Links


NOTÍCIAS ARTECAPITAL


:: REXFORM - PROJETO INTERNACIONAL DE PERFORMANCE JUNTA A BOCA E O MAAT PARA APOIAR PROJECTOS PERFORMATIVOS DE JOVENS ARTISTAS PORTUGUESES ATÉ AOS 35 ANOS

Artecapital

2020-06-26



 

 

RExFORM - Projeto Internacional de Performance

 

Apoio a projectos performativos de jovens artistas portugueses até aos 35 anos | Projecto vencedor beneficia de 12 mil euros para investigação e produção

 

 

A BoCA – Biennial of Contemporary Arts e o maat – Museu de Arte, Arquitetura lançam RExFORM – Projeto Internacional de Performance. Esta é uma parceria colaborativa que tem o intuito de promover a criação artística contemporânea. Focado nas artes performativas, o projecto apoia a produção de obras de jovens artistas até aos 35 anos. Todos os anos, um júri internacional selecionará o projecto vencedor que beneficiará de financiamento, de um primeiro espaço de exposição e de promoção internacional.

Na sua edição inaugural, esta iniciativa destina-se em exclusivo a artistas portugueses e decorre no âmbito do movimento Portugal #EntraemCena, um marketplace digital, lançado em Abril, onde artistas, marcas e empresas que se juntam num esforço colaborativo de salvaguardar a cultura e os seus intervenientes numa altura crítica para o sector.

O concurso está aberto a projectos que contribuam para aprofundar e alargar o conceito de performance dentro das artes visuais e performativas, da dança e da música. Podem candidatar -se artistas a título individual ou em grupo e será dada prioridade a projectos baseados em intersecões interdisciplinares, incluindo artes plásticas, coreografia, teatro, novos media e narrativas multimédia. Só serão aceites projectos que possam ser desenvolvidos até ao final de 2020.

O período de candidaturas decorre até ao dia 19 de julho na plataforma Portugal #EntraemCena. O projecto vencedor será divulgado a 10 de agosto.

O júri desta primeira edição é composto por Beatrice Leanza (maat, diretora executiva), Catherine Wood (Tate Modern, curadora sénior de performance), John Romão (BoCA Bienal, diretor artístico) e Chloé Siganos (Centre Pompidou, diretora de Artes Performativas).

O projecto vencedor beneficiará de um financiamento de 12 mil euros para investigação e produção.

RExFORM – Projeto Internacional de Performance “surge numa altura de crise global provocada pela propagação da COVID-19 e, na sua génese, incorpora a importância social de apoiar e promover a experimentação nas gerações mais jovens. Por um lado, tornando viável a criação artística, e por outro, atraindo novos públicos para um género híbrido e performativo que desafia os padrões convencionais impulsionando a emergência de novas linguagens”, afirma Beatrice Leanza, diretora executiva do maat.

“Pretende-se desafiar o formato expositivo habitual, procurando alternativas físicas ou virtuais inovadoras que joguem com a porosidade das fronteiras artísticas. Trata-se de um desafio a projectos que apontem para novas linguagens”, acrescenta John Romão, diretor da BoCA.

 

>>> Candidaturas até 19 de julho em www.portugalentraemcena.pt

Regulamento RExFORM - Projeto de Internacional de Performance




Outros artigos:

2020-06-25


:: Curtas de três realizadoras portuguesas com estreia conjunta a 9 de julho nos cinemas nacionais