Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

"A Minha Obra e Eu"


Albuquerque Mendes
Museu Coleção Berardo, Lisboa

Conversa MART


Gonçalo Pena
Córtex Frontal - Residência de Arte e Investigação, Arraiolos

As coisas fundadas no silêncio


CINEMA
PLATAFORMAS ONLINE,

MÁSCARA DE AÇO CONTRA ABISMO AZUL


Paulo Rocha
Cinemateca, Lisboa

BoCA Online


Programa de Criação Artística e Circulação de Pensamento
PLATAFORMAS ONLINE,

de submisso a político - o lugar do corpo negro na cultura visual


Melissa Rodrigues
Hangar - Centro de Investigação Artistica, Lisboa

Gestos & Fragmentos: Ensaio sobre os militares e o poder


Alberto Seixas Santos
Cinemateca, Lisboa

As escolhas dos críticos


Marcel Duchamp por Delfim Sardo
Museu Coleção Berardo, Lisboa

Fronteiras


Achille Mbembe
Culturgest, Lisboa

Apresentação de publicações


Fernanda Fragateiro
STET - LIvros & Fotografias, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 


INAUGURAÇÃO DE ESPAÇO E EXPOSIÇÃO

SYNTAX




SYNTAX
Rua Feio Terenas 23
1170 - 020, LISBON, PORTUGAL

15 JAN - 01 MAR 2015


INAUGURAÇÃO: 15 de Janeiro, 22h


Inauguração de um novo espaço dedicado à arte contemporânea na Rua da Boavista, SYNTAX, com a exposição "Colorless Green Ideas Sleep Furiously".

SYNTAX é uma estrutura dedicada à produção de arte, apresentação, promoção e estimulação da prática da arte contemporânea internacional em Lisboa. Com o seu nome derivado de uma disciplina linguística, que lida com o estudo das relações entre palavras numa frase, o principal incentivo do espaço é estabelecer um novo conjunto de relações entre o trabalho de artistas internacionais e profissionais de arte que vêm a Lisboa, e o contexto da arte local. O principal objetivo é proporcionar um ambiente funcional para a criação e novos encontros, levando à troca de conhecimentos e ideias, bem como parcerias com duração, em vez de colaborações que passam.


:::

Colorless Green Ideas Sleep Furiously


Michał Budny (PL), Gonçalo Sena (PT), Jiří Thýn (CZ)
Curadora: Markéta Stará Condeixa

“Colorless Green Ideas Sleep Furiously” questionam os meios convencionais da curadoria baseada na classificação, categorização, divisão e racionalização - em outras palavras, uma chave, que se tornou característica para o trabalho curatorial e para a "leitura" de uma exposição. Com a mudança gradual da prática artística no sentido do poético e da chamada paisagem mental do artista está à mão um questionamento mais profundo da produção de exposições, com base em métodos frequentemente redutores de classificação.

A exposição reúne o trabalho de três artistas caracterizados por um método poético, performativo e espacial. Ao trocar uma linguagem curatorial convencional em direcção ao poético, ao intuitivo e ao espacial, a exposição pretende questionar estruturas narrativas convencionais, a construção de sentido dentro do meio de uma exposição e o papel do espectador dentro de um espaço de jogo imaginário.