Painel de discussão “NFTs TAKE OFF”
PLATAFORMAS ONLINE,

A Família Humana


Jorge Calado
Museu do Neo-Realismo, Vila Franca de Xira

A Música e o Mundo - Encontros Sonoros Atlânticos


Programação: Vasco Mendonça
Vários locais,

Voicing Care


Curadoria de Jen Clarke e Natsumi Sakamoto
PLATAFORMAS ONLINE,

Corpos Medievais


Pedro Neves Marques, Luís Silva
Galerias Municipais de Lisboa - Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, Lisboa

Ernesto de Sousa e a criação de um pensamento curatorial


Delfim Sardo
MNAC - Museu do Chiado , Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 


INAUGURAÇÃO DE ESPAÇO E EXPOSIÇÃO

SYNTAX




SYNTAX
Rua Feio Terenas 23
1170 - 020, LISBON, PORTUGAL

15 JAN - 01 MAR 2015


INAUGURAÇÃO: 15 de Janeiro, 22h


Inauguração de um novo espaço dedicado à arte contemporânea na Rua da Boavista, SYNTAX, com a exposição "Colorless Green Ideas Sleep Furiously".

SYNTAX é uma estrutura dedicada à produção de arte, apresentação, promoção e estimulação da prática da arte contemporânea internacional em Lisboa. Com o seu nome derivado de uma disciplina linguística, que lida com o estudo das relações entre palavras numa frase, o principal incentivo do espaço é estabelecer um novo conjunto de relações entre o trabalho de artistas internacionais e profissionais de arte que vêm a Lisboa, e o contexto da arte local. O principal objetivo é proporcionar um ambiente funcional para a criação e novos encontros, levando à troca de conhecimentos e ideias, bem como parcerias com duração, em vez de colaborações que passam.


:::

Colorless Green Ideas Sleep Furiously


Michał Budny (PL), Gonçalo Sena (PT), Jiří Thýn (CZ)
Curadora: Markéta Stará Condeixa

“Colorless Green Ideas Sleep Furiously” questionam os meios convencionais da curadoria baseada na classificação, categorização, divisão e racionalização - em outras palavras, uma chave, que se tornou característica para o trabalho curatorial e para a "leitura" de uma exposição. Com a mudança gradual da prática artística no sentido do poético e da chamada paisagem mental do artista está à mão um questionamento mais profundo da produção de exposições, com base em métodos frequentemente redutores de classificação.

A exposição reúne o trabalho de três artistas caracterizados por um método poético, performativo e espacial. Ao trocar uma linguagem curatorial convencional em direcção ao poético, ao intuitivo e ao espacial, a exposição pretende questionar estruturas narrativas convencionais, a construção de sentido dentro do meio de uma exposição e o papel do espectador dentro de um espaço de jogo imaginário.