Links


NOTÍCIAS ARTECAPITAL


:: FUNDAÇÃO EDP ABRE CANDIDATURAS AO PRÉMIO NOVOS ARTISTAS 2022

Artecapital

2021-12-03



 

 

Estão a decorrer, até 16 de janeiro, as candidaturas à 14ª edição do Prémio Novos Artistas Fundação EDP. Criado em 2000, este prémio bienal destina-se a artistas com carreira individual curta e ainda não consagrada e em todas as modalidades de artes plásticas e visuais.

O Prémio é uma iniciativa da Fundação EDP que visa contribuir para a nova criação e promoção dos valores da arte contemporânea, pelo que são elegíveis as candidaturas de artistas de nacionalidade portuguesa, residentes ou não em território nacional, e de artistas de nacionalidade estrangeira que residam em Portugal, em início de carreira.

As candidaturas serão analisadas por um Júri de Seleção que, nesta 14ª edição, é composto pelos curadores Luís Silva, Luísa Santos e Sara Antónia Matos, os quais irão selecionar um grupo de artistas finalistas, num mínimo de seis e num máximo de nove.

O grupo de finalistas participará numa exposição coletiva a realizar no maat em 2022, no âmbito da qual o Júri de Premiação, constituído por personalidades de reconhecido mérito nas áreas das artes plásticas e visuais, escolherá a pessoa vencedora, à qual será atribuído um prémio no valor de 20 mil euros.

Nas suas edições anteriores, o Prémio Novos Artistas teve como vencedores Joana Vasconcelos, Leonor Antunes, Vasco Araújo, Carlos Bunga, João Maria Gusmão + Pedro Paiva, João Leonardo, André Romão, Gabriel Abrantes, Priscila Fernandes, Ana Santos, Mariana Silva, Claire de Santa Coloma e Diana Policarpo.

O regulamento e o formulário de candidaturas estão disponíveis em wwww.fundacaoedp.pt




Outros artigos:

2021-12-22


:: OPEN CALL sensing the city - sense of the city | Um projecto de exposição entre Berlim e Lisboa