Links


NOTÍCIAS ARTECAPITAL


:: 12ª EDIÇÃO INSHADOW – LISBON SCREENDANCE FESTIVAL | 20 DE NOVEMBRO A 13 DE DEZEMBRO 2020

Artecapital

2020-11-19



 

@ Pawel Zawadzki

 

Entre 20 de Novembro e 13 de Dezembro, num modelo ajustado aos tempos que estamos a viver, Lisboa contará com a 12ª edição do InShadow – Lisbon ScreenDance Festival, uma iniciativa da VOARTE. Numa atmosfera interdisciplinar, o festival apresenta uma diversidade de géneros e linguagens, que se manifesta em filmes, performances, instalações, exposições e conversas em vários espaços da cidade: Museu da Marioneta, Teatro do Bairro, Cinemateca Portuguesa, Espaço Santa Catarina, Centro Cultural das Mercês, FNAC Chiado, Note Galeria, entre outros espaços, com encontros imprevisíveis entre cinema, dança e tecnologia.

O Festival inicia-se no Museu da Marioneta nos dias 20, 21 e 22 de Novembro com o LittleShadow, uma secção do Festival destinada às crianças, jovens e famílias. Este ano o LittleShadow conta com apresentações da CiM – Companhia de Dança e com a exibição de filmes de animação.

De 24 a 27 de Novembro, às 15h e 21h, decorrem no Teatro do Bairro as COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS de DOCUMENTÁRIO e VIDEODANÇA, com a exibição de mais de 50 filmes.
Ainda no Teatro do Bairro, a 28 de novembro, é exibido em SESSÃO ESPECIAL o videodança In_Between do artista italiano Alessandro Amaducci, celebrando os seus 30 anos de videoarte e videodança. A noite segue com a Cerimónia de entrega de prémios da Competição Nacional e Internacional.

De 23 de Novembro a 13 de Dezembro, o corpo e a imagem reivindicam o seu lugar em diversos suportes de representação, através de EXPOSIÇÕES, INSTALAÇÕES e PERFORMANCES, com a participação da dupla de artistas José Carlos Neves e João Trindade (PT), a encenadora Joana Craveiro do Teatro do Vestido (PT), a coreógrafa Ana Vitória (BR), entre outros.

No início de Dezembro, na Cinemateca Portuguesa, iremos homenagear Jorge Salavisa, figura incontornável da dança, que este ano nos deixou, e teve uma relação pessoal com o InShadow. Celebraremos a dança através do cinema, com a exibição do Documentário Keep Going, de Marco Martins, seguida de uma conversa com convidados que partilharão as suas experiências com a arte de programar do Jorge Salavisa.

A Vo’Arte, projecto com 22 anos, nasceu da vontade de produzir, promover e valorizar a criação contemporânea, através do cruzamento de linguagens artísticas, que se desenvolvem em projectos nacionais e internacionais. Pretende promover o diálogo, o intercâmbio e a transdisciplinaridade na criação entre artistas emergentes e consagrados e a descentralização cultural, com vista ao estreitamento das relações entre comunidades e à formação e desenvolvimento de novos públicos. A Vo’Arte tem a direcção artística de Ana Rita Barata (coreógrafa) e Pedro Sena Nunes (realizador).

 

Mais informação: www.voarte.com




Outros artigos:

2020-11-19


:: 2ª Edição Festival Emergente | 29 de Novembro, das 16h às 22h, Capitólio + Online