Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

O futuro como aventura


Vários
IMAGO, Lisboa

How Heavy is a City?


Alpi de Armin Linke
Museu Nacional de Etnologia, Lisboa

AUGUSTO CABRITA, o olhar encantado


Vários
Biblioteca de Marvila, Lisboa

Câmera-Corpo – Mostra de Cinemas Indígenas do Brasil


Vários
Culturgest, Lisboa

Chamar à Atenção \ Conversa em torno do número 23


Vários
Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva, Lisboa

Três famílias


COLECTIVA
Museu da Marioneta, Lisboa

Scianema - Mostra o Oceano


Vários
Teatro Lethes, Faro

O que pode uma imagem falar


MEF - Movimento de Expressão Fotográfica
IMAGO, Lisboa

Pérola Sem Rapariga


Zia Soares
Centro Cultural Vila Flor, Guimarães

KIRIO URAYAMA & SHÛSAKU ENDÔ - ÍMPARES #6


Miguel Patrício e José Álvares
Cinemateca, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 


JOÃO RIBAS

O nosso sublime: Sobre os afectos e os efeitos das imagens




GOETHE-INSTITUT PORTUGAL
Campo dos Mártires da Pátria, 37
1169-016 LISBOA

21 MAI - 21 MAI 2015


CONFERÊNCIA: 21 de Maio, 18h30


Integrado no ciclo de conferências internacionais "Crítica e Valor", o Director Adjunto e curador sénior do Museu de Arte Contemporânea de Serralves João Ribas dará uma conferência intitulada "O nosso sublime: Sobre os afectos e os efeitos das imagens", dia 21.05.2015, pelas 18h30.
A conversa será moderada por Nuno Crespo do Instituto de História da Arte – FCSH, Universidade Nova de Lisboa.


O nosso sublime: Sobre os afectos e os efeitos das imagens
A hipercirculação das imagens contemporâneas obriga-nos a ultrapassar as categorias estéticas básicas ou noções de valor e a entrar no domínio da ontologia e da ética de novos afectos e efeitos. Dadas as exigências que as imagens hoje em dia nos colocam, sob a forma de mediação, testemunho e iconoclastia, quais são os efeitos das imagens que nos é permitido ver, aquelas que partilhamos e aquelas que não vemos mas que sabemos factualmente que existem? O que significa tocar uma imagem e não meramente olhá-la? Em vez de valor, deveríamos falar sobre os efeitos políticos e os afectos estéticos da imagem, daquilo que elas exigem de nós?

João Ribas é Director Adjunto e curador sénior do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto. Anteriormente foi curador do MIT List Visual Arts Center (2009–13) e do The Drawing Center, Nova Iorque (2007–09). Ribas recebeu em quatro anos consecutivos o prémio da AICA para a melhor exposição (2008–11) e um Emily Hall Tremaine Exhibition Award (2010). Os seus projectos recentes incluem exposições de artistas como Chris Marker, Nairy Baghramian, Akram Zaatari, Joachim Koester, The Otolith Group, Frances Stark, Stan VanderBeek, Manon de Boer, Unica Zurn e Ree Morton.
João Ribas tem publicado artigos em diversas publicações e revistas, de onde se destacam: Artforum, ArtReview, Mousse, Afterall, The Exhibitionist, Artnews e Art in America. A sua próxima publicação – In the Holocene (Sternberg, 2014) – centra-se na noção de arte como uma ciência especulativa.


:::


CRÍTICA E VALOR. CICLO DE CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS

Comissariado por Nuno Crespo e pelo Grupo de Investigação Arte. Crítica. Política, e organizado conjuntamente pelo Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, pelo Serviço Educativo do Museu de Arte Contemporânea de Serralves e pelo Goethe-Institut Lisboa, este programa apresenta em Serralves, no Porto, e no Goethe-Institut, em Lisboa, o Ciclo Internacional de Conferências "Crítica e Valor."
Trata-se de um conjunto de seis conferências destinadas a repensar o papel dos valores e do pensamento crítico nas construções sociais, culturais e artísticas.
Os convidados são: Andres Lepik, da Universidade de Munique e Diretor do Museu de Arquitectura da Universidade Técnica de Munique; Isabelle Graw, editora da revista Texte zur Kunst e professora na Escola Superior Estatal de Belas-Artes – Städelschule, Frankfurt am Main; Sabeth Buchmann, responsável pelo Instituto de Teoria da Arte e Estudos Culturais da Academia de Belas-Artes de Viena; Jacinto Lageira, crítico e professor na Universidade de Paris 1 – Sorbonne; João Ribas, Director Adjunto do Museu de Serralves; Silvina Rodrigues Lopes, professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa, editora da revista Intervalo e fundadora da Editora Vendaval.
As comunicações apresentadas no Ciclo de Conferências Internacionais Crítica e Valor serão posteriormente editadas em livro, numa parceria com a editora Tinta-da-China.