Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA

Outras recomendações:

Ciclo de Cinema Curar e Reparar


O Rei de Nova Iorque / King Of New York
CAPC - Círculo de Artes Plásticas, Coimbra

Lançamento do Guia de Performance + Visita comentada à exposição


2017 diorama_01 de Tomaz Hipólito
Museu Nacional de História Natural, Lisboa

Interferências


Jorge Martins
Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva, Lisboa

CICLO CINEMA PORTUGUÊS: NOVOS OLHARES - IV


MARY | PLANT IN MY HEAD | SEEMS SO LONG AGO, NANCY | A TRAMA E O CÍRCULO
Cinemateca, Lisboa

Revista dedicada à fotografia


PROPELLER
Padaria do Povo, Lisboa

CICLO DE CINEMA


A Gulbenkian e o Cinema Português – Territórios de Passagem
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

UNDERSCORE


Coletiva
Centro Cultural de Belém, Lisboa

Bacantes - Prelúdio para uma Purga


Marlene Monteiro Freitas
Rivoli Teatro Municipal, Porto

Cântico Negro


Pedro Cabrita Reis
Galeria João Esteves de Oliveira, Lisboa

Cântico Negro


Pedro Cabrita Reis
Galeria João Esteves de Oliveira, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 

share |

THE CONDITION OF ART: VALUE, MARKET, UTOPIA

Alibi Art Weekend Talks




MNAC - MUSEU DO CHIADO
Rua Serpa Pinto, 4
1200-444 LISBOA

07 ABR - 07 ABR 2017


7 de Abril | 15h-18h

A Condição da Arte: Valor, Mercado, Utopia

15h

Sessão de abertura

Aida Rechena [Directora do MNAC]

Cláudia Camacho [Directora do Alibi Art Weekend]

15h10

O mercado da arte moderna e contemporânea em Portugal (2005-2013)

Pedro Simões

Investigador-colaborador do Instituto de História de Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Mestre em Gestão de Mercados da Arte pelo ISCTE-IUL e FLUL. Com o apoio da FCT desenvolveu o doutoramento sobre o mercado leiloeiro em Portugal. Publicou vários artigos na área da História de Arte e Mercados da Arte.

15h30

A relação da arte urbana com o mercado da arte em Portugal

Sara Eugénio

Natural de Lisboa, nasceu em 1986. Desde cedo manifestou especial interesse em assuntos ligados à criatividade e às diferentes formas de expressão artística. Formou-se em História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e posteriormente integrou o mestrado em Gestão Cultural, no ISCTE, onde estreita as suas relações com a Arte Urbana, desenvolvendo um estudo dissertivo em torno do novo panorama dos Mercados de Arte, onde esta Arte ganha terreno. Enquanto assistente de produção da Mistaker Maker, ocupou-se da organização e produção de eventos relacionados com a Arte Urbana. Paralelamente, dedicou-se ao desenvolvimento de projectos pessoais - com base em sessões formais e informais sobre o universo da Arte Urbana - tendo colaborado também com o projecto The Radiotron, do qual foi mentora de graffiti.

15h50

Para um Modelo da Interdependência Entre a Arte Contemporânea e o seu Mercado Comercial: uma análise das técnicas de negociação aplicadas no mercado primário da arte contemporânea de Lisboa no século XXI

Inês Marcelo Curto

Nasceu em Lisboa e é licenciada em Belas Artes - Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Completou o Mestrado em Gestão de Mercados de Arte do ISCTE em parceria com a UL, tendo recebido o prémio de Melhor Aluna no ano inaugural do Mestrado. Elaborou a sua tese integralmente em inglês, intitulada "Negotiating the priceless: An analysis of negotiation techniques applied in Lisbon’s primary market for contemporary art in the early 21st century".Trabalhou como Assistente e Gestora de Exposições na Galeria de Arte Contemporânea António Prates durante mais de 10 anos. Em paralelo trabalhou e trabalha como artista plástica, cantora, actriz, tradutora e designer gráfica. Actualmente vive e trabalha em Londres.
16h10

Pausa

16h40

Crítica de arte, educação artística e mercado de arte: a continuidade de práticas desmente o relativismo pós-moderno?

António Correia Lopes

Doutorado em Filosofia, especialidade de estética e filosofia da arte, pela Universidade de Lisboa. Autor de vários artigos e comunicações, sobretudo na área da filosofia da música, e de "O Valor de um Bach Autêntico" (Gulbenkian 2009).

17h00

Colecionismo e mercado, diálogos transversais

Manuela Hargreaves

Licenciada em História, com pós graduações em Ciências da Educação e Dinâmicas Culturais. É mestre em História da Arte Portuguesa e, neste momento, doutoranda. Do seu percurso profissional destaca-se a docência e a actividade como galerista. Nos últimos anos lecciona sobre temas de História da Arte Moderna e Contemporânea e sobre as questões atuais do mundo artístico. Tem realizado ao longo deste tempo conferências e publicado artigos relacionados com Coleccionismo e História da Arte Moderna e Contemporânea. Publicou o livro “Colecionismo e Mercado de Arte em Portugal – O Território e o Mapa”, na editora Afrontamento, em Dezembro de 2013, e uma 2ª edição em Maio de 2016.

17h20

Debate final