Links


NOTÍCIAS ARTECAPITAL


:: HISTÓRIAS DE ROSTOS: VARIAÇÕES BELTING | INAUGURA 8 MAIO, MUSEU COLECÇÃO BERARDO

Artecapital

2019-05-08



 

 

 

 

Histórias de Rostos: Variações Belting

 

 

O Museu Colecção Berardo inaugura hoje às 19h a exposição "Histórias de Rostos: Variações Belting", uma proposta de um grupo de curadores que integra o projecto editorial Imagens Migrantes / Ymago.

A exposição parte do livro do historiador alemão Hans Belting, intitulado "Faces. Uma história do rosto", que será lançado na sua versão portuguesa por ocasião desta inauguração, e reúne obras da colecção Berardo, assim como peças de outras colecções nacionais e internacionais, entre as quais materiais de artes gráficas, livros e objectos científicos. A exposição parte da ideia do autor de que o rosto é "a primeira imagem" e "o ponto de fuga para o qual convergem todas as imagens" e propõe uma historiografia dos suportes em que o rosto se foi materializando. 

A exposição segue uma estrutura em capítulos e tal como o livro apresenta também um "prólogo" (em que aparece o Crânio de Jericó, um crânio modelado com argila com cerca de 9500 anos) e uma conclusão. O itinerário inicia-se com o ritual funerário, considerado por Belting como a origem da imagem, e passa por questões de identificação e policiamento, da relação entre a face e a máscara no contexto colonial, o retrato e o arquivo, e também um "capítulo" dedicado ao trabalho de Jorge Molder e à questão da autorrepresentação.

O grupo de curadores afirma que esta exposição não pretende ser uma ilustração do livro, mas um ensaio visual dele derivado, uma leitura livre.

 

Além do livro de Hans Belting, a exposição será acompanhada de um catálogo. Segundo os curadores, ambas as publicações, disponíveis na inauguração, pretendem reforçam o lado de produção de conhecimento que os museus deverão ter, sobre o momento presente mesmo que falem de materiais históricos. O catálogo expande a exposição, não é uma mera descrição.

A exposição estará patente até 15 de Setembro.

 

 

Obras de: Francisco Tropa, Ângelo de Sousa, Dennis & Erik Oppenheim, Duchenne de Boulogne, José Loureiro, Armando Alves, Ana Mendieta, Rivane Neuenschwander, Daniel Blaufuks, Kader Attia, Soares dos Reis, Eduardo Nery, Constantin Brancuși, José de Almeida Furtado, Fernando Lemos, Santeri Tuori, Almada Negreiros, Lewis Hine, Lúcia Prancha, André Martins, Cindy Sherman, Jorge Molder, Christian Boltanski, Marlene Monteiro Freitas, Hieronymus Cock, João Glama Ströberle, Giambattista della Porta, Charles Le Brun, Johann Kaspar Lavater, Charles Darwin, Oscar Gustave Rejlander, Sigmund Freud, René Descartes, Cesare Lombroso, Jean-Étienne Esquirol, Franz Joseph Gall, Francis Galton, J. H. Santos David, Paul Richer, Erna Lendvai-Dircksen, Thomas Ruff, entre outros.

 

 




Outros artigos: